quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Kinkan, uma delícia de laranjinha
















laranjinhas o ano todo e até com efeito ornamental. Até Mário Quintana fez poesia e comparações com a laranja:

A laranja cortada ao meio
Úmi
Laranjas
Laranjas sempre laranjas
Sempr
e diferentes ou quiçá iguais
No peso ou no tamanho
Nas sementes germinadas
Ou nos gomos de sua essência
( António MR Martins)

Pela curiosidade em frutas, plantei um pé de laranja kinkan. Hoje tenho da de amor,
 anseia pela outra...
É assim, é bem assim que eu te desejo.

Laranja kinkan:A  laranjeira kinkan (em japonês e significa laranja de ouro) e kunquat ou chin-kan( emchinês)  é uma árvore provavelmente oriunda da Cuina e foi se espalhando para outros países.Geralmente tem pode ter até 5m de altura. As folhas são verde-escuras e brilhantes. As flores são pequenas de cor alaranjada. Os frutos são de cor alaranjada e formato ovóide de 4 a 5 cm de diâmetro.Têm a casca lisa e rígida.A polpa tem muitas sementes. O fruto é utilizado para fazer todo o tipo de doces e licores e vinho quente. Tem nutrientes como proteínas ( 100 gramas têm duas grãs de proteína) e é fonte de vitamina C, cálcio, potássio, fósforo e vitamina A. Auxilia na perda de peso porque a vitamina C ajuda na produção de aminoácidos L-carnitina que é responsável em transformar a gordura ingerida em energia.Quanto  mais L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura. A casca é poderosa em antioxidantes, sendo rica em polifenís bioativos que são eficientes no combate aos radicais livres.
Benefícios:
Aumenta a defesa do corpo, restaura o envelhecimento, aumenta a absorção de ferro, melhora a saúde dos pulmões, previne resfriados, melhora a dor de garganta, protege contra infecções, melhora a coagulação do sangue, reduz os níveis de colesterol, combate a gordura corporal, reduz a chance de aterosclerose, ajuda em transtornos depressivos, melhora a saúde do coração, auxilia no tratamento de diabetes tipo dois, combate a exaustão, fortalece os cabelos, fortalece as unhas, aumenta a capacidade de concentração, minimiza dores nas articulações e evita pedra nos rins
Cada 100 gramas de laranja kinkan  contém em média
Carboidratos- 72,m1g
Proteínas- 3,8m g
Gordura- 0,4mg
Cálcio- 266mg Ferro- 1,7mg
Sódio-Fósforo- 9 mg
Potássio- 995mg
Tiamina- 0,35 mg
riboflavina- 0,40mg
Ácidoascórbico- (vitamina C)- 151 mg
Valor calórico-274cal
Classificação científica

Reino:        Plantae
Divisão:     Angiospermas
Classe:      Eudicots
Ordem:      Sapindales
Tribo:         Citreae
Gênero:     Citrus
Espécie:     F. margarita
Nome científico: Fortunella margarita

Receitas com laranjas kinkan:1 )
Doce:
200g de laranja kinkan
200 ml de água
100g de açúcar
Dois cravos ( opcional )
Modo de fazer:
Lavar as laranjas, secar e flambar com um pouco de álcool, deixar de molho na água por três horas e coar. Fazer um corte no centro e retirar a patê de dentro. Colocar as cascas em uma panela com 200 ml de água e deixar ferver até que fiquem macias. Coar e colocar 50ml de água com o açúcar, deixar cozinhar te virar um doce.Para que fique geléia, bata no liquidificador ( o doce )  e deixar cozinhar em fogo baixo até que comece aparecer o fundo da panela.
2) Outro modo de fazer o doce com as cascas:
30 laranjas kinkan
3  xícaras de chá de açúcar
2  xícaras de chá de água
6 litros de água divididos em três partes
Modo de fazer:
Lave as laranjas, com uma faca bem afiada faça uma cruz até mais de a metade das laranjas. Retire a parte de dentro deixando só a casca.Com uma parte da água, ferver as cascas e coar. Repetir esse procedimento mais duas vezes. Em uma panela coloque as duas xícaras de água com o açúcar e deixe ferver até ficar uma calda. Acrescente as cascas das laranjas e deixe ferver até que fiquem macias – se necessitar, colocar mais água. Depois de frio  arrumar em uma bandeja abrindo as pétalas. Podem ser recheadas com doce de leite pastoso ou chocolate.

