terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os caquis de Batuvira







Senhores passageiros... uma boa viagem. Hoje acordei com está frase em meus ouvidos. E então ela ficou e ficou o dia inteiro, indo e vindo... vindo e indo. Pois bem, viajar é encantador mas  relembrar ...recordar  é muito gratificante. Não me contive,  após os afazeres fui abrindo pastas e mais pastas de fotos que estavam “no fundo do porão” em um” baú” não muito antigo mas pouco manuseado. Algumas de um passado bem próximo ...de viagens...de encontros...família...de comemorações e tantas outras mais antigas. Olhando...virando e revirando , sem compromisso e aleatoriamente,encontrei uma que me fez parar e pensar. Ela foi tirada na localidade de Batuvira em Progresso –RS. Até então eu não conhecia Progresso nem Batuvira. Fiquei encantada no meio dos morros. Perguntei ao marido “sabe tudo”: Por que esse nome Batuvira? Disse ele: Porque o som bate em um morro e vira. É o eco! Realmente, é um lugar formado por leques de morros muito altos e próximos uns dos outros. Gosto muito de paisagens com acidentes geográficos contínuos, deixam a terra mais enfeitada...mais bonita. Mas voltando a foto, vou falar dos caquis ou das pessoinhas que nela estão?Muito certo! Dos caquis. Mas, um dedinho de prosa sobre as pessoas: são nossos primos: A Elite e o Nelcio. Namoraram um bom  tempo e depois desse namoro recebemos a participação de noivado. Disse o marido para ele: Tu que tens sorte – vais casar com a elite eu ...pobre de mim...vou me casar com uma coloninha. Bem...que vontade de comer caqui...água na boca .

 Depois da bomba atômica que matou 200 mil pessoas em Heroshima e torrou todas as coisas vivas, houve uma árvore que sobreviveu. Era um caquizeiro Esse caquizeiro passou a ser , então, um símbolo do triunfo da vida sobre a morte. Os japoneses cuidaram dele, colheram seus  frutos, plantaram suas semente e espalharam suas mudas por muitas cidades do mundo. O nome caqui vem do japonês - Kaki. É o fruto do caquizeiro, árvore originária da China. É uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de sua água em seu interior.Existem diversas variedades, entre elas a vermelha que é mole quando madura e muito doce e o chocolate que é de cor alaranjada e no interior  tem riscas cor de chocolate. tem poucas calorias, em média de 75 a 100 calorias em cada 100 gramas. É uma fruta rica em vitaminas E, A, B1 e B2. O caqui tem vários benefícios porque possui  porque possui ingredientes como o carotenóide, pigmentos que dão a cor vermelha à fruta. Eles estimulam a comunicação entre as células e controlam sua multiplicação.Um deles, o betacaroteno - que é precursor da vitamina A - afasta os problemas cardiovasculares, protege o sistema imunológico e preserva a saúde dos olhos. O licopeno está sendo estudado como auxiliar em  tratamentos do câncer
NA TERAPIA POPULAR É USADA PARA:

Doença da Bexiga - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui, ou de suco de caqui com um pouco de água, sem açúcar.
Cãibras -  Recomenda-se empiricamente, comer dois ou três caquis por dia.
Constipação Intestinal - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui. Pode substituir o jantar. Não comer em excesso.
Doenças das Vias Respiratórias -  Recomenda-se cozinhar a polpa do caqui com água em um pouco de
 mel. Mexer bem e tomar meia xícara deste  líquido xaroposo, morno, várias vezes ao dia.É muito cultivado na Região Sul do Brasil e no Estado de São Paulo, principalmente em Mogi das Cruzes, conhecida como "Terra do Caqui". Consegue se adaptar bem em clima subtropical e temperado. No Brasil as variedades do caqui doce foram trazidas por imigrantes japoneses em 19126. Os brasileiros só conheciam o caqui do tipo adstringente aquele que "amarra na boca"
Classificação científica:
Reino:  Plantae 
Divisão: Magnoliophyta 
Classe: Magnoliopsisa 
Família: Ebenaceae
Gênero: Diopyros
Espécie:D. kaki
Diospyros kaki
Fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/caqui/caqui.php