sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bela Bolacha





Oito horas e, lá vou eu caminhar ...caminhar por uma hora. Mas, passa guarita...passa guarita e outras e mais outra ...salva-vidas, gente feliz, passa garças...Só o tempo parece não passar. Que droga!!!Também pudera, quero caminhar por uma hora, o que não faço há muito tempo. Passa isso, passa aquilo, aquele outro. Estou agora parecendo o poeta Manuel Bandeira com O Trem de Ferro: Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada e sei lá ...Modesta eu em! Até parece que posso me dar ao luxo...dessa comparação. Mas faz bem sonhar... é bom lembrar. Só uma lasquinha de não ser modesta vale não é? Dizem que caminhar embeleza o corpo, ativa a circulação, queima calorias, gasta energia...Daí tem que repor ...daí, dá fome, mas aceito, essa vontade de colocar uma fruta ou quem sabe uma bolacha na boca, como sensação saudável. Com a vontade de comer, até vemos os alimentos...cria água na boca. Mas,como quem pensa encontra...aí está uma bolacha estatelada na areia, no sol ardente . Ai que fome!!!

As bolachas-de-praia vivem no mar, em profundidades rasas e levemente enterradas na areia da praia.Tem o corpo arredondado com espinhos suaves e móveis. Possuem um esqueleto calcário interno (endoesqueleto).A respiração é feita através de pés ambulacrários, modificados em brânquias. Quando jovem, a bolacha-da-praia ou bolacha do mar,permanece em estado larval passando por uma metamorfose até ficarem adultas. Alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo.
Reino:
Animalia

Filo:
Echinodermata

Classe:
Echinoidea

Ordem:
Clypeasteroida
Família:Mellitidae

Género:
Mellita ... encope


Espécie: Encope emarginata


Encope emarginata
Encope sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com