quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Lindo Cardeal


Muitas vezes passamos a nos livrar de papeis, objetos, sobras, tampinhas, rolhas, cartas, figuras, recortes, receitas e tantas outras quinquilharias ao revisarmos ou arrumarmos armários, gavetas ou caixas. Primeiro guardamos com muito carinho e cuidado pensando que talvez um dia pudéssemos dar utilidade. Com o passar do tempo, coloca-se  aquilo como  descarte momentâneo ainda com o pensamento de possibilidade de uso. Recorrendo aos provérbios, lembrei do que dizia  o meu avô: ” guarda o que não presta, tem o que precisa”. . Impressionante...as conversas, os locais, os sorrisos , aromas e outros que guardamos  em flash  na mente...muitas vezes sugerem uma segunda chance para que possamos lembrar, para fazer uma conexão de local/época e então largamos dizendo: será que vale a pena lembrar...ficar remoendo. Então tentamos esvaziar, tirar da mente, jogar fora. Mas, voltando a ordem nas gavetas e armários, jamais jogamos fora uma foto que temos como registro de um momento inevitável. De uma observação única...de um instante exclusivo. E foi assim remexendo em tralhas que encontrei uma fotografia que me encanta por ter sido uma oportunidade impar e por fazer lembrar exatamente  do momento raro em que tirei. Era no entardecer e estávamos descansando, tomando mate ( como bons  gaúchos) , jogando conversa fora – proseando sem nenhum compromisso com uma sobrinha e a comadre que fazia as lidas da casa. Quando menos espero, o marido olha para mim e rapidamente lança o olhar em outro ponto. Não precisava nem falar, bastava mesmo o olhar. Entendi tudo! Em silêncio, levantei da cadeira e fui pegar a câmera para ver se ainda dava tempo de tirar uma foto. Lentamente fui me aproximando e para espanto meu, ele ficou ali...posando para a foto e a turma se divertindo por eu ter tanto cuidado em não espantá-lo. Mas, espera aí...espantar quem? Há, era um cardeal no terreiro. A sobrinha passou então a contar que ele era muito familiar, que aparecia ali todos os dias para se alimentar das sobras do cachorrinho e que por vezes fica observando as pessoas parecendo querer dizer algo.
Ave exótica que tem como principal característica um topete eriçado e vermelho que vai até o peito em ambos os sexos. Esse topete pode variar a coloração devido a mutações, variando em tons alaranjados, cereja e amarelo-ouro.  Os filhotes possuem a cabeça na cor marrom.  As partes superiores são acinzentadas. Os olhos são marrom escuro e as pernas negras.  A região ventral é esbranquiçada. O canto melodioso do macho atrai a atenção e varia de acordo com a região onde é encontrado. Pode variar de duas a cinco notas, sendo o mais melodioso conhecido por “canto de quatro notas”. Ambos os sexos cantam sonora e monotonamente entoando cerca de 12 assobios consecutivos fortes e monossilábicos. É alto e metálico e entoam principalmente na  época da reprodução.
Os cardeais vivem em áreas de campos, perto de arrozais e matas e em áreas urbanas. A presença ocorre, no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Hoje a ave está espalhada por vários países.
A maturidade sexual ocorre com aproximadamente com 10 meses. Antes do acasalamento o macho corteja a fêmea dançando com as penas da cauda abertas e algo no bico. Preferem construir o ninho em vegetação densa, entre dois a quatro metros do solo. Em grandes bandos formam territórios na época da reprodução, assim como a maioria dos pássaros canoros.  Põem entre dois a quatro ovos. Tendo 2 a 4 ninhadas por temporada. A incubação leva aproximadamente de 13 a 15 dias. Os ovos apresentam cor azul esverdeado com manchas pretas. O macho e a fêmea ficam no ninho em períodos alternados. Após o nascimento são alimentados pelos pais por mais ou menos 16 a 17 dias. A alimentação é a base de grãos e frutos.
Os cardeais receberam este nome devido à cor das primeiras espécies encontradas, que eram vermelhas (cardeal da Virgínia),a mesma cor das vestes usadas pelos religiosos de mesmo nome. É símbolo do Estado norte-americano de Virgínia e de mais seis Estados, além de ser símbolo de outros países, como México e Guatemala.
Sinonímia: Cardeal-do-Sul, Cardeal-vermelho, Cardeal,do-topete-vermelho, Tiéguaçu-Paroará, Tinguaçu-Paroara e Guira-Tiririca. Em inglês – Red-Crested-Cardinal e em espanhol, Cardenal.

