PLANETA E VIDA. Aqui temos ângulos de observações ocasionais cotidianas, da natureza,com registro através de fotos e relatos de inspirações momentâneas,conhecimento ou pesquisados.Serão bem vindos os comentários e sugestões de acréscimos aos conteúdos postados,contribuindo assim para o surgimento de pontos de interrogações sobre nosso comportamento perante as vidas existentes em nosso planeta.
terça-feira, 22 de junho de 2010
LISIANTO - LINDA FLOR
Um lindo dia...no meio de uma manhã chuvosa...chegando o inverno, surge em minha frente um lindo homem inteligente, com um gesto meigo, displicente, mas repleto de muito amor e carinho com lindas flores nas mãos. Esse belo homem é meu marido e as flores...as belíssimas flores, um mimo para mim.
Um dia esse belo homem me disse: se às vezes nós nos desentendemos é porque não fomos criados juntos...não temos os mesmos costumes...não somos irmãos. E é realmente assim: desentendimentos ocorrem...conversamos...acabamos compreendendo os motivos e o “sol brilha novamente”. Assim, somos eternos namorados , valorizando o amor no dia a dia independente de datas comemorativas e quebras rondadas pela eventual tristeza.
Ah! já estava esquecendo .... é das flores que eu ganhei que eu quero falar e não do dia dos namorados nem de um gentil e grande homem.
Nome científico: Eustoma grandiflorum.
Família: Gentianaceae.
Nomes populares: lisianto, lisianthus, genciana-do-prado.
Etimologia: Lise e Anthos – flor de análise.Origem: Estados Unidos.
Características gerais: planta herbácea, caule ereto, pouco ramificada com 30 até 60 cm de altura. As flores são de diversas cores. As folhas são de coloração verde acinzentada.
Propagação: por sementes. Importante para nós que estamos em clima frio é que tolera bem o inverno.
Essas flores podem se azuis, rosa ou branca e indicam sofisticação.
Encontrei,em minhas pesquisas, uma poesia feita para essa flor:
À lisianto
Genciana-do-prado, a lisianto,
tem folhas lanceoladas qual tulipa
e o caule ereto como ripa
suporta linda flor, orvalho é pranto
da noite que a embeleza ao amanhecer,
confundida c’a rosa, flor-de-corte,
compõe muitos buquês, pode dar sorte
àquela que puder reconhecer
matizes coloridas dessa flor
resistente a geada tem cor branca,
vermelha, áurea, rosa ou até roxa.
Contendo assim destarte cor do amor,
em sombra crescerá numa barranca,
até com a velhice ficar coxa.(Oscar cravo)
Essa eu conheço pela floricultura nunca comprei mas é linda.
ResponderExcluirGanhei uma, do meu ex noivo, numa situação semelhante a sua história, tb no dia dos namorados. Ainda tenho, mas o caule brotou, deu folhas, mas só. Agora amarelaram as folhas e parece que vai morrer... resolvi procurar na internet informações para tentar salvar ela. E faz frio aqui no RS, não sei o que houve. Obrigada pelas informações. Beijos
ResponderExcluir