sábado, 27 de fevereiro de 2010

Filhote de Lagarto


Era uma vez..............não, não é uma "estorinha" de Monteiro Lobato.É real mesmo.Todos os dias esse filhotinho de lagarto vem tomar sol.Falo com ele para que fique “aquerenciado” por aqui.Um dia desses até já posou para foto.
Um pouco sobre esse animal:
Os lagartos ou sáurios constituem uma sub-ordem de répteis escamados.
São geralmente carnívoros, alimentando-se de insetos ou outros pequenos animais.Existem também lagartos omnivoros(alimentam-se de qualquer coisa) e herbíboros.
São inofensivos e úteis na agricultura pela grande quantidades de insetos que comem.
É um dos grupos mais numerosos dos répteis. Tem cerca de 3 mil espécies de lagartos.
Vivem perto da água, como rios, lagos, pântanos ou praias. Possuem grande agilidade na água, mas na terra são relativamente lentos.
Os lagartos têm quatro pernas, cauda comprida, pálpebras móveis e orifícios auditivos externos.
Alguns tipos de lagarto são capazes de regenerar partes do seu corpo, como a cauda, e até patas perdidas.
Reproduzem-se sexualmente. A maioria põe ovos (ovíparos), outros são vivíparos ou ovovivíparos(o embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe). O macho forma os espermatozóides e os introduz no orifício feminino que se comunica com os órgãos reprodutores. Em um processo denominado fecundação ou fertilização, os espermatozóides unem-se aos óvulos dentro do organismo da fêmea. Os óvulos fertilizados desenvolvem-se então até constituir novos animais.
Classificação científica:
Reino......... ...Animalia
Filo........ . .....Chordata
Classe............Reptilia
Ordem...........Squamata
Subordem.....Sauria

Filhote de Lagarto

Era uma vez..............não, não é uma "estorinha" de Monteiro Lobato.É real mesmo.Todos os dias esse filhotinho de lagarto vem tomar sol.Falo com ele para que fique “aquerenciado” por aqui.Um dia desses até já posou para foto.
Os lagartos ou sáurios constituem uma sub-ordem de répteis escamados.
São geralmente carnívoros, alimentando-se de insetos ou outros pequenos animais.Existem também lagartos omnivoros(alimentam-se de qualquer coisa) e herbíboros.
São inofensivos e úteis na agricultura pela grande quantidades de insetos que comem.
É um dos grupos mais numerosos dos répteis. Tem cerca de 3 mil espécies de lagartos.
Vivem perto da água, como rios, lagos, pântanos ou praias. Possuem grande agilidade na água, mas na terra são relativamente lentos.
Os lagartos têm quatro pernas, cauda comprida, pálpebras móveis e orifícios auditivos externos.
Alguns tipos de lagarto são capazes de regenerar partes do seu corpo, como a cauda, e até patas perdidas.
Reproduzem-se sexualmente. A maioria põe ovos (ovíparos), outros são vivíparos ou ovovivíparos(o embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe). O macho forma os espermatozóides e os introduz no orifício feminino que se comunica com os órgãos reprodutores. Em um processo denominado fecundação ou fertilização, os espermatozóides unem-se aos óvulos dentro do organismo da fêmea. Os óvulos fertilizados desenvolvem-se então até constituir novos animais.
Classificação científica:
Reino..........Animalia
Filo...........Chordata
Classe.........Reptilia
Ordem..........Squamata
Subordem.......Sauria

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

saúde prevê epidemia de dengue

A Secretaria da Saúde prevê epidemia de dengue pior do que a de 2007.
Operação de guerra tenta evitar que doença se alastre rumo à Região Metropolitana.

Alvo de um surto de dengue, Ijuí, no noroeste do Estado do RS, tem apenas sete casos confirmados, mas já são cerca de 300 pessoas com os sintomas da doença – e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) projeta que até o fim da semana elas podem ultrapassar a marca de mil.

A secretaria lançou ontem uma operação de guerra para tentar conter o avanço do Aedes aegypti na região e acalmar a população do município. A força-tarefa é maior do que a empreendida em Giruá, em 2007, que registrou mais de 600 casos suspeitos – a prefeitura do município parou de contar o número de doentes quando alcançou essa marca.

Para temor dos habitantes do bairro São Paulo, considerado foco do surto em Ijuí, a chuva que desabou ontem deu sobrevida aos mosquitos.
Fonte:Diário de Santa Maria-RS 24/02/2010

Não são lindas?


