PLANETA E VIDA. Aqui temos ângulos de observações ocasionais cotidianas, da natureza,com registro através de fotos e relatos de inspirações momentâneas,conhecimento ou pesquisados.Serão bem vindos os comentários e sugestões de acréscimos aos conteúdos postados,contribuindo assim para o surgimento de pontos de interrogações sobre nosso comportamento perante as vidas existentes em nosso planeta.
sábado, 30 de abril de 2011
A palma-de-ramos
Disse o marido: vamos combinar algo para esse feriadão de Tiradentes,... sexta feira e sábado - sair um pouco, pegar novos ares... Pensamos, então, em algum lugar pertinho, econômico que oferecesse conforto, prazer e descanso. Exigentes, não? Ah! E ainda que não tivéssemos tido contato antes. Tudo bem, pensa daqui...dali e, por indicação da Mana, resolvemos ir para um hotel em Ijuí(RS). Como será a surpresa? No meio do mato... no meio do nada e de tudo...do silêncio...dos pássaros...árvores...sala de jogos, piscina térmica. Um SPA? Tá ótimo! Com promessa de muita chuva, raios e trovoadas nesses dias, lá fomos nós: Nelcinda, mãe, o Belo e eu. Pertinho...dentro de duas horas e pouco estávamos lá. Daí foi só sair...conhecer os ambientes. Sobe, desce ...e assim íamos andando pelas trilhas no mato ou caminhos no jardim conversando, admirando as plantas.De qualquer jeito, braços soltos ou cruzados... às vezes rápido, às vezes passos mais lentos, conforme o ritual da garoa que vinha,fazendo torcer o nariz, castigando.... Deslumbrada com o jardim, disse minha mãe: olha que espelho! Está vendo miragem agora, mãe. Eu não vejo espelho. E nada de explicar, ela só olhava. Mãe,de que espelho fala? Alí ...olha como ficou lindo. Lindo o quê ? Eu não estava vendo nada parecido com espelho...nada de reflexo. Só entendi quando ela começou a contar...1,2,3...canteiros iguais. Nesse momento os gestos foram mais significativos. Parecia mesmo reflexo um do outro.Eram pés de sagu.
O sagu também é conhecida popularmente por Cica, ,palma-de-Santa Rita , Sotetsu ou palma–de- Ramos. As plantas do gênero Cycas são muito antigas, tanto que são consideradas verdadeiros fósseis vivos, pois são do tempo dos dinossauros. Segundo se sabe, determinado período da era mesozóica ficou conhecido como "Idade das Cicas", tamanha era a quantidade de cicas que existia naquela época. O gênero cyca tem mais de 50 variedades, as mais conhecidas são a Cyca revoluta e a Cyca circinalis. A circinalis tem palmas mais leves,macias e menos espinhentas.Ambas são muito apreciadas no paisagismo por serem de cultura fácil,suportando variações de temperatura, além de serem muito belas.Podemos obter uma nova planta por semente ou brotos. Tem um crescimento lento e vida longa. Tem a planta macho e a fêmea (dióica). A planta masculina tem no centro a inflorescência, que é um cone oval de aproximadamente 40 cm e de cor amarela. A planta feminina desenvolve no centro uma enorme inflorescência de cor amarela a alaranjada, com lâminas recortadas cobertas por um a penugem marrom. Cada lâmina apresentará um óvulo que se fecundado se tornará um fruto, em formato de ovo, de cor vermelha quando maduro. Cada lâmina apresentará um óvulo que se fecundado se tornará um fruto,em formato de ovo,de cor vermelha quando maduro.É originária da Asia.
Fontes:
http://www.casaecia.arq.br/arbustosV.htm
http://www.jardineiro.net/br/banco/cycas_revoluta.php
http://jardimdeflores.com.br/CONSULTAS/cycas.html
Nome científico: Cycas revoluta.
Família: Cycadaceae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
mariaterezabedin2016@gmail.com