sexta-feira, 25 de junho de 2010

COPO- DE- LEITE COR DE VINHO






Dia 19 de maio...e nós, por um bom motivo, estávamos olhando a previsão do tempo: quinta pancadas, sexta feita chuva, sábado chuva.Mau tempo! No sábado vamos receber alguns amigos, não precisava chover...logo no sábado. Eu ficava preocupada pensando: era a primeira vez que nos visitavam, não os conhecíamos individualmente: seus gostos, suas atitudes,seus comportamentos... assim ficava difícil. Como receber? Abaixo de chuva, com a casa meio”bagunçada” e um tanto molhada pela chuva.Que nada: seja lá o que Deus quiser! Vou fazer um rizoto, salada e uma carne assada...para complemento, uma sobremesa. Selvino pensou logo em vinho, cerveja e refrigerantes. Coloquei na mesa pratos e acessórios... bem, agora é esperar que cheguem nossos esperados amigos.E continuar pensando: será que gostam de rizoto? Salada?... O importante é que eu já gostava muito deles mesmo sem conhecer em ambiente restrito. Enfim ...deu tudo certo, até o tempo colaborou.Ia esquecendo, até baile teve. O Diego, com sua gaita, alegrou ainda mais o ambiente.E como tem bom ouvido!
Mas para que dizer tudo isso? Se coloquei uma foto, tirada com um magnífico gesto... apenas um clic. Belíssima foto! Registro perfeito! Do quê? De belas flores que ganhamos de nossos amigos, entre tantos outros mimos.Como nos alegraram, quebraram o “gelo”... ficamos felizes.Muito obrigada, mais uma vez pela visita, pela amizade e pelos mimos, pelas flores que tanto admiro. Esse registro é dedicado a voces MENINAS: Marilene, Maria Ivonia, Luiza, Liane, Genair e Solange.Senti a falta de nossa afiliada, a Solange. Soube que ela ficou curtindo um nenem.Parabéns vovó! Isso também nos alegra.Obrigada também aos nossos nossos amigos Tibira e Diego por tudo.
Flores sempre agradam quem recebe e também alegram a quem as doa.Todas as cores de flores nos dizem algo de misto. As flores que ganhei são cor de vinho ...bordô. Assim dizem:é a cor que indica ausência de tensão, significa calma, auto-controle e dignidade. Representam inocência e pureza, associa-se ao símbolo da paz. Essas flores encontram-se na ponta dos pendões e no centro tem um pequeno bastão, em forma de cornetas.




.
As flores que recebi são tubérculo de copo-de-Leite, da variedade de flores "Vinho". É uma planta com bulbo. Suas folhas são decorativas e altam,ente exuberantes. Essa planta necessita de água, no entanto, nunca em excesso. Produz flores o ano todo, exceto no inverno em regiões extremamente frias.

Como multiplicar: plantar os bulbos diretamente no solo ou em vasos, em local com bastante claridade, levemente cobertos de terra. Cada bulbo contém de 2 a 9 gemas. A altura da planta poderá variar até 60 cm.


Os bulbos são, no momento, destinados unicamente para cultivo ornamental.

