PLANETA E VIDA. Aqui temos ângulos de observações ocasionais cotidianas, da natureza,com registro através de fotos e relatos de inspirações momentâneas,conhecimento ou pesquisados.Serão bem vindos os comentários e sugestões de acréscimos aos conteúdos postados,contribuindo assim para o surgimento de pontos de interrogações sobre nosso comportamento perante as vidas existentes em nosso planeta.
sábado, 23 de outubro de 2010
Cantinho de alumínio
Em meu cantinho, quando abro a porta dos fundos, vejo um lindo tapete denso, de coloração verde com matizes em prata. Está revestindo um pequeno canteiro e se integrando perfeitamente com outras plantas ali existentes. Essa forração compacta que parece ter sido salpicada com tinta de alumínio, está quebrando a monotonia do muro de pedras e da escura calçada. Popularmente é chamada alumínio, planta-alumínio, pilea-alumínio, piléia ou asa de barata. É riginária do Vietña. A floração surge no verão, deixando-a cheia de confetes pequeninos e brancos.
A piléia está me encantando tanto que pretendo fazer uma bordadura em um outro canteiro para dar um contraste com as flores coloridas.
Classificação científica:
Nome científico: Pilea cadierei
Família: Urticaceae
Divisão:Angeospermae
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Arco lilás - bela glicinia
Desperta ! Chega de ficar escondida...não dorme tanto. Procura sentir a mudança de estação...há um clima suave e novo abrindo espaço ao teu redor, deixando o ar mais nobre, perfumado e rômântico. É primavera!
Eu não estava falando “com meus botões”, a conversa era com minha glicínia. Se bem que não é só minha, pois quem mais cuidou foi o Bello, meu marido.
Pedi tando e com tanta frequência e intimidade que ela,a glicínia,resolveu em um belo dia ,mostrar timidamente seus graciosos cachos repletos de botões. Agora está toda florida. Se vestiu de lilás, forrando um arco e assim ornamentando o jardim.
As glicínias são da família das Leguminosas, a das ervilhas ou feijões. A semente dá em uma vagem e são tóxicas. A reprodução pode ser por sementes ou mergulhia.
Existem glicínia nas cores azul, rosa, roxas , violeta e branca. A flor é perfumada e muito apreciada pelas abelhas, sendo assim valiosa para os apicultores.
Como trepadeira, tem que ter um tutor, mas dependendo da poda pode ficar um arbusto. Dá também para cultivar como bonsai. A poda deve ser feita dois meses após a floração ou efetuada duas vezes por ano, no inverno e a segunda no verão.
Temos:
Wisteria floribunda ou multijuga: nativa do Japão. Tem os cachos mais longos e em menor quantidade do que a originária da China.
Wistoria sinensis; Da China
Wisteria frutescens: Americana. Tem os cachos pequeninos e as flores só dão em brotos novos.
Wisteria macrostachy ou Kentucky: é cultivada no sudoeste dos Estados Unidos.
Os Gregos e os Romanos usavam glicínias para que o amor conjugal fosse duradouro. Ao presentear, tem o significado de ternura, amizade
Classificação:
Divisão:
Magnoliophyta
Classe:
Magnoliopsida
Ordem:
Fabales
Família:
Fabaceae
Género:
Wisteria
Assinar:
Postagens (Atom)