segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O jacaré zoiudo





Aós chegarmos de uma encantadora e prazerosa viagem enviamos um e-mail para aqueles que nos receberam dizendo que tínhamos chegado bem e agradecer a hospitalidade e o carinho.


De Maria e Belo
Para: sobrinhos de MS
Agradecimento:

Queridos sobrinhos, ficamos muito agradecidos pelo aconchego, hospedagem e atenção na casa de vocês. Ainda bem que já tínhamos o retorno marcado, contrario teriam visita por mais dias. A cidade e o lar de vocês são acolhedores. Voltaremos para pegar JACARÉ a unha e esperamos que o futuro administrador de fazenda  e a namorada estejam por lá para testemunhar as bravuras.O CD e DVD de Porto Murtinho são muito lindos. Que esta maravilhosa cidade  continue crescendo. Com gratidão nosso abraço a vocês extensivo a cozinheira e aos amigos de vocês que conhecemos por lá. Com carinho nosso abraço.

Quando escrevi a palavra jacaré, minha massa cinzenta agiu rápida e veio de imediato, e em um relance, o pensamento que poderia aproveitar esse animal, que faz suar mesmo no frio, como assunto para meu blog e relembrar o tanto que ainda havia na memória do  temido e assustador “zoiudo”( não do de  Marvel Comics nem Peter Quinn) com cobiça insistente.

O jacaré é um réptil carnívoro, muito rápido tanto na terra como na água. O nome jacaré vem do Tupi îakaré, è típico do México e América do Sul. É semelhante ao crocodilo do qual se diferencia por ter membrana entre os dedo das pata traseiras e a cabeça mais curta e mais larga. O jacaré possui quatro dentes caninos que se encaixam na mandíbula superior e no crocodilo ficam expostos quando ele fecha a boca.
O jacaré ao nascer mede aproximadamente  30cm  e  na maturidade 1,80. O jacaré-açú pode chegar até 6m. Pode atingir 300 kg e viver até 100 anos. No Brasil existem vários tipos: jacaré nego ou do pantanal, jacaré-açú ou gigante, jacaré-do-papo-amarelo ou ururau, jacaré-coroa ou paguá e o  caimão-de-cara-lisa. Os jacarés se agrupam durante o dia para tomar sol e durante a noite saem para caçar. Alimentam-se de peixes, moluscos,  aves, pequenos mamíferos e outros. Possui 80 dentes que utilizam quando a presa é grande. Para locomoção usam a cauda de maneira ondulatória. Quando estão nadando os olhos e as narinas ficam acima da superfície da água. Acasalam-se na água e logo a fêmea faz um ninho na vegetação na beira do lago, onde coloca os ovos ( 40 a 50 uma vez ao ano) que eclodem  após um mês de incubação.

http://www.infoescola.com/repteis/jacare/