quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uma duna colorida



Era uma vez um...não, não é o gato xadrez, cheio de cores, de Bia Villeta. Lembro ter lido as rimas quando criança. Lia e ficava encantada... repleta de fantasias. Mas, voltando ao início se é ou não é um gato xadrez, não importa. O meu “gato” é louco. Louco varrido! Deu na “telha” e...lá fomos nós para praia. Não foi uma semana nem duas, muito mais! Gosto de praia, mas a rotina do vai e vem, do sempre igual, todos os dias no mesmo local, vendo a mesma areia, muita gente, água e mais água...me cansa um pouco. Gosto de mudanças, de aventuras, de ver coisas diferentes, de subir morros, andar por trilhas, de sair sem rumo. Daí lembre-me de uma frase que li , não lembro onde: “Um dia sem um clik não é um dia completo”. Bateu! Vou fazer umas foto.Dei uma escapadinha, sem compromisso e, sem destino certo. Sai caminhando, com pretexto lúdico. Perto da praia e, em um barranco arenoso parei. Era de parar mesmo, estava cheio de flores. Não foram plantadas ali, não era um jardim. Foi aí o meu primeiro clic naquele dia. Uma duna inteira de onze-horas.

A onze-horas é uma planta suculenta que tem ciclo de vida anual. Nativas da América do Sul, são delicadas, pequenas e rasteiras.Trazendo um ar romântico nos jardins e floreiras. Podem ser simples ou duplas ,pequeninas ou um pouco maior e de diversas cores, como rosa, pink, branco, laranja, amarelo, vermelho, púrpura, e outras mesclas. Elas se abrem pela manhã e se recolhem à tarde para abrir e brilhar novamente no outro dia.
Nome Científico: Portulaca grandiflora
Sinonímia: Portulaca pilosa ssp. grandiflora
Nome Popular: Onze-horas, portulaca
Família: Portulacaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América do Sul

Noite de quero-quero



Caminhando na praia, no mundo da lua, fui surpreendida por sons distintos e diferentes do dia-dia. Chutando a água... ,lembrei de algo, entre outras lembranças do passado, dos tempos idos em que ouvi de um professor a seguinte expressão: “Dormi como um quero-quero.” E ponto, ficou por isso.Sem entender , imaginei que havia dormido muito, assim como as outras aves, se recolhendo cedo e acordando de madrugada, muito felizes cantarolando. Passou o tempo e, em uma noite “mal dormida”, em altas horas, ouvi uma ave cantando. Passaram-se várias noites, longas madrugadas e o som estridente desse pássaro, muitas vezes acalentando minha insônia. Era um quero-quero inquieto fazendo alarde. Foi aí que eu pude entender o que meu professor dissera naquela época.
Essa ave é popularmente chamada de quero-quero, abibe-do-sul, teu-téu, terém-terém, tero comum, espanta boiada e sentinela dos pampas.
Esta ave é típica da América do Sul, habitando campinas úmidas, pastagens, grandes gramados, espraiados dos rios, lagoas e praias. Dizem que avistando a ave no céu ou ouvindo o canto ao longe é como receber boas-vindas por estar no Rio Grande do Sul. Em 1980, no Rio Grande do Sul, foi instituía uma Lei tornando esse pássaro AVE-Símbolo do Rio Grande do Sul.

O macho e a fêmea são semelhantes, de coloração cinza claro. Tem um topete preto na cabeça. Algumas penas pretas no peito e na cauda. A parte ventral é branca e as asas tem penas esverdeadas. O bico, os olhos e as pernas são avermelhados e tem um par de esporões ósseos nas asas para ataque contra os intrusos.
Alimenta-se de larvas de insetos, invertebrados aquáticos, peixes pequenos encontrados na lama quando esgravata e pequenos moluscos da terra .
Os ovos, com formato de pera, são de coloração pardo-amarelados com rajadas verde e preto. Colocados na primavera em ninho feito no solo. Os pais vigiam o ninho aproximadamente 27 dias até eclodirem os ovos. Se observam a presença de outros animas eles fingem estarem feridos ou espantam os predadores afastando-os do ninho. Atacam até o homem. Por outro lado o alarde que fazem previnem outros animais do perigo.