Cobertura gelificada para bolos:

200g de kinkan
150g de açúcar
150 ml de água
Uma colher de amido de milho
Modo de fazer:
Retirar as cascas e guardar para fazer cristalizadas. Bater no liquidificador as kinkans.Coar e levar ao fogo com o açúcar até virar geléia.Dissolver o amido na água e juntar à geléia.Voltar ao fogo até engrossar
3) As cascas podem ser cristalizadas para enfeitar a cobertura.
Para cristalizar é como a receita número 2, só que a água com açúcar – calda – deve ferver até que as cascas fiquem secas. Passar as cascas no açúcar e levá-las a uma grelha e deixá-las de um dia para o outro para terminar de secar
4) Docinho de laranja kinkan
1 Kg de laranja
1 litro de água
5 cravos
Para o recheio:
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
3 gemas
Açúcar para cristalizar
Modo de fazer:
Lave as laranjas e faça um conte no centro ou pelo comprido em forma de cruz, até quase na base, para parecer uma flor. Em uma panela, coloque o açúcar, a água e os cravos. Ferva por 15min. Acrescente as laranjinhas e cozinhe por mais uma hora. Desligue o fogo coe e passe pelo açúcar cristal. Quando estiverem frias, retire a polpa para colocar o recheio.Pegue todos os ingredientes do recheio e coloque em uma panela para ferverir ir mexendo até desgrudar da panela. Agora é só pegar esse recheio e colocar nas tampinhas das laranjas. Uma dica: com a polpa pode ser feita geléia.
5) Licor de laranja kinkan:
100 gramas de laranja
Um litro de água
Um litro de vodka
Uma garrafa vazia
Preparo:
Colocar a água com o açúcar para ferver e deixar em ponto de fio. Deixar esfriar. Colocar as laranjas cortadas e a vodka nessa calda. Colocar em um  vidro por 40 dias e depois coar.
Esse foi feito por mim – fiz creme de leite com leite, açúcar e amido de milho. Coloquei nas tacinha e confeitei com o doce de laranja e creme de avelã com cacau.