Zantedeschia aethiopica, conhecida como alcatraz, cala, cala de Etiopía, aro de Etiopía, lirio de agua, cartucho o flor del jarro, é una planta herbácea , de origen sudafricano, que se cultiva como ornamental por suas vistosas flores. É una planta perenne, da familia das aráceas.
Rebrota cada ano oferecendo suas flores na primavera. Necesita de muita água quando está florescendo. Para acelerar o ciclo, devemos cortar a flor antes de produzir semente, possibilitando assim que floresça novamente no próximo ano.
É uma planta muito tóxica. Quem primeiro fez a modificação das cores dessa planta foi o Técnico Ambiental Joaquim Tadeu Machado que desenvolveu o sistema para o plantio do Copo de Leite Colorido (Zantedeschia color.)
Trabalhos na Universidade do Paraná, por vários cientistas:
O espectro luminoso pode alterar a morfogênese das plantas por meio de uma série de processos mediados por receptores de luz, principalmente na região do vermelho e azul. O objetivo deste trabalho foi determinar um possível tipo de luz mais ativo que a luz branca, de forma a aumentar a eficiência da multiplicação in vitro de copo-de-leite e obter um nível ótimo de sacarose. Para isso, os tratamentos consistiram em quatro diferentes tipos de luz, sob os quais os explantes cresceram (branca, vermelha, azul e verde), fornecidos pelo espectro luminoso das lâmpadas fluorescentes coloridas T8 20W Ecolume 05/1 e sacarose (0; 15; 30; 45 e 60g L-1). O meio de cultura constituiu-se dos sais e das vitaminas de MS, adicionado de 5mg L-1 de BAP e 5,5g L-1 de ágar. O tipo de luz não influencia a multiplicação in vitro de copo-de-leite, e o maior número de brotos (2,0) é obtido em 45g L-1 de sacarose. Observou-se maior número de folhas em luz branca (3,8) e azul (2,9), com 15 e 60g L-1 de sacarose, respectivamente. Maior comprimento dos brotos (3,7cm) foi observado em 60g L-1 de sacarose, e maior fitomassa fresca da parte aérea (1,07g) foi observada com a utilização de 60g L-1 de sacarose.

terça-feira, 22 de junho de 2010

LISIANTO - LINDA FLOR




Um lindo dia...no meio de uma manhã chuvosa...chegando o inverno, surge em minha frente um lindo homem inteligente, com um gesto meigo, displicente, mas repleto de muito amor e carinho com lindas flores nas mãos. Esse belo homem é meu marido e as flores...as belíssimas flores, um mimo para mim.
Um dia esse belo homem me disse: se às vezes nós nos desentendemos é porque não fomos criados juntos...não temos os mesmos costumes...não somos irmãos. E é realmente assim: desentendimentos ocorrem...conversamos...acabamos compreendendo os motivos e o “sol brilha novamente”. Assim, somos eternos namorados , valorizando o amor no dia a dia independente de datas comemorativas e quebras rondadas pela eventual tristeza.


Ah! já estava esquecendo .... é das flores que eu ganhei que eu quero falar e não do dia dos namorados nem de um gentil e grande homem.


Nome científico: Eustoma grandiflorum.
Família: Gentianaceae.
Nomes populares: lisianto, lisianthus, genciana-do-prado.

Etimologia: Lise e Anthos – flor de análise.Origem: Estados Unidos.
Características gerais: planta herbácea, caule ereto, pouco ramificada com 30 até 60 cm de altura. As flores são de diversas cores. As folhas são de coloração verde acinzentada.
Propagação: por sementes. Importante para nós que estamos em clima frio é que tolera bem o inverno.
Essas flores podem se azuis, rosa ou branca e indicam sofisticação.
Encontrei,em minhas pesquisas, uma poesia feita para essa flor:
À lisianto

Genciana-do-prado, a lisianto,
tem folhas lanceoladas qual tulipa
e o caule ereto como ripa
suporta linda flor, orvalho é pranto

da noite que a embeleza ao amanhecer,
confundida c’a rosa, flor-de-corte,
compõe muitos buquês, pode dar sorte
àquela que puder reconhecer

matizes coloridas dessa flor
resistente a geada tem cor branca,
vermelha, áurea, rosa ou até roxa.

Contendo assim destarte cor do amor,
em sombra crescerá numa barranca,
até com a velhice ficar coxa.(Oscar cravo)

domingo, 6 de junho de 2010

DÁLIA







Sempre tenho flores onde moro, no jardim, na horta e até no pomar entre as árvores. Em sentido de carinho, e também por gostar de flores, meu eterno namorado sempre que possível coloca uma flor no vaso da mesa principal. Quando encontra, em suas caminhadas, uma flor silvestre diferente, certamente ela vai para o vaso adornar o nosso lar. Nós nos sentimos mais felizes espiritualmente com a presença das flores, elas aumentam nosso bem-estar e são requisitos indispensáveis à mesa ou em festividades. As flores acompanham-nos do nascimento até a morte. Damos flores por amor ou por amizade, para agradecer ou homenagear uma pessoa.
Hoje, passeando pelo jardim, vi as dálias floridas. Pensei logo em registrar, com uma foto, os lindos exemplares e escrever um pouco sobre esta flor tão bela quanto a deusa Afrodite.