Rui Barbosa, em 1914,colocou em um discurso. Evocou a figura imperatória do quero-quero, o chantecler dos potreiros. Este pássaro curioso, a que a natureza concedeu o penacho da garça real, o vôo do corvo e a laringe do gato, tem o dom de encher os descampados e sangas das macegas e canhadas com o grito estrídulo, e profundo.
...................................................................
Gosto muito dessa valsa campeira, de letra e música de L.C.Barbosa Lessa.
Quero-QUERO

Quero-quero! Quero-quero!
Quero-quero gritou lá em cima,
Quero-quero quando grita
É porque alguém se aproxima.

Quer-quero no meio da noite
Gritou porque viu alguém se aproximar.
Eu, também, na noite da vida,
Enxerguei essa luz que vem de teu olhar.
Mas agora, gauchinha,
Eu grito com todo fervor:
Quero-quero! Quero-quero!
Quero-quero o teu amor!
Dizem que a Sagrada família, ao passar pelo deserto, procurando refúgio longe de Herodes, pedia aos animais que se calassem para que pudessem passar sem ser vista. Mas o teimoso quero-quero não obedeceu. Para castigo de ser tão inconveniente, o quero-quero por castigo acabou cantando dia e noite daquela maneira para sempre.
Classificação científica

Reino:
Animalia

Filo:
Chordata

Classe:
Aves

Ordem:
Charadriiformes

Família:
Charadriidae

Género:
Vanellus

Espécie:
V. chilensis

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Símbolo da sabedoria

Curtindo um final de semana, no aconchego do lar ...muito descanso , olhando o jardim, as flores, o gramado ...o pomar...enfim em cada cantinho uma novidade. Cada um de nós para um lado, um mais curioso que o outro parecendo procurar algo novo para surpreender o bem querer. Quando de repente, o marido, meu Bello querido, acena com a mão para que eu me aproxime, falando baixinho: vem, vem bem devagar...em silêncio, não faz barulho .Pronto! O que será dessa vez? Que expectativa! E lá vou eu bem de mansinho ...curiosa , como sempre,pensando: Será algo tão fascinante! No momento nem me dei conta, pois se não era para fazer ruídos era sinal de que, provavelmente, seria algum pequeno animalzinho.
Adivinha! Era uma coruja. Mais linda do que uma flor. Plumosa...quietinha,meio camuflada, entre o gramado recém aparado e a curva de ciprestes. Gritei eu:
- Que linda marido!
Ela não ficou assustada. Me aproximei para ver e senti-la de pertinho mas, ao mesmo tempo, pensei: daria uma bela foto, um lindo registro. Então corri ...peguei a câmera e...Clic!!! Pronto! Agora posso ver de pertinho.
No dia seguinte, domingo, não deu outra: fui ler algo mais sobre essa” figura”, símbolo da filosofia ou da sabedoria e, por extensão, dos professores. Aqueles, sim aqueles que na maior parte das vezes são muito chatos e inconvenientes quando não estamos dispostos a aprender.
Sim, fiz o rascunho e procurei a foto para publicar.Onde está? Sei lá que fim deu a coruginha.

As corujas, também chamadas de murutucu, são de hábitos crepusculares e noturnos e vôo silencioso. Alimentando-se de insetos, aranhas e pequenos mamíferos como roedores.Comem inteiro, para depois vomitarem fragmentos de ossos e pêlos..Diz o dito populares que elas, com seu piar, trazem má sorte e maus agouros..
Têm olhos grandes, rodeados por um disco de penas, voltados para frente,conseguem girar o pescoço 270 graus para ambos os lados. A coruja de atena tambem é considerada o simbolo da filosofia e também a deusa do saber. O período da reprodução dependente da espécie. Os ninhos são feitos no solo onde cavam um buraco e depois seguem na horizontal. Põem entre tres a cinco ovos por ninhada. Depois da eclosão o macho cuida dos filhotes,de cima das árvores, durante o dia, por mais ou menos dois meses. Para afastar predadores fazem um som de serpentes . O tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias. Existem espécies que vivem até 20 anos. Seus predadores naturais são o gavião, o gato-do-mato e as cobras. Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil. É um animal que não transmite doenças aos humanos. Têm capacidade de audição bastante aguçada. Podem caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. As cores são escuras com mesclas amarelas. Em cativeiro ficam bem mancinhas, mas cuidado a lei. A apanhar e comercializar este animal é proibido pela lei de proteção à fauna silvestre, Lei nº 5.149.
Classificação:
Reino......... animal
Filo:............cordado
Classe:........aves
Ordem:.........Strigiformes
Famílias .........Strigidae

.....................Tytonidae