Classificação científica:

Reino:..............Animalia

Filo:.................Chordata
Classe:............Aves
Ordem:............Passeriformes
Subordem:......Passeri
Parvordem: .....Passerida
Família:...........Thraupidae
Gênero:...........Paroaria
Espécie:..........P.coronata
Nome binominal: Paroaria coronata( Miller,1776)
Fontes:
http://www.wikiaves.com/cardeal

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Carambola e a doce menina


Nesse momento saio  do face, do jornal, de lixos embutidos na TV, de músicas massacrantes, ruídos desconcertantes e com a  quietude  de meus passos vou me afastando lentamente , observando com jeito e curiosidade o que me envolve. Crescem espantosamente os detalhes de tudo enquanto me aquieto. Sinto-me abraçando com jeito uma singela pausa e vou desamassando idéias enrugadas e sufocadas por ver e ouvir entulhos sem nexo.  Então, desenrolo o raciocínio e navego aos poucos e profundamente até conseguir dar forma novamente aos pensamentos. Após um longo e descontraído suspiro de alívio, cruzo para um estágio ágil com faíscas de novas pretensões, amenizando e administrando levemente a maravilhosa vida que me favorece o dia de não ser prisioneira. Escrever um pouco. Ótima idéia! Ah como seria bom, assim tão fácil e de repente? Então começo, e as palavras surgem: hahahhaha...rsrsrsrs...kkkkk... fiiiiiiuuuuu....bj.....hj.......uhuuuuuuuuuuu....huhuhu...bao...bigadaaa...adooooooooro...shuhsunhashaus. Curtiu? É fantástico! É deslumbrante! Será assim tão  repentino e verdadeiro?Já experimentou sair de um linguajar e partir imediatamente para outro? Seria como se o dia acabasse de súbito e em um piscar surgisse a noite. Estou muitoo desatualizada para tc. Mesmo assim, vou tentar...atrever-me dizer algo . E assim, como ainda sou livre, começo: 
Passam-se os dias e eu sempre com as horas contadas, mal dando conta dos afazeres programados. Há dias não me encantava com o jardim e muito menos ia ao pomar que tanto gosto de admirar e colher e comer os frutos no pé. Mas, como sempre se dá um jeitinho para tudo, ao entardecer, dei um passeio pelo pequeno e aconchegante pomar. Percorrendo trilhas e caminhos com o olhar muito atendo em todas as árvores e arbustos, farejando aromas liberados...uns doces outros azedos... todos encantam ... vou procurando frutos...procurando ninhos de pássaros. A como isso é calmante...prazeroso.  O verde já não está muito intenso...é outono e temos muitas plantas caducas. A nogueira soltando suas folhas borda o chão fazendo desenhos diversos...colorindo o solo.De quando em quando uma noz estala e se desprende ... vai por terra. Olha, surpresa! O pé de carambola carregadinho de frutas.  E o pensamento se foi...estendeu-se ao passado e lembrei da menina que tinha gostos estranhos para sua idade. Minha colaboradora, muito falante, comentou o fato de estranhar a atitude de sua filha de nove anos.  Disse ela: crianças geralmente gostam de doces, a minha prefere alimentos ácidos, azedos, amargos e frutas de sabor agridoce. Voltei, peguei uma vasilha e lá fui eu colher carambolas para agradar minha doce menina.


A carambola é uma árvore ornamental de pequeno porte nativa da Indonésia e Índia. Foi introduzida no Brasil em 1817. O cultivo se dá principalmente na Região norte e consegue se adaptar em todos os locais. É uma fruta de sabor agridoce, a coloração vai  do verde ao amarelo dependendo do  grau de maturação. As flores são brancas e purpúreas. Os frutos aparecem pós quatro anos do plantio. É rica em vitamina C e do complexo B bem como A e C. Contém baixas calorias ( 35 calorias em 100gramas).  Combate a febre, a retenção de líquidos, cura o escorbuto, estimula o apetite devido ao ácido oxálico. Rica em sais minerais como o ferro, cálcio, potássio e fósforo e fibras. As sementes sendo trituradas são usadas como sedativo em caso de asma e cólicas. As folhas maceradas e podem ser aplicadas no local de picada de insetos. Os antioxidantes existentes nessa fruta auxiliam no combate aos radicais livres. O suco tira manchas de ferro, tinta e limpar metais. A casca tem alto teor de tanino e com isso combate a disenteria.  É utilizada no preparo de geléias, sucos, caldas e diversos tipos de doces e as flores e frutos verdes como salada. Pode ser usada no lugar do limão no preparo de carnes. Pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de insuficiência renal por ter ácido oxálico não filtrado pelos rins dessas pessoas.





Classificação:
Reino:............Plantae
Divisãp:.........Magnoliophyta
Classe:..........Magnoliopsida
Ordem:.........Oxalidales
Família:.........Oxalidaceae
Gênero:.........Averrhoa
Espécie:.........A. carambola
Averrhoa carambola

FONTES: