PLANETA E VIDA. Aqui temos ângulos de observações ocasionais cotidianas, da natureza,com registro através de fotos e relatos de inspirações momentâneas,conhecimento ou pesquisados.Serão bem vindos os comentários e sugestões de acréscimos aos conteúdos postados,contribuindo assim para o surgimento de pontos de interrogações sobre nosso comportamento perante as vidas existentes em nosso planeta.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Um caminho no pomar
Era final de inverno. O pomar estava sem graça...sem beleza...de coloração verde amarelada...deixando tudo muito pálido e melancólico. Folhas caducas caiam forrando o chão, formando humos, deixando o solo úmido, e assim dificultando um passeio entre as árvores frutíferas. E os transtornos não ficavam por aí, a cada passo um empecilho novo surgia. Para circundar os troncos, era preciso desviar galhos e ramos que a cada passo roçavam a cabeça e o corpo tirando o romantismo e a calma de um passeio que poderia ser muito agradável. Um belo dia, ao apreciar o local, aflorou uma idéia: a de fazer uma estradinha...um pequeno caminho sinuoso. Fui imaginando...desenhando mentalmente e concluindo:vai ficar um encanto! Com uma vassoura fui tirando o excesso de folhas...plainando o terreno...fazendo contornos.E agora? Bem a parte pior estava pronta. Sentei em uma pedra e fiquei imaginando como ficaria com plantas nas laterais. Passou um dia...dois e, com capricho coloquei nas bordas, samambaias,uma espécie chamada escadinha do céu.Ficou divino!No dia seguinte fui novamente olhar minha obra de arte. Insatisfeita! Tinha que ter uma trepadeira no início e outra no final do caminho, algo que formasse uma meia lua e não um arco fechado. Não fiquei pesquisando sobre qual colocaria. Dei tempo ao tempo. Um dia, ao ir a uma praia, com mato avançando a estrada de terra, avistei flores vermelho-alaranjadas e outras amarelas formando arranjos naturais. Pensei: é isso, achei a trepadeira! Tirei muda de ambas, da amarela e da laranja. No início do caminho, que havia construído, coloquei a laranja-avermelhada e no final a amarela. Há poucos dias, olhando um site sobre flores, encontrei o nome de uma delas.Trombeta chinesa. Ela está em meia sombra e cresceu vigorosamente, com suas folhas perenes, em um solo arenoso. Passou o inverno e ela suportou as baixas temperaturas aqui do Sul. Já floriu, formando buquês decorativos na extremidade dos galhos.
Nome Científico: Campsis grandiflora
Sinonímia: Bignonia grandiflora, Bignonia chinensis, Campsis chinensis , Tecoma grandiflora
Nome Popular: Trombeta-chinesa
Família: Bignoniaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ela precisa ser transportada para solo arenoso ou se dá bem em qualquer solo?Conheço por flor da China.è muito linda.
ResponderExcluirA minha está em solo arenoso.Acredito que se ela estiver em um solo fértil as folhas e flores apareceção com mais vigor.
ResponderExcluir