sexta-feira, 25 de junho de 2010

COPO- DE- LEITE COR DE VINHO






Dia 19 de maio...e nós, por um bom motivo, estávamos olhando a previsão do tempo: quinta pancadas, sexta feita chuva, sábado chuva.Mau tempo! No sábado vamos receber alguns amigos, não precisava chover...logo no sábado. Eu ficava preocupada pensando: era a primeira vez que nos visitavam, não os conhecíamos individualmente: seus gostos, suas atitudes,seus comportamentos... assim ficava difícil. Como receber? Abaixo de chuva, com a casa meio”bagunçada” e um tanto molhada pela chuva.Que nada: seja lá o que Deus quiser! Vou fazer um rizoto, salada e uma carne assada...para complemento, uma sobremesa. Selvino pensou logo em vinho, cerveja e refrigerantes. Coloquei na mesa pratos e acessórios... bem, agora é esperar que cheguem nossos esperados amigos.E continuar pensando: será que gostam de rizoto? Salada?... O importante é que eu já gostava muito deles mesmo sem conhecer em ambiente restrito. Enfim ...deu tudo certo, até o tempo colaborou.Ia esquecendo, até baile teve. O Diego, com sua gaita, alegrou ainda mais o ambiente.E como tem bom ouvido!
Mas para que dizer tudo isso? Se coloquei uma foto, tirada com um magnífico gesto... apenas um clic. Belíssima foto! Registro perfeito! Do quê? De belas flores que ganhamos de nossos amigos, entre tantos outros mimos.Como nos alegraram, quebraram o “gelo”... ficamos felizes.Muito obrigada, mais uma vez pela visita, pela amizade e pelos mimos, pelas flores que tanto admiro. Esse registro é dedicado a voces MENINAS: Marilene, Maria Ivonia, Luiza, Liane, Genair e Solange.Senti a falta de nossa afiliada, a Solange. Soube que ela ficou curtindo um nenem.Parabéns vovó! Isso também nos alegra.Obrigada também aos nossos nossos amigos Tibira e Diego por tudo.
Flores sempre agradam quem recebe e também alegram a quem as doa.Todas as cores de flores nos dizem algo de misto. As flores que ganhei são cor de vinho ...bordô. Assim dizem:é a cor que indica ausência de tensão, significa calma, auto-controle e dignidade. Representam inocência e pureza, associa-se ao símbolo da paz. Essas flores encontram-se na ponta dos pendões e no centro tem um pequeno bastão, em forma de cornetas.




.
As flores que recebi são tubérculo de copo-de-Leite, da variedade de flores "Vinho". É uma planta com bulbo. Suas folhas são decorativas e altam,ente exuberantes. Essa planta necessita de água, no entanto, nunca em excesso. Produz flores o ano todo, exceto no inverno em regiões extremamente frias.

Como multiplicar: plantar os bulbos diretamente no solo ou em vasos, em local com bastante claridade, levemente cobertos de terra. Cada bulbo contém de 2 a 9 gemas. A altura da planta poderá variar até 60 cm.


Os bulbos são, no momento, destinados unicamente para cultivo ornamental.

Zantedeschia aethiopica, conhecida como alcatraz, cala, cala de Etiopía, aro de Etiopía, lirio de agua, cartucho o flor del jarro, é una planta herbácea , de origen sudafricano, que se cultiva como ornamental por suas vistosas flores. É una planta perenne, da familia das aráceas.
Rebrota cada ano oferecendo suas flores na primavera. Necesita de muita água quando está florescendo. Para acelerar o ciclo, devemos cortar a flor antes de produzir semente, possibilitando assim que floresça novamente no próximo ano.
É uma planta muito tóxica. Quem primeiro fez a modificação das cores dessa planta foi o Técnico Ambiental Joaquim Tadeu Machado que desenvolveu o sistema para o plantio do Copo de Leite Colorido (Zantedeschia color.)
Trabalhos na Universidade do Paraná, por vários cientistas:
O espectro luminoso pode alterar a morfogênese das plantas por meio de uma série de processos mediados por receptores de luz, principalmente na região do vermelho e azul. O objetivo deste trabalho foi determinar um possível tipo de luz mais ativo que a luz branca, de forma a aumentar a eficiência da multiplicação in vitro de copo-de-leite e obter um nível ótimo de sacarose. Para isso, os tratamentos consistiram em quatro diferentes tipos de luz, sob os quais os explantes cresceram (branca, vermelha, azul e verde), fornecidos pelo espectro luminoso das lâmpadas fluorescentes coloridas T8 20W Ecolume 05/1 e sacarose (0; 15; 30; 45 e 60g L-1). O meio de cultura constituiu-se dos sais e das vitaminas de MS, adicionado de 5mg L-1 de BAP e 5,5g L-1 de ágar. O tipo de luz não influencia a multiplicação in vitro de copo-de-leite, e o maior número de brotos (2,0) é obtido em 45g L-1 de sacarose. Observou-se maior número de folhas em luz branca (3,8) e azul (2,9), com 15 e 60g L-1 de sacarose, respectivamente. Maior comprimento dos brotos (3,7cm) foi observado em 60g L-1 de sacarose, e maior fitomassa fresca da parte aérea (1,07g) foi observada com a utilização de 60g L-1 de sacarose.

