quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sedum morganianum - DEDO DE MOÇA





Suculentas:a espécie que vou comentar tem bom gosto ...adoram o calor...o pleno sol, produzem estrelinhas...folhas como um dedinho, e um verde encantador. Não é o suficiente para serem belas!
Sedum morganianum é uma suculenta originária do México e popularmente chamada de o rabo-de-burro, cauda-de-burro, bananinhas, dedinho-de-moça, dedo-de-moça, arroz-de-rato ou rabo-de-cavalo. Possui folhas carnosas pontiagudas que revestem as hastes, têm coloração verde a amarelada. Produzem flores pequenas em forma de estrela. Apropriada para vasos suspensos devido aos ramos pendentes. O ciclo de vida é perene.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, com regas periódicas. Tolera ao frio, mas não suporta geadas. Multiplica-se por galhos, ramos ou folhas.
CLASSIFICAÇÃO
Divisão:Angiospermae


nome Científico: Sedum morganianum

Reino:Plantae

Classe: Magnolipsida
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulaceae

Espécie: S. Morganianum

22 comentários:

  1. Oii! Queria saber se essa plantinha gosta ou não de muita água! Aqui onde moro o clima é bem quente, então posso aguar de quantos em quantos dias? Muito obg! Tchaaau!

    ResponderExcluir
  2. Priscila,obrigada pela visita. Essa plantinha deve ser regada quando o solo onde está plantada começar a ficar seco.Aqui, no verão,a temperatura é alta, dou água de dois em dois dias.

    ResponderExcluir
  3. Olá, novamente é eu... rsrsrs. Mas eu já vi uns dedos de moça que é um verde mais escuro, e outros mais foscos, que nem o seu. O que faço para que ele fique um verde vivo? Ele necessita de muito sol? Por que onde irei plantar, é na sombra. Será que vai dar certo?? Obg! Tchau!

    ResponderExcluir
  4. Á me esqueci de perguntar uma coisa no primeiro comentário. Já vi dedos de moça, que só de encostar a mão, as ''folhinhas'' caem. O que causou isso? Será que é falta de água? E uma mudinha só, já vai se formando outras, até ficar que nem o seu vaso? Obg novamente! Tchau!

    ResponderExcluir
  5. Priscila,essa planta precisa de períodos de sol para manter a cor verde vivo.Coloque terra bem preparada, ela vai crescer bastante. A queda dos dedinhos provavelmente é por muita ou pouca água. Você tem que ir observando.A terra não pode ficar muito seca nem muito molhada.Abraço

    ResponderExcluir
  6. Eu sou louca por uma mudinha dessa suculenta, simplