PLANETA E VIDA. Aqui temos ângulos de observações ocasionais cotidianas, da natureza,com registro através de fotos e relatos de inspirações momentâneas,conhecimento ou pesquisados.Serão bem vindos os comentários e sugestões de acréscimos aos conteúdos postados,contribuindo assim para o surgimento de pontos de interrogações sobre nosso comportamento perante as vidas existentes em nosso planeta.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
O SAPO QUE FICOU DOIDO
Era Natal, comemoração do nascimento de Jesus. Festa familiar, com direito a roupa bonita, música natalina, amigo oculto e uma ceia simples, mas apetitosa, regada a espumante. Chique né? Abraços, pose para fotos...sorrisos e até gargalhadas. As horas passaram...os parentes foram saindo...ficamos nós e as danadas das CRIANÇAS juntamente com suas namoradas. Ufa!!! Foi muito bom!Foi maravilhoso! Daí, sentamos na frente da casa, agora já eram descamisados, pois fazia um calor quase insuportável naquela noite. Eles, naquelas alturas, já estavam alegres, uns até demais...rolava piadas e brincadeiras ... estavam quase esponjas embebidas, pois a cerveja já corria solta. Quando der repente, adivinha quem chegou? Um sapo! Susto, que susto nada, foi uma farra total. Coitado, estava expresso na cara dele a vontade de soltar a língua e apanhar algum alimento. Já era muito tarde, altas horas e então quase que gritando eu disse: crianças, pra cama! Todo mundo, vamos...vamos. Nós fomos, mas elas ficaram. Elas, as CRIANÇAS de quem falo, são bem crescidas...já adultos, formados e independentes, só que na casa dos pais são sempre os PEQUENOS. Daí em diante não fomos testemunhas e nem participamos de mais nada. Mas, no outro dia, com muito orgulho, contaram eles as bravuras realizadas. Aprontaram, e como! Pegaram um pedaço de panetone, embeberam na cerveja, amarraram em um cordão e jogaram para o sapo. Fizeram isso muitas vezes, sem dó nem piedade, até que o sapo começou a perder o equilíbrio e ficou doidão, já não acertava mais a pontaria para pegar o pãozinho. Fiquei com uma dor por dentro quando me contaram. Não gosto que maltratem os animais. Coitado!!! Tiraram até foto dele. Mas, aproveitando o desastre, já que estamos falando de sapos, vamos saber mais sobre os viventes.
O sapo cururu é um anfíbio que tem uma fase de vida terrestre e outra aquática. São muitas espécies de sapos sendo que a maioria vive perto da água. Se alimentam principalmente de insetos vivos ou mortos, restos orgânicos bem como plantas. A pele do sapo-macho é mais rugosa e seca do que a fêmea.
Eles passam por um período de metamorfose. O ciclo reprodutivo começa com a postura dos óvulos pela fêmea e pela fertilização destes pelo macho. A fêmea deposita de 4 a 36mil ovos, de cor preta, em cada ninhada e em qualquer época. Os ovulos são postos em filamentos perto de plantas ou objetos que emergem. Medem de 4 a 5 milímetros de diâmetro e são envolvidos por um muco transparente e gelatinoso. Eclodem entre 10 a 16 dias após a postura e deles nascem girinos que levaram 30 a 60 dias para chegar à fase adulta. O macho (cururu) coaxa para atrair a fêmea. Possuem glândulas, espalhadas nas costas,que produsem um líquido branco,leitoso e tôxico.Quando se sentem ameaçados liberam essas toxinas. A intoxicação é através do contato direto do veneno com mucosas ou ferimentos. Osapo-cururu não possue órgão para inocular o veneno É só apertando-o de forma que as glândulas liberem.A péle do sapó pode ser usada como couro para roupas e acessórios.
As diferenças entre macho e fêmea são determinadas pela coloração, os machos possuem cor amarela-pardacenta uniforme e as fêmeas cor sépia e no comprimento os machos são menores que as fêmeas. Possuem hábitos noturnos.
