domingo, 10 de julho de 2016



O BEM-TE-VI PERNETA.
Nos fundos de nossa casa tem uma monocultura de eucalipto. Por que o dono da terra investiu nesse plantio? Não sei... talvez pelo rendimento rápido,  secar o solo ou prevenir erosões. Nessa floresta, todas as manhãs, aves anunciavam o dia com seus cantos. Há uns com melodias lindas e outros já com sons repetitivos parecendo até incomodar o sossego de quem queria dormir um pouquinho mais.  Os pássaros Não têm o que fazer a não ser cantar, pois não semeiam...não plantam, só colhem, comem  e cantam.  Foram esses últimos que me chamaram a atenção...estavam longe e aos poucos vinham quase na divisa do pátio...iam se achegando aos poucos. Um dia um deles pousou no palanque da cerca e ficou cantarolando. No dia seguinte aproximou-se mais e mais até planar no comedouro dos canarinhos que fica em frente ao muro, ocasião em que o fotografei. Dalí em diante vinha ele todos os dias...até que se enxergou no vidro que fica do lado de dentro da porta pantográfica. Daí ficou complicado ...penso que ele achava que aquela figura (dele) que via era de um parceiro ou parceira. Continuou por muitos e muitos dias até enroscar a perninha na grade. E como sair? Ficou se batendo por muito tempo até que levantou voo...mas a perninha ficou ali. Coitadinho! Ficou capenga o lindinho e foi procurar, penso eu, outra morada. Não sei se ainda está vivo...não mais voltou .O bando continua cantando pela floresta. Quem é ele? O bem-te-vi. Do qual vamos saber um pouquinho mais além do canto.
É provavelmente o pássaro mais popular de nosso país, podendo ser encontrado em cidades, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas, habita margens e praias de rios. A ave, conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá. Outros nomes: triste-vida, bentevi, bem-te-vi-verdadeiro, bem-te-vi-de-coroa, tiuí, teuí, tic-tiui e siririca (somente para fêmeas). O bem-te-vi mede entre 20,5 e 25 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 60 gramas. Tem o dorso pardo e a barriga de um amarelo vivo; uma listra (sobrancelha) branca no alto da cabeça, acima dos olhos; cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta (zona logo abaixo do bico) é de cor branca. Possui um topete amarelo somente visível quando a ave o eriça em determinadas situações. O seu canto trissilábico característico lembra as sílabas bem-te-vi, que dão o nome à espécie. Portanto, seu nome popular possui origem onomatopeica. O ninho do Bem-te-vi fica em lugar visível e é feito de todos os tipos de plantas. Os ovos medem 31 x 21 milímetros e são incubados pelo casal. Não há dimorfismo sexual entre a espécie. O tempo de encubação vai de l2 a 15 dias. São aves monogâmicas (um parceiro para toda a vida). O território circundante ao ninho é defendido vigorosamente, é comum ver um Bem-te-vi perseguindo um pássaro que ele, sobretudo corujas e rapineiros, que afugenta para longe. . A fêmea, também chamada de siririca, pode colocar de 2 a 4 ovos durante o período reprodutivo Além de construir o ninho o casal divide as tarefas de cuidar da prole. Na época do acasalamento próximo ao ninho, macho e fêmea cantam em dueto, batendo as asas ritmicamente. A alimentação é predominantemente de insetos e frutos, incluindo até mesmo peixes. Come todo o tipo de comida, ele conseguedevor centenas de insetos diariamente, também fruta e flores, ovos de outros passarinhos, minhocas, outros bichos (até cobras). Assume um aspecto migratório em algumas regiões, e pode ser visto tanto sozinho como em bando. Possui grande importância na dispersão de sementes.

Lendas e superstições: tem uma estória que diz que o bem-te-vi seria a ave odiada por Deus, pois quando Jesus se escondia dos soldados que queriam matá-lo, o Bem-Te-Vi viu Jesus escondido e começou a cantar: “bem te vi, bem te vi, bem te vi”.  E os soldados prenderam Jesus graças ao pássaro que “falou que viu Jesus escondido”. O Bem – Te – Vi, Dedo – Duro .
Diz a lenda que há muitos anos atrás , o diabo criava nas profundezas do inferno um pássaro de cor parda na região do dorso e de cor amarela na cabeça . Quando José , Maria e o menino Jesus estavam fugindo para o Egito , com o objetivo de escaparem dos soldados de Herodes , o demônio soltou sua ave da gaiola com a intenção de prejudicar a fuga da família sagrada . Então este pássaro gritou para os militares , apontando para a direção em que Maria e José fugiram : - Bem – te – vi ! - Bem – te – vi ! Deste jeito os soldados seguiram a estrada denunciada pelo animal . Mas , na metade do caminho , a sagrada família foi avistada por um João – de – barro , que fez uma casa gigante com o seu próprio esforço . Assim ele exclamou : - Por favor , escondam – se na minha casa ! Alguns minutos se passaram , os soldados viram o João – de- barro e perguntaram – lhe : - Você viu um casal no lombo de um burrinho ? A ave respondeu : - não vi . - Há dias que não passa ninguém aqui . Deste jeito os militares seguiram outro caminho . Deus abençoou o João – de – barro e por isto ele é a única ave que faz a própria casa para morar. Mais tarde quando Jesus estava fugindo dos judeus, o Bem – Te – Vi reapareceu e denunciou onde ele estava para os soldados, gritando : bem - te- vi ! - bem - te- vi!
Uma superstição: O Bem-Te-Vi quando canta é prenuncio de coisas ruins, e acontecimentos negativos. A presença e o canto dessa ave é sinal que algo de negativo acontecerá. Essa ave maldita tem a capacidade de cantar por longos períodos no mesmo local algo incomum para outras aves. O canto trás para quem ouve durante longo período os seguintes sintomas: Angústia, raiva sem motivo aparente, irritação descontrolada e pensamentos ruins. O Bem-Te-Vi é o enviado do Diabo para perseguir e trazer coisas ruins para vida das pessoas, se você for católico faça o sinal da cruz, se for crente ore quando ouvir o canto maligno do Bem-Te-Vi.
Classificação científica:
Reino:     Animalia
Filo:         Chordata
Classe:    Anes
Ordem:   Passeriformes
Família:   Tyrannidae
Gênero:   Pitangus
Espécie:   P.sulphuratus
Pitangus sulphuratus
FONTES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com