domingo, 27 de janeiro de 2013

O BALÉ DAS GAIVOTAS





     O sol ainda permanece escondido no horizonte. Hora da caminhada matinal, de preservar a saúde...o bem estar e a harmonia do corpo com a alma.  Mais uns passos, ainda na penumbra, e estou fora do aconchegante hotel pertinho do mar. Calçadas ainda frias e ninguém pela infinita Rua das Gaivotas. Uns trinta metros e logo mais entro em um estreito e curto corredor de servidão, entre dois pequenos prédios. Silêncio! É sair da desventura! Ah, como é prazeroso o silêncio no amanhecer, escutar o cantar das ondas bailando no mar...caminhar na areia ainda úmida pela maré, sentir o respingar dela pelo corpo...abrir os braços e navegar pelo frescor do amanhecer. É deslumbrante! Mais uns passos e encontro o dançar das gaivotas bailando ao som das ondas nos rochedos.  Será a procura de alimento?...Estão felizes...estão contentes. Quem não estaria em um ambiente deslumbrante como esse? É difícil deixar passar um momento assim encantador. Então, sem hesitar, registro para sempre a presença de um balé aéreo das gaivotas,”E há tanto para aprender”( Richard Bach).

   As gaivotas são aves marinhas também chamadas de Atis e marias-velhas. A família das gaivotas reúne noventa espécies de pássaros aquáticos, a maioria  são marinhas. A maior é a gaivota-real com aproximadamente 0,60cm de comprimento e sua envergadura 1,40m. São poderosas voadoras, além de nadarem muito bem, repousam e até dormem na água. Batem as asas,voando com velocidade e elegância, alternadamente,ascende voando,rodopia e plana para baixo para apanhar alimentos.Habitam litorais e ilhas oceânicas. Tem um grito áspero e rouco. Quanto a coloração: brancas ou cinzentas e geralmente com mesclas pretas na cabeça. Possuem bico muito forte e membranas nas patas. A alimentação consta principalmente de peixes, mas também de ovos, roedores insetos e restos como também acompanham barcos pesqueiros e outros aproveitando sobras jogadas na água. As gaivotas reúnem-se em colônias onde cada macho ocupa e demarca um território. São onívoras. Depois de três a quatro anos a gaivota ganha plumagem adulta e parte para o acasalamento. Seus ninhos são construídos no verão, chão e põem de um a três ovos que  passa por 23 dias  incubação aproximadamente.Durante a época do acasalamento a gaivota apresenta um capuz marrom que lhe cobre a cabeça.
Calcificação científica:
Reino......Animalia
Filo.........Chordata
Casse......Aves
Ordem:...ciconiiformes
Família....Laridae
FONTES:
http://www.novaplacaderua.com.br/condominios/passaros/Gaivota.asp
http://www.wikiaves.com.br/gaivota-maria-velha
http://www.wikiaves.com.br/gaivota-maria-velha
http://www.meionorte.com/incrivel/gaivota-a-incrivel-ave-que-inspirou-um-livro-de-geracoes-180900.html

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FELIZ ANO NOVO.






Um abraço a todos vocês, meus amigos.
Foi um ritual repleto de emoções:
- colocar roupa branca para atrair muita luz.
- comer lentilha para ter fortuna na mesa o ano todo.
- colocar um dinheiro no sapato para conseguir uma vida digna de professor aposentado. (Dizem que a energia entra pelos pés).
- vou dar pulos com um só pé – o direito, claro. Diz a Bíblia que no nosso direito está o bem.
- Dar um abraço aos que estão ao meu redor e enviar outro para os que estão distantes.
- Vou apenas bater palmas. O barulho ofende meu espírito, por isso não vou estourar bombas.
Não sei se vai dar tempo, pois tenho que realizar tudo num minuto para chegar a tempo em 2013.

FELIZ ANO NOVO