Os sapos são úteis ao homem porque comem muitos vermes, lagartas e insetos nocivos de várias espécies.
REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Amphibia
ORDEM:Anura
FAMÍLIA:Bufonidae
GÊNERO:Rhinela
ESPÉCIE:Rhinela jimi (Stevaux,2002).
???????????????
O nome cururu é a designação popular dada aos sapos do gênero Rhinella. Entre as espécies conhecidas por esse nome estão:
Rhinella marina
Rhinella schneideri
Rhinella icterica ou jimi
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Uma ninhada de corujas
ROSAS PARA VOCÊ
Essas rosas ofereço ao meu marido que me proporciona incentivo para dar continuidade ao blog e aos visitantes com muito afeto e meus agradecimentos.
O que dizer de uma rosa? Por si só ela já diz tudo.Nem me atrevo escrever, nem vou pesquisar sobre elas.Essa roseira,da foto, tem muitos anos,nem sei quantos, mas todo ano ela é podada com muito carinho, na época certa e a retribuição são rosas cada ano mais lindas e mais perfumadas. Mas, já que não vou falar muito, que tal uma canção popular. Uma canção para brincar de roda, dessas que não deixa ninguém parado:
O Cravo Brigou Com a Rosa
O cravo brigou com a rosa,
Debaixo de uma sacada,
O cravo saiu ferido,
E a rosa despedaçada
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar,
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pô-se a chorar.
Autor??????????
ÁGUA-VIVA
E lá vem o Diário de Santa Maria...Jornal que lemos, para confirmar as notícias já espalhadas por outros meios de comunicação.Lemos para saber se realmente ocorreu aquele assalto, aquele acidente, quem faleceu..vitórias e derrotas de jogos...buracos na estrada....Mas tem algo que, para mim, salva o jornal: das crônicas, o caderno saúde, perguntas do leitor.Mas, como tantas outras pessoas, eu também gosto de ler, e entre as leituras encontrei uma reportagem sobre a água viva.Como há poucos dias tinha visto uma no Litoral Norte, li um pouco sobre esse animal também chamado de alforreca.
SANTA MARIA QUER SABER ( Do jornal Diário de Santa Maria, 26.01.2011)
QUAIS os PERICOS DA ÁCUA-VIVA?
o verão está aí, e os frequenta-
dores das praias precisam tomar
cuidado com as águas-vivas. Es-
ses anímaís.também conhecidos
como mães d'água ou medusas,
provocàm queimaduras que
podem ser muito perigosas. Em
contato com a pele, elas liberam perigosa é a medusa, em forma-
uma toxina venenosa que está to de guarda-chuva, e a caravela,
concentrada nos seus tentáculos parecida com balão de ar. Para os
e serve para imobilizar as presa,s. primeiros socorros, é necessário
Alguns sintomas sãodores,cocei- lavar com vinagre e aplicar com-
ras e bolhas no local queimado. pressas de pasta de vinagre com
Todas são venenosas, mas alguns farinha de trigo,nunca-lavar com
tipos de veneno são inofensivos água da torneira e evitar expor a
para o corpo humano. A espécie queimadura ao sol,
As medusas ou águas vivas vivem nomar em águas claras e quentes. É um animal gelatinoso com tentáculos moles e boca no centro do corpo. O tamanho vai de 2cm até 2m. O corpo é formado por 98% de água. Para se locomover lançam um jato de água. São unissexuadas – põe ovos e tem estágio larval. Tem coloração branco azulado. É um animal simples, platônico e perigoso. As queimaduras dão formigamento, bolhas, calafrios, febre e mal estar geral. Para o alívio e bom colocar bicarbonato de sódio ou ácido bórico.