A dália(Dahlia) é uma herbácia pertencente à família Asteracea de tamanho médio com até aproximadamente 1,50m. É originária do México. No final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri,levou a planta para a Europa.No Brasil veio com a imigração holandesa. O nome da flor é dedicada ao botânico sueco A. Dahl, que expandio as dálias pela região nórdica da Europa. Pelo surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias de formas variadas e de coloração branca, alaranjada, vermelha, amarela e pink. São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos. Se reproduz por meio de sementes, ramos ou divisão das raízes tuberosas.
A flor representa o reconhecimento, harmonia e gentileza, assim, dália amarela (união recíproca), dália rosada (delicadeza), dália vermelha (olhos abrasadores).
Além da ornamentação as pétalas das dálias podem ser usadas em saladas. A raiz pode ser cozida e utilizada como legume. Do tubérculo se extrai um extrato doce chamado dacopa, que é utilizado como bebida ou como aromatizante. A raiz é rica em amido inulina cujo sabor adocicado. Embora não seja absorvido pelo organismo, esse amido pode ser convertido em frutose, uma substância edulcorante para utilização pelos diabéticos.
. Especialistas modernos voltaram-se para a dália por razões médicas. Antes da insulina, diabéticos foram freqüentemente tratados por uma substância chamada amido Atlantic feitas a partir dos tubérculos da dália
A Dália é a flor oficial de São Francisco, Califórnia.

Classificação científica:
Reino:.........Plantae
Divisão:.......Magnoliophyta
Classe:........Magnoliopsida
Ordem:.........Asterales
Família:........Asteraceae
Gênero:........Dahlia

quarta-feira, 26 de maio de 2010

OURIÇO









Barulho! Noite escura! O que será? Lá vou eu olhar...dando “de cara” com uma bola cheia de pontas, no local onde coloco alimento aos passarinhos.Para identificar melhor fui chegando cada vez mais perto. Estranho, a bola começou aumentar rapidamente o tamanho e se mexeu. Apesar de pouca luz, dava perfeitamente para ver que era algo vivo, calmo e meigo assim como feio por ser espinhento. Encurtando minha história: era um Ouriço. É claro, quem identificou foi o Selvino. Aos poucos o bichinho voltou a forma normal e ainda esperou ser fotografado. Desse dia em diante, ele volta todas as noites.Falo com ele para ver se consigo domesticá-lo. Após isso, corri para a pesquisa, querendo saber o que comem....quais são seu hábitos...enfim,queria saber tudo sobre esse novo visitante.
Os ouriços são mamíferos pertencentes à família Erinaceidae.
Possuem o dorso coberto por espinhos curtos e lisos, e as partes inferiores por pelos.
Há no mundo 16 espécies de ouriços divididas em cinco gêneros.Possuem hábitos noturnos e alimentam-se de insetos, moluscos e vegetais. Eles tem entre 20 a 25 cm em adulto e vive em média entre 4 a 6 anos, podendo nos casos mais raros chegar aos 10 anos. Após o nascimento deve-se esperar seis a sete semanas para levar para casa. O Ouriço demora cerca de 2 semanas a adaptar-se à nova casa. Os animais mais velhos adaptam-se bem a novos donos desde que tenham sido bem tratados. Por volta dos 10 meses, os ouriços tornam-se adultos, pesando em média meio quilo.
Os seus predadores principais são as corujas e os furões. Possui mimetismo e quando ameaçado ou atacado enrola-se formando uma bola, ficando apenas a pequena face descoberta de espinhos,desanimando assim os inimigos predadores.
São animais importantes no controle de pragas tendo em vista que são capazes de comer insetos e outros pequenos animais correspondentes ,em quantidade, ao seu peso.
Uma diferença importante entre o ouriço e o porco espinho é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos. Começou a ser criado em cativeiro por volta de 1980 no Reino Unido. O Ouriço Pigmeu Africano, Atelerix algirus, é a espécie mais comum em cativeiro. Os criados em cativeiro mantém ainda muito do seu comportamento selvagem por isso devem ser comprados em casas de confiança para que seja possível estabelecer com eles uma relação próxima. Os ouriços capturados são ilegais.
Antes de levar um ouriço para casa é importante ter uma gaiola, que não tenha grades em baixo, ou uma alta caixa plástica transparente . É importante que tenha um esconderijo, roda de exercício, outros brinquedos e recipiente para comida e água. A gaiola deve ser espaçosa. As medidas mínimas são: 60 cm de comprimento, 20 de largura e 30 de altura. Em cativeiro a alimentação deve ser rica em proteína e pobre em gordura. A comida light de gato, fruta fresca, vegetais, carne cozida e insetos
Estes animais gostam de ambientes mornos, entre os 20 e os 26 ºC. Abaixo dos 15 ºC, os ouriços hibernam, sendo que este hábito está também ligado à falta de alimento. Contudo, para os Ouriços Pigmeus Africanos, este comportamento pode ser letal, morrendo geralmente 72 horas após ter entrado em hibernação devido à falta de comida ou hipotermia. São animais solitários, territoriais e noturnos. Passam a maior parte do dia dormindo, mas se forem incentivados podem alterar os seus hábitos, mantendo sessões regulares de brincadeira durante o dia. Gostam de ter uma gaiola só para eles ou partilhá-la com um ouriço do sexo oposto. Não toleram, contudo, a companhia de ouriços do mesmo sexo.
Classificação Científica:
Reino.........................Animalia
Filo............................Chordata
Classe........................Mammalia
Superordem................Laurasiatheria
Ordem........................Erinaceiomorpha
Família........................Erinaceidae
(G.Fischer – 1814)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

