domingo, 6 de junho de 2010

DÁLIA







Sempre tenho flores onde moro, no jardim, na horta e até no pomar entre as árvores. Em sentido de carinho, e também por gostar de flores, meu eterno namorado sempre que possível coloca uma flor no vaso da mesa principal. Quando encontra, em suas caminhadas, uma flor silvestre diferente, certamente ela vai para o vaso adornar o nosso lar. Nós nos sentimos mais felizes espiritualmente com a presença das flores, elas aumentam nosso bem-estar e são requisitos indispensáveis à mesa ou em festividades. As flores acompanham-nos do nascimento até a morte. Damos flores por amor ou por amizade, para agradecer ou homenagear uma pessoa.
Hoje, passeando pelo jardim, vi as dálias floridas. Pensei logo em registrar, com uma foto, os lindos exemplares e escrever um pouco sobre esta flor tão bela quanto a deusa Afrodite.

A dália(Dahlia) é uma herbácia pertencente à família Asteracea de tamanho médio com até aproximadamente 1,50m. É originária do México. No final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri,levou a planta para a Europa.No Brasil veio com a imigração holandesa. O nome da flor é dedicada ao botânico sueco A. Dahl, que expandio as dálias pela região nórdica da Europa. Pelo surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias de formas variadas e de coloração branca, alaranjada, vermelha, amarela e pink. São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos. Se reproduz por meio de sementes, ramos ou divisão das raízes tuberosas.
A flor representa o reconhecimento, harmonia e gentileza, assim, dália amarela (união recíproca), dália rosada (delicadeza), dália vermelha (olhos abrasadores).
Além da ornamentação as pétalas das dálias podem ser usadas em saladas. A raiz pode ser cozida e utilizada como legume. Do tubérculo se extrai um extrato doce chamado dacopa, que é utilizado como bebida ou como aromatizante. A raiz é rica em amido inulina cujo sabor adocicado. Embora não seja absorvido pelo organismo, esse amido pode ser convertido em frutose, uma substância edulcorante para utilização pelos diabéticos.
. Especialistas modernos voltaram-se para a dália por razões médicas. Antes da insulina, diabéticos foram freqüentemente tratados por uma substância chamada amido Atlantic feitas a partir dos tubérculos da dália
A Dália é a flor oficial de São Francisco, Califórnia.

Classificação científica:
Reino:.........Plantae
Divisão:.......Magnoliophyta
Classe:........Magnoliopsida
Ordem:.........Asterales
Família:........Asteraceae
Gênero:........Dahlia

Um comentário:

  1. Parabéns, Maria, pelas dálias divinas. Sabes que sempre gostei de dálias, sem saber seu significado. Agora que sei, fico gostando ainda mais. Bacci.Muitas dálias vermelhas,rosadas e amarelas.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com