FONTES
http://pensador.uol.com.br/frase/NjI3MjIz/

domingo, 2 de agosto de 2015

O fruto do Jatobá










O fruto Jatobá
Ás vezes me encontro questionando e tentando entender porque conheço mais cidades do exterior do que do meu próprio grande Brasil. Penso justificar que sejam as oportunidades, os colegas de turismo, as propagandas, ao ensejo de conhecer novos povos...usos e costumes diferentes ...o sistema político e suas ações. Mas para quê? Se ainda não conheço muitas cidades de diversos Estados de minha nação. Então, quando surge uma oportunidade...lá vem a justificativa: vamos lá. Em 2014 o genro de meu marido foi transferido para outra localidade. Lá vieram as lembranças acompanhadas de grande pesar pela falta de parte da família e muito mais, a saudades dos netos: dois meninos e uma princesinha  que sempre nos dão muita alegria.Com essa nostalgia veio junto a expectativa de sairmos de “mala e cuia”para matar a saudade, dar um grande abraço em todos,  brincar com os netos...passear juntos. Organizamos a viagem e o destino seria Parnaíba no Estado de Piauí. Fomos até Terezina- capital e a maior cidade de PI- onde nós nos encontramos e fomos de carro até Parnaíba. Foi mais uma festa do que uma viagem. As crianças riam...brincavam e incluído a oportunidade de ir conhecendo as paisagens e localidades. Bem, eles chegaram até tirar uns dias de folga para nos mostrar a cidade e conhecermos os pontos turísticos e praias encantadoras. Na primeira noite tivemos um sono restaurador de tanta “folia” que fizemos durante o dia. No dia seguinte, continuando as visitas, fomos ao Mercado público Municipal (Mercado da Quarenta). Meu marido me arrastou logo para fora do estabelecimento...tinha um mau cheiro e muitas moscas incluindo urubus ao redor. Realmente, o mercado estava pedindo socorro. Em meu conceito esses mercados possuem um potencial de destaque onde encontramos produtos típicos da região, ficamos conhecendo parte dos hábitos, mitos, forma de alimentação e várias invenções, em fim é uma verdadeira vitrine cultural. Vitrine cultural. Assim, não me contive e no dia seguinte voltei lá, agora sozinha. Queria conhecer os artesanatos, plantas medicinais, alimentos diferentes entre outros. Circulando ao redor das bancas, ia perguntando o que era e que utilidade tinha o que eu não conhecia. Foi então através de uma ótima explicação do feirante que fiquei sabendo sobre o jatobá. Fui convencida pelo vendedor e logo comprei os frutos de jatobá bem como outras iguarias. Ao chegar de casa, abri os frutos para ver a massa interior e retirar as sementes. Então, sem saber como plantar parti para o estudo. Não foi fácil...tive que raspar, colocar na água para quebrar a dormência. Contudo, plantei.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jatobeira ou jatobazeiro, é uma árvore entre 15 a 90metros de altura, possui um tronco reto com cerca de 2 metros de diâmetro, com casca grossa com até 3 centímetros que possue aproximadamente 40% de água. e é  também conhecida pelos nomes jatobá, Jataí,Jutaí, jataí vermelho,jataí amarelo,pão-de-ló-de-mico ,  árvore-copal-do-brasil, jitaí,farinhheira,inbiúva, taboti, timbaí,jatabá, trapuca,jataíba,burandã,imbiúva, jatobá da caatinga, jatobá miúdo, jataíba-peba, jataíba-uva, jataici, jataipeba, tataí-amarelo,peba, jataúba, jatel,courbaril, Açu, jatobá mirim, jati, jatobá-de-anta, jatobá-de-porco, jetaíjetaíba, jitaí, jutaí-açu, tutei, jupiti, jatobá do mato, jataíba, jataí-açu e chulé devido o odor da casca. Em espanhol chamam de guapinol, algaborro, azucar e huavo. É oriundo tupiyuta yata'wá "Jataí" tupiyuta .O tronco e ramos secretam uma seiva, que é uma goma resinosa que goteja muito no solo formando cristais embaçados por fora e brilhantes por dentro. Quando tem ou é feito um ferimento no tronco , sai uma resina conhecida por jutaicicaou copla empregada na indústria de vernizes que servem principalmente para pintar utensílios feitos de barro e impermeabilizar canoas.Para uso comercial, da seiva( com valor medicinal) é feita uma perfuração no tronco. A Universidade Federal do Acre desenvolveu um método de extração da seiva ( vinho do jatobá) através de uma mangueira. Americanos e europeus são um grande mercado para esse estrato. A seiva ( até 15 kg por árvore) deve ser colhida quando a árvore estiver adulta a casca de cor cinza,durante a floração e com ele pode ser feita uma bebida alcoólica chamada de atole  aprecia apreciada pelos peruanos.O tronco serve para tábuas,vigas,vasilhames para vinho, caibros,canoas, marcos de portas, assoalhos,carroçarias,tonéis,construção de piano, dormentes, esteios,arcos de instrumentos musicais confecção de artigos para esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, esquadrias, móveis e jóias. Está no grupo das 10 mais aprecias do