IRRIGAÇÃO & VIDA







Irrigação é um método que fornece água ao solo para suprir as necessidades hídricas das plantas. A história da irrigação começou no Egito aproximadamente 5.000 anos atrás. O Faraó Ramsés III propiciou a construção de diques, represas e canais,para melhorar o aproveitamento das águas do Rio Nilo .Hoje a irrigação é tida como sinônimo de eficiência e segurança .O Brasil possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Esta constatação nos deixa acomodados. Geralmente não pensamos na possibilidade de períodos de estio quando fazemos uma plantação em um jardim , pomar, horta e lavoura. Assim, nos brasileiros, na maioria das vezes, não usamos técnicas de irrigação podendo assim ocasionar “dor de cabeça” por prejuízos em relação aos objetivos propostos na hora do plantio.
Práticas que conduzam a um manejo de irrigação eficiente, no qual haja redução das perdas, seria uma preocupação e um gasto a menos tendo em vista os benefícios que surgirão.
Há poucos dias observei o sistema de irrigação por gotejamento usado em Israel. Esse sistema possibilita economizar água e garantir ao solo umidade necessária para produção.
O sistema de gotejamento enterrado é exemplo de economia de água, redução de custos e aumento da produção, além de possibilitar menor impacto ambiental no solo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MAGESTOSA OLIVEIRA





Tenho no pomar uma jovem oliveira com um tempo de vida ainda pequeno, somente doze anos. Hoje observando as árvores, cheguei bem próximo a ela. Parei e meus olhos se voltaram para contemplá-la. Admirando-a vi seus galhos à espera de um ninho, seu tronco pedindo um abraço e seus ramos aguardando a floração para o surgimento de futuros frutos. Patética, ali parada, ainda pensei poeticamente em sua sombra, que por ventura um dia poderá servir de aconchego nos dias quentes em que o sol brilha forte. O que mais...ah, se a chuva vier, ela também poderá ser um bom abrigo. Fico me perguntando: por que somente agora estou agindo assim, com pensamentos até poéticos, em relação a minha oliveira? É que, há poucos dias, fiz um magnífico registro de uma oliveira em um local muito especial: em Israel, no Monte das Oliveiras. Com cuidado, procurei um bom ângulo para que a foto ficasse com enquadramento perfeito e que mostrasse também a preciosidade dos pormenores. Do tronco, espesso e retorcido, surgiam ramificações com lindas folhas prateadas. Registrar uma oliveira com mais de dois mil anos não é fantástico? É preciso ir à Terra Santa para dar valor a uma oliveira? Não, mas as de lá são realmente encantadoras, pelo diâmetro e pela idade – mais de dois mil anos de vida. Com isso, minha mente entrou em ação surgindo enúmeras e curiosas perguntas. Então, o jeito foi ler para abrandar um pouco minha curiosidade e entender melhor a utilidade de seus frutos, tronco, ramos e folhas.
Como quando estive em Israel a Bíblia foi aberta muitas vezes, também repeti esse gesto para ver em quais circunstâncias apareciam as oliveiras. Santíssima! São incontáveis as vezes que encontre, em várias passagens, essa palavra. Entre elas, em um contexto, a que mais gostei: Gênesis 8:11 - E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
Cientificamente é chamada Olea europaea