terça-feira, 22 de junho de 2010

LISIANTO - LINDA FLOR




Um lindo dia...no meio de uma manhã chuvosa...chegando o inverno, surge em minha frente um lindo homem inteligente, com um gesto meigo, displicente, mas repleto de muito amor e carinho com lindas flores nas mãos. Esse belo homem é meu marido e as flores...as belíssimas flores, um mimo para mim.
Um dia esse belo homem me disse: se às vezes nós nos desentendemos é porque não fomos criados juntos...não temos os mesmos costumes...não somos irmãos. E é realmente assim: desentendimentos ocorrem...conversamos...acabamos compreendendo os motivos e o “sol brilha novamente”. Assim, somos eternos namorados , valorizando o amor no dia a dia independente de datas comemorativas e quebras rondadas pela eventual tristeza.


Ah! já estava esquecendo .... é das flores que eu ganhei que eu quero falar e não do dia dos namorados nem de um gentil e grande homem.


Nome científico: Eustoma grandiflorum.
Família: Gentianaceae.
Nomes populares: lisianto, lisianthus, genciana-do-prado.

Etimologia: Lise e Anthos – flor de análise.Origem: Estados Unidos.
Características gerais: planta herbácea, caule ereto, pouco ramificada com 30 até 60 cm de altura. As flores são de diversas cores. As folhas são de coloração verde acinzentada.
Propagação: por sementes. Importante para nós que estamos em clima frio é que tolera bem o inverno.
Essas flores podem se azuis, rosa ou branca e indicam sofisticação.
Encontrei,em minhas pesquisas, uma poesia feita para essa flor:
À lisianto

Genciana-do-prado, a lisianto,
tem folhas lanceoladas qual tulipa
e o caule ereto como ripa
suporta linda flor, orvalho é pranto

da noite que a embeleza ao amanhecer,
confundida c’a rosa, flor-de-corte,
compõe muitos buquês, pode dar sorte
àquela que puder reconhecer

matizes coloridas dessa flor
resistente a geada tem cor branca,
vermelha, áurea, rosa ou até roxa.

Contendo assim destarte cor do amor,
em sombra crescerá numa barranca,
até com a velhice ficar coxa.(Oscar cravo)

domingo, 6 de junho de 2010

DÁLIA







Sempre tenho flores onde moro, no jardim, na horta e até no pomar entre as árvores. Em sentido de carinho, e também por gostar de flores, meu eterno namorado sempre que possível coloca uma flor no vaso da mesa principal. Quando encontra, em suas caminhadas, uma flor silvestre diferente, certamente ela vai para o vaso adornar o nosso lar. Nós nos sentimos mais felizes espiritualmente com a presença das flores, elas aumentam nosso bem-estar e são requisitos indispensáveis à mesa ou em festividades. As flores acompanham-nos do nascimento até a morte. Damos flores por amor ou por amizade, para agradecer ou homenagear uma pessoa.
Hoje, passeando pelo jardim, vi as dálias floridas. Pensei logo em registrar, com uma foto, os lindos exemplares e escrever um pouco sobre esta flor tão bela quanto a deusa Afrodite.

A dália(Dahlia) é uma herbácia pertencente à família Asteracea de tamanho médio com até aproximadamente 1,50m. É originária do México. No final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri,levou a planta para a Europa.No Brasil veio com a imigração holandesa. O nome da flor é dedicada ao botânico sueco A. Dahl, que expandio as dálias pela região nórdica da Europa. Pelo surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias de formas variadas e de coloração branca, alaranjada, vermelha, amarela e pink. São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos. Se reproduz por meio de sementes, ramos ou divisão das raízes tuberosas.
A flor representa o reconhecimento, harmonia e gentileza, assim, dália amarela (união recíproca), dália rosada (delicadeza), dália vermelha (olhos abrasadores).
Além da ornamentação as pétalas das dálias podem ser usadas em saladas. A raiz pode ser cozida e utilizada como legume. Do tubérculo se extrai um extrato doce chamado dacopa, que é utilizado como bebida ou como aromatizante. A raiz é rica em amido inulina cujo sabor adocicado. Embora não seja absorvido pelo organismo, esse amido pode ser convertido em frutose, uma substância edulcorante para utilização pelos diabéticos.
. Especialistas modernos voltaram-se para a dália por razões médicas. Antes da insulina, diabéticos foram freqüentemente tratados por uma substância chamada amido Atlantic feitas a partir dos tubérculos da dália
A Dália é a flor oficial de São Francisco, Califórnia.

Classificação científica:
Reino:.........Plantae
Divisão:.......Magnoliophyta
Classe:........Magnoliopsida
Ordem:.........Asterales
Família:........Asteraceae
Gênero:........Dahlia