A água viva quando adulta, após três meses, é denominada de medusa. A palavra vem da mitologia grega: medusa é uma criatura que tem cobras na cabeça e transformam o homem em pedra.Isto é, paralizam. Em inglês á chamada jellyfish –peixe geléia
Classificação:
FILO: Coelenterata
CLASSE: Schiphozoa
ORDEM: Acalephae
FAMÍLIA: Semeostomidae
NOME CIENTÍFICO: Cyanea lamarchi
Cnidarias( filo) :do grego knidos quer dizer irritante.O filo também chamado Coelenterata:da palavas grega coela, o mesmo que cela ou espaço vazio e enteros, intestino
Bela Bolacha
Oito horas e, lá vou eu caminhar ...caminhar por uma hora. Mas, passa guarita...passa guarita e outras e mais outra ...salva-vidas, gente feliz, passa garças...Só o tempo parece não passar. Que droga!!!Também pudera, quero caminhar por uma hora, o que não faço há muito tempo. Passa isso, passa aquilo, aquele outro. Estou agora parecendo o poeta Manuel Bandeira com O Trem de Ferro: Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada e sei lá ...Modesta eu em! Até parece que posso me dar ao luxo...dessa comparação. Mas faz bem sonhar... é bom lembrar. Só uma lasquinha de não ser modesta vale não é? Dizem que caminhar embeleza o corpo, ativa a circulação, queima calorias, gasta energia...Daí tem que repor ...daí, dá fome, mas aceito, essa vontade de colocar uma fruta ou quem sabe uma bolacha na boca, como sensação saudável. Com a vontade de comer, até vemos os alimentos...cria água na boca. Mas,como quem pensa encontra...aí está uma bolacha estatelada na areia, no sol ardente . Ai que fome!!!
As bolachas-de-praia vivem no mar, em profundidades rasas e levemente enterradas na areia da praia.Tem o corpo arredondado com espinhos suaves e móveis. Possuem um esqueleto calcário interno (endoesqueleto).A respiração é feita através de pés ambulacrários, modificados em brânquias. Quando jovem, a bolacha-da-praia ou bolacha do mar,permanece em estado larval passando por uma metamorfose até ficarem adultas. Alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo.
Reino:
Animalia
Filo:
Echinodermata
Classe:
Echinoidea
Ordem:
Clypeasteroida
Família:Mellitidae
Género:
Mellita ... encope
Espécie: Encope emarginata
Encope emarginata
Encope sp
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Sabem, aquele ventilador de teto, uma engenhoca de mau gosto que colocam no centros dos ambientes. Pois é, eu sempre relutei em ligar essa geringonça. Mas em um dia abafado, sufocante e infernal resolvi testar. Fiquei estendida no sofá, quarando...olhando para o teto e aquilo fazendo malabarismo adoidado, sempre igual, eu só via uma roda feita pelas palhetas,tão grande a velocidade. Grande ou pequena são medidas que dependem de cada observador. Mas isso não importa e, é óbvio, que eu não fiquei ali por muito tempo. Com minhas pernas inquietas (o mal de 5% da população de meia idade) saí por aí ... desci para a praia e fiquei observando o mar, as pessoas, o tempo, mas tudo parecia ficar girando ...minha retina ainda não estava bem acomodada. Olhei para baixo e comecei a fazer com o pé e com o corpo, movimentos de corrupio, assim como aquele doido ventilador. Vai e vem, vem e vai, até que meu pé girando, deu de encontro com algo espinhento, uma casca dura ,com matizes de bege. O que é isso? Pára pé! E o pé, aos poucos, foi perdendo a velocidade... grande coisa! Uma casca de siri!!!
São animais de casca dura (crustáceos) com dez patas – parente próximo do caranguejo – com um pouco a mais de agilidade devido o último par de patas que são nadadeiras.Os ovos ficam abaixo do abdome. A fêmea Podem levas dois milhões de ovos. O tempo de incubação é de 15 a 17 dias aproximadamente. Tem um período larval de de até 24 dias. A alimentação é a base de crustáceos pequenos,moluscos, e outros pequenos animais mortos. A carne do siri é muito apreciada daí seu valor comercial.
.
Wikispecies
Callinectes sapidus
Classificação científica
Reino:
Animalia
Subordem:
Pleocyemata
Infraordem:
Brachyura
Superfamília:
Portunoidea
Família:
Portunidae
Assinar:
Postagens (Atom)