As oliveiras datam da Era terciária e se situavam na Ásia menor, provavelmente na Síria ou Palestina, região onde foram descobertos vestígios datados da Idade do Bronze. Em toda bacia do Mediterrâneo foram encontradas folhas fossilizadas.
O mais antigo registro de plantio no Brasil foi em 1800, trazidas pelos açorianos. O Brasil é o sétimo maior importador mundial de azeite de oliva e o segundo de azeitonas.
A árvore é de crescimento lento e pode atingir 20 metros de altura. Os cultivadores costumam podar para facilitar a colheita.As raízes são longas e podem chegar até seis metros de profundidade.Possuem folhas perene. As flores são brancas ou amarelas e hermafroditas, mas podem no entanto ser funcionalmente monossexuadas. A flor compõe-se de 4 sépalas e 3 pétalas crescidas.Na inflorescência surgem de dez a quarenta lores. A partir da flor forma-se, após a polinização, o fruto chamado de azeitona de onde é retirado o azeite com a composição média de uma azeitona é água (50%), azeite (22%), açúcar (19%), celulose (5,8%) e proteínas (1,6%). O azeite que é empregado como alimento, combustível, e ungüento. Como alimento o uso de azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso é devido, segundo pesquisas, ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. É rica em vitamina E. Previne a arteriosclerose e acelera as funções metabólicas.
De seu tronco, raízes e folhas, se trabalhados, surgem belas obras de arte criadas por artesões. Também são usadas para pisos, aberturas, forros e outros acabamentos em construções de casas.
Classificação Científica:
Reino: Plantae
Classe: Magnoliophyta
Ordem: Lamiales
Família: Oleaceae
Gênero: Olea Espécie: O.Europeae

sábado, 1 de maio de 2010

TUMBAS DORMINDO



O sol era escaldante... o vento muito frio...Fiz muito, mas muito mesmo, esforço físico em uma longa caminhada.Foi em abril de 2010. Muitos monumentos escavados na rocha. Ia esquecendo de dizer, foi em Petra que estive. Petra, sim andei em Petra! Quero voltar, quem sabe um dia, para percorrer vagarosamente e observar melhor todos os detalhes e poder entender tudo o que aquele complexo arquitetônico, cheio de magia significava para as pessoas há 300 anos AC. A cada dia, devido ao intemperismo, vai morrendo..morrendo e fica ainda mais VIVA, cheia beleza e histórias. Por ser grandiosa, fascinante, enfim uma das maravilhas do mundo, é muito difícil descrever.Mas vou rasgando o tempo e colocando os sentidos em ação para dizer: meus olhos ficaram fascinados pelo colorido em tons rosado até o laranjado.Em alguns pontos, todas as cores podiam ser vistas nas rochas devido à diversidade de minerais nelas existentes. E os detalhes dos pormenores esculpidos, cada um, com um significado diferente, marcando dias, semanas, meses, anos e até luas. Ao deslisar as mãos, senti a delicadeza, parecia cetim ou fino veludo. A” voz do silêncio”fez com que subisse arrepios dos pés a cabeça e com isso centenas de interrogações. Andamos pelo desfinadeiro por três horas entre rochas esculpidas, a multidão de pessoas , carruagens, burros, dromedários e para ornamentar mais ainda, algumas aves. Observei que deram valor fantástico para a Câmara do tesouro. Sim, é realmente belíssimo.Mas encontrei grandiosidade e utilidade em pequenos canais que esculpiram na rocha, em todo percurso, para levar água aos que ali viviam, os antigos nabateus.