PLANETA E VIDA. Aqui temos ângulos de observações ocasionais cotidianas, da natureza,com registro através de fotos e relatos de inspirações momentâneas,conhecimento ou pesquisados.Serão bem vindos os comentários e sugestões de acréscimos aos conteúdos postados,contribuindo assim para o surgimento de pontos de interrogações sobre nosso comportamento perante as vidas existentes em nosso planeta.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
A Bola Espinhenta
Era Finados, e como todos os anos, mantendo o costume, fomos ao cemitério em Lajeado–RS. Após a visita aos falecidos resolvemos ir até aos parentes em Arroio do Meio, pertinho de onde estávamos. Fiquei encantada com o jardim de Dona Lina. Um jardim diferente: tinha verduras, legumes, frutas e muitas flores em um espaço pequeno e bem aproveitado. Às vezes sou um pouco exagerada nos elogios e então comecei a dizer muitas vezes o quanto estava apreciando e achando tudo muito belo. Eu não estava sendo falsa, estava realmente deslumbrada com a beleza e com tantas variedades de plantas ali encontradas. Dona Lina vendo meu interesse pelas flores, foi colhendo mudas de tudo o que encontrava pela frente. Gente! Que loucura! Acabei trazendo uma braçada de mudas que quase não podia carregar. Nunca havia antes ganho tantas plantas diferentes. Entre elas tinha uma bola espinhenta, rústica, a qual me deu um trabalhão danado para plantar. Era um cacto magnífico que desabrochou suas flores no ano seguinte.
É um cacto rústico e mamilar que emite brotações com muita freqüência. As flores,com haste grande, de coloração rosa ou branca, são majestosas e muito perfumadas. Duram pouco tempo, abrindo quando anoitece sendo que seu esplendor segue até o dia seguinte quando começa a murchar.
Floração: Primavera/Verão
Distribuição: encontrado no deserto ou em montanhas em altitudes elevadas, mas consegue se adaptar muito bem em regiões tropicais. Comum na Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Exposição Solar: Pleno Sol
Forma: Globosa
Raridade: Comum
Método de Propagação: Sementes e Estacas
Outros nomes: Cereus oxygona, Cereus multiplex, Echinopsis multiplex, Echinopsis schwantesii, Echinopsis paraguayensis
Classificação:
Reino:plantae
Subreino:Tracheobionta
Família: Cactaceae
Divisão:Magnoliophyta
Classe: agnoliopsida
Subclasse:Caryophyllidae
Ordem:Caryoplyllales
Família: cactaceae
Subfamília:Cactoidese
Gênero: mammillaria
Espécie: Echinopsis oxygona
Fontes:
http://kaktaria.blogspot.com/2010/10/echinopsis-oxigona.html
http://es.wikipedia.org/wiki/Echinopsis_oxygona
http://www.pueblocactus.com/pt/noticias.html
http://www.cactusedintorni.com/es/Cactacee-D-H/echinopsis.html
http://kaktaria.blogspot.com/2010/10/echinopsis-oxigona.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fiquei muito feliz com sua visita e por ter se tornado seguidora do blog. Não sou conhecedora da área da biologia das plantas mas apenas uma amante das plantas e da natureza em geral, por isso faço o blog na condição de amadora no duplo sentido. Qualquer sugestão de sua parte será sempre bem vinda. Um grande abraço.
ResponderExcluirConheci esta bola,sim cactus...também achei linda elogiei,elogiei mas não ganhei a muda.A flor é linda.
ResponderExcluirPassei por aqui para retribuir sua visita e me "apaixonei" pelo seu blog. Amo plantas, tenho as que cabem em um apertamento.. Aqui no seu blog ficamos a conhecer pelo nome as que só conhecemos pelo "apelido".
ResponderExcluirAbraço e continue me visitando para conhecer minhas plantinhas
Rê
Znajomy dał z serca szczepki, bo pięknie rosną. Pozdrawiam
ResponderExcluirVelkommen som følger af min blog. Du skriver meget poetisk om tingene og jeg får også lyst til at følge din.
ResponderExcluirVh. Jørn
Jensen, seja bem vindo.Obrigada
ResponderExcluirLovely flower pictures
ResponderExcluir