PLANETA E VIDA. Aqui temos ângulos de observações ocasionais cotidianas, da natureza,com registro através de fotos e relatos de inspirações momentâneas,conhecimento ou pesquisados.Serão bem vindos os comentários e sugestões de acréscimos aos conteúdos postados,contribuindo assim para o surgimento de pontos de interrogações sobre nosso comportamento perante as vidas existentes em nosso planeta.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
COPO- DE- LEITE COR DE VINHO
Dia 19 de maio...e nós, por um bom motivo, estávamos olhando a previsão do tempo: quinta pancadas, sexta feita chuva, sábado chuva.Mau tempo! No sábado vamos receber alguns amigos, não precisava chover...logo no sábado. Eu ficava preocupada pensando: era a primeira vez que nos visitavam, não os conhecíamos individualmente: seus gostos, suas atitudes,seus comportamentos... assim ficava difícil. Como receber? Abaixo de chuva, com a casa meio”bagunçada” e um tanto molhada pela chuva.Que nada: seja lá o que Deus quiser! Vou fazer um rizoto, salada e uma carne assada...para complemento, uma sobremesa. Selvino pensou logo em vinho, cerveja e refrigerantes. Coloquei na mesa pratos e acessórios... bem, agora é esperar que cheguem nossos esperados amigos.E continuar pensando: será que gostam de rizoto? Salada?... O importante é que eu já gostava muito deles mesmo sem conhecer em ambiente restrito. Enfim ...deu tudo certo, até o tempo colaborou.Ia esquecendo, até baile teve. O Diego, com sua gaita, alegrou ainda mais o ambiente.E como tem bom ouvido!
Mas para que dizer tudo isso? Se coloquei uma foto, tirada com um magnífico gesto... apenas um clic. Belíssima foto! Registro perfeito! Do quê? De belas flores que ganhamos de nossos amigos, entre tantos outros mimos.Como nos alegraram, quebraram o “gelo”... ficamos felizes.Muito obrigada, mais uma vez pela visita, pela amizade e pelos mimos, pelas flores que tanto admiro. Esse registro é dedicado a voces MENINAS: Marilene, Maria Ivonia, Luiza, Liane, Genair e Solange.Senti a falta de nossa afiliada, a Solange. Soube que ela ficou curtindo um nenem.Parabéns vovó! Isso também nos alegra.Obrigada também aos nossos nossos amigos Tibira e Diego por tudo.
Flores sempre agradam quem recebe e também alegram a quem as doa.Todas as cores de flores nos dizem algo de misto. As flores que ganhei são cor de vinho ...bordô. Assim dizem:é a cor que indica ausência de tensão, significa calma, auto-controle e dignidade. Representam inocência e pureza, associa-se ao símbolo da paz. Essas flores encontram-se na ponta dos pendões e no centro tem um pequeno bastão, em forma de cornetas.
.
As flores que recebi são tubérculo de copo-de-Leite, da variedade de flores "Vinho". É uma planta com bulbo. Suas folhas são decorativas e altam,ente exuberantes. Essa planta necessita de água, no entanto, nunca em excesso. Produz flores o ano todo, exceto no inverno em regiões extremamente frias.
Como multiplicar: plantar os bulbos diretamente no solo ou em vasos, em local com bastante claridade, levemente cobertos de terra. Cada bulbo contém de 2 a 9 gemas. A altura da planta poderá variar até 60 cm.
Os bulbos são, no momento, destinados unicamente para cultivo ornamental.
Zantedeschia aethiopica, conhecida como alcatraz, cala, cala de Etiopía, aro de Etiopía, lirio de agua, cartucho o flor del jarro, é una planta herbácea , de origen sudafricano, que se cultiva como ornamental por suas vistosas flores. É una planta perenne, da familia das aráceas.
Rebrota cada ano oferecendo suas flores na primavera. Necesita de muita água quando está florescendo. Para acelerar o ciclo, devemos cortar a flor antes de produzir semente, possibilitando assim que floresça novamente no próximo ano.
É uma planta muito tóxica. Quem primeiro fez a modificação das cores dessa planta foi o Técnico Ambiental Joaquim Tadeu Machado que desenvolveu o sistema para o plantio do Copo de Leite Colorido (Zantedeschia color.)
Trabalhos na Universidade do Paraná, por vários cientistas:
O espectro luminoso pode alterar a morfogênese das plantas por meio de uma série de processos mediados por receptores de luz, principalmente na região do vermelho e azul. O objetivo deste trabalho foi determinar um possível tipo de luz mais ativo que a luz branca, de forma a aumentar a eficiência da multiplicação in vitro de copo-de-leite e obter um nível ótimo de sacarose. Para isso, os tratamentos consistiram em quatro diferentes tipos de luz, sob os quais os explantes cresceram (branca, vermelha, azul e verde), fornecidos pelo espectro luminoso das lâmpadas fluorescentes coloridas T8 20W Ecolume 05/1 e sacarose (0; 15; 30; 45 e 60g L-1). O meio de cultura constituiu-se dos sais e das vitaminas de MS, adicionado de 5mg L-1 de BAP e 5,5g L-1 de ágar. O tipo de luz não influencia a multiplicação in vitro de copo-de-leite, e o maior número de brotos (2,0) é obtido em 45g L-1 de sacarose. Observou-se maior número de folhas em luz branca (3,8) e azul (2,9), com 15 e 60g L-1 de sacarose, respectivamente. Maior comprimento dos brotos (3,7cm) foi observado em 60g L-1 de sacarose, e maior fitomassa fresca da parte aérea (1,07g) foi observada com a utilização de 60g L-1 de sacarose.
Que lindo!!!
ResponderExcluirNunca tinha visto copo de leite vinho....
Adorei!!!!!!
Seu blog está show!!!!
Bjus miga!!!!!
Isso não é copo-de-leite, é copo-de-vinho!!!
ResponderExcluir