mundo. Suas folhas têm dois folíolos brilhantes com 6 a 14 cm de comprimento com textura de cartolina, são avermelhados na brotação. O pecíolo é de cor creme esverdeados. A base é obliqua e ápice apiculado em forma da lança ou agudo, com margem lisa. O fruto é um legume indeiscente de casca dura no formato de vagens de cor castanho/avermelhada. Cada legume tem de 2 a 4 sementes e é preenchido por uma polpa(massa) amarelo/pálida, farinácea, adocicada e mucilaginosa que  pode ser usada como alimento”Iná natura” ou  para geléias, licores, farinhas para pães, bolos, bolinhos fritos, bolachas, tortas, doces com chocolate ou coco, sequilhos,e mingaus, sorvetes, mouses e também como remédio.Como alimento, sendo uma colher de sopa da polpa do fruto, uma vez ao dia pela manhã. Devem ser consumidos maduros, devendo ser guardados em vidros tampados longe do local de insetos. Cem gramas do fruto fornecem 115calorias ,29,4 gramas de glicídios e 33 miligramas de vitamina C. Os índios costumavam comer pedaços de jatobá e logo após fazer rodas de meditação tem grande concentração de ferro..As flores são hermafroditas tem cor esbranquiçada, nascem nas pontas dos ramos e tem formato de cachos com 7 a 30 flores veludosas e quando aberta são de cor bege.A multiplicação é feita por sementes que devem ser lixadas em piso áspero ou lixa e deixadas de molho na água até 48 trocando a água duas vezes .Após plantadas, germinam entre 20 e 60 dias.Frutificam com 8 a 10 anos após o plantio.
Na medicina caseira, as partes utilizadas são a seiva, a semente, a polpa, a casca e as folhas.
A polpa para tosse, bronquite, asma, enfisema pulmonar, pé-de-atleta, ( frieira nos dedos)
A resina serve para problemas no sangue e como fortificante.
A decocção da casca e das folhas, para dor no estômago, no peito e nas costas.S ervem também para vômito com sangue,artrite, bursite, beri-beri, dispepsia,, indigestão, diarréia, cólica,doença pulmonar e cistite não infecciosa.
O chá do fruto serve para bronquite, dor de estômago, e nas costas, sinusite, contusão, inflamação da garganta, vermes, diarréia e é também fortificante.
Para o chá do fruto do jatobá: colocar 2 colheres de sopa das cascas em uma panela com um litro de água e deixar ferver por 15 minutos. Tomar três xícaras por dia. Não tem efeitos colaterais. Pode se adicionado açúcar e 1 colher de sopa de mel. Tomar uma xícara de chá ao dia. Para crianças, metade da dose.
O vinho da casca do jatobá é tônico, fortificante e antioxidante.
Para diarréia disenteria, cólicas: uma colher de sopa de casca do ramo picada em uma xícara de chá de água.  Deixe ferver por 5 minutos, espere amornar e coe. Tomar uma xícara de chá 3 vezes ao dia.
Para infecção nas vias urinárias, cistite crônica: em uma xícara de chá com água fervendo colocar uma colher de sopa de folhas picadas e deixar por dez minutos, deixar dez minutos e tomar uma xícara de chá três vezes ao dia.
Para tosse, bronquite, catarro, e asma: Colocar em uma xícara de  água uma colher de sopa de casca do ramo picada e deixar ferver pó cinco minuto. Pode ser adicionado açúcar.
Receitas cm jatobá:
1-Patê de jatobá
250grama de ricota amassada, 3 colheres de sopa de farinha de jatobá, uma colher de sopa de ervas finas, 200gramas de queijo prato ralado, 200gramas de maionese, sal a gosto.Misturar tudo.
2-Sequilhos de jatobá
250 gramas de farinha de jatobá, 250gramas de maisena uma xícara de chá de nata ou manteiga, uma e meia xícara de chá de açúcar, uma colher de sopa de óleo, 3 ovos, uma colher de chá de fermento em pó, uma pitada de sal. Misture todos os ingrediente até formar uma massa homogênea soltando das mãos. Enrole e coloque para assar.
3-Bolo de jatobá com laranja e canela
Três xícaras de chá de  farinha de trigo, uma xícara de chá de farinha de jatobá, 3 ovos,uma xícara de chá de suco de laranja, 2 colheres de manteiga, duas xícaras de chá de leite, uma pitada de sal, uma colher de sopa de fermento em pó, uma colher de chá de canela em pó, uma pitada  de gengibre. Bata os ovos com o açúcar e de pois misture os outros ingrediente. Assar em forno moderado.
4-Biscoitos de jatobá
Uma xícara de chá de farinha de jatobá, 3 xícaras e meia de chá de farinha de trigo, uma xícara e meia de chá de açúcar, uma xícara de chá de maisena,uma lata ou embalagem pequena de creme de leite, 3 colher de sopa de margarina, uma colher de sopa de fermento em pó, uma pitadinha de sal e 3 ovos. Misture os ingredientes muito bem, enrrole a massa, formando anéis finos. Passe açúcar com canela em um dos lados. Forno 150graus por 30 minutos.
Classificação:

Reino..........Plantae
Divisão........Magnoliophyta
Classe.........Magnoliopsida
Ordem........Fabales
Nome binominal
Hymenaea courbaril ( nome científico)


FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jatob%C3%A1