O RATO E A RÃ
Desejava um rato passar um rio; porém tinha medo, não saber nadar. Ofereceu-lhe uma rã os seus serviços, pronta a levá-lo para outra banda, se quisesse atar-se com ela. Consentiu o rato, e com um cordel amarrou uma das suas patas, e atou na outra ponta o pé da rã. Entraram na água; a maliciosa rã, escarnecendo do companheiro, procurava, mergulhando, puxá-lo para o fundo e afogá-lo. O rato forcejava em resistir-lhe. Nesta lida estavam, quando vem voando um gavião; dá com eles, e de ambos faz seu almoço.
MORALIDADE: Raramente os maus triunfam: se conseguem prejudicar os bons que neles se fiam, acham logo outro mau que os castiga. “Justiniano José da Rocha”

UM POUCO SOBRE ESSE ANIMAL TÃO MANCINHO

A rã é um animal que vive na proximidade de lagos ou outros lugares úmidos. Emite sons variados que servem para atração da fêmea e para delimitar o território.
A alimentação é baseada em insetos,vermes e outros pequenos animais.Captura o alimento com a língua, inserida na frente da boca.
De baixo da pele da rã existe um esqueleto e dentro dele estão os pulmões em forma de saco. O oxigênio inalado pelos pulmões é utilizado nos processos de combustão que causam o movimento dos membros. Isso ocorre durante a metamorfose do girino em rã. A evolução dos pulmões corresponde à evolução dos membros e a involução das brânquias. Os anfíbios mudam do habitat aquático para o terrestre. Para se adaptarem ao meio ambiente fora da água, entram diretamente em contato com o ar e começam a produzir sons, a ouvir e ter capacidade de sentir cheiro.
Os Anfíbios se reproduzem através de uma forma de cópula. Isso ocorre dentro do organismo
A pele não possui escamas. É mole, molhada, possuindo pequenas a verrugas, que são de natureza glandular e secretam um líquido que faz com que a pele fique úmida.
Na rã a pele é mais importante que o pulmão na função respiratória. Se o animal não puder receber ar nos pulmões, a respiração é realizada pela pele.
A rã pode viver 10 a 20 dias sem precisar beber água,pois retira do ar. A rã vive na luz solar direta, no dia claro, eles preferem a penumbra .
A rã tem dois estágios de vida: na água e depois na terra.
Os ovos são viscosos e se unem entre si na água. Cada um desses ovos é transparente e gelatinoso. Dentro do ovo tem o embrião do girino que sai do ovo e vai crescendo, é o girino. Ele possui um rabo e apêndices nos dois lados da cabeça, que são as brânquias que é, nessa faze,o órgão respiratório. O girino vai aumentando de volume. Parece que está se inchando pelo fato do pulmão estar sendo formado. Nesse mesmo estágio começam a surgir duas pernas na parte de trás do animal e depois as patas da frente. O rabo ainda fica encolhido, e a rã já apresenta uma forma quase definida terminando a metamorfose e saindo da água para a terra.
A rã pode ser criada para a obtenção de cárnea que serve de consumo como alimento é a Rana catesbeiana, , originário da América do Norte. A carne de rã é comercializada no Brasil na forma de carcaças inteiras ou de coxas congeladas.
Poucas são venenosas e quando são, e só em contato com pele.
A rã é muito usada em experimentos científicos, sendo criada em biotérios para este fim.
Como outros anfíbios, está em processo acelerado de extinção em todo o planeta, por motivos ainda ignorados. As hipóteses mais aventadas são:
- o aquecimento e consequente dessecamento global
- a contaminação dos lençóis de água por agrotóxicos.


Classificação científica:
Reino................Animalia
Filo...................Chordata
Casse................Amphibia
Ordem..............Anura
Família.............Ranidae

O Sol e as rãs

Correu boato de que o sol ia casar-se; e logo as rãs se assustaram, multiplicaram orações para que tal não acontecesse. Um Sol já nos custa a suportar: com a sua presença os charcos e os paúes ficam secos; mal podemos achar um ou outro esconderijo que nos conserve algum fresco, alguma umidade: o que será se, casando, tiver filhos?
MORALIDADE: É prudente evitar que se multipliquem os maus.
“Justiniano José da Rocha”

A Rã e o Touro

Soberbo e possante touro passeava pelas vizinhanças de um charco; viu-o uma rã, e logo dominada pela inveja, quis igualá-lo. Começou a inchar-se, a inchar-se, e quando mais não pôde, perguntou às outras rãs: que lhes parece, manas? — já não estou do tamanho do boi? — Nem para lá caminhas, respondem-lhe elas. A rã fez dobrado esforço: E agora? disse. As outras riram-se. Indignada com este escárnio, a rã incha-se tanto, estica a frouxa e tênue pele, que arrebenta.
Moral: A inveja, vício tão comum, é a origem de todas as desgraças do homem; como a rã, o invejoso quase sempre arrebenta.

“Justiniano José da Rocha”

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A ÁGUA

A água tem importância vital e mundial. No sentido econômico precisamos da água para produção de energia, irrigação de plantações, como meio de transporte, com barcos, navios, lanchas, balsas ou outros, pela navegação e para o turismo. No lazer tem importância nas praias, córregos, lagos, rios, cascatas e outros. E no sentido de vida, para todos os seres existentes no planeta. Em fim, para estarmos vivos e agraciados pelo bem estar necessitamos de água pura.
A ONU, preocupada com a importância da água e sua qualidade, sem riscos de poluição, criou o Dia Mundial da Água que é comemorado na data de 22 de março de cada ano. Esse dia seria para reforçar a conscientização dos seres humanos sobre o valor da água como bem finito e não infinito. Para tanto é necessário a preservação das fontes naturais desprovidas da poluição. Essa política está sendo seguida? Ou será que precisamos de um milagre por um novo Cristo.

Piscina no Balneário Municipal em Iraí/RS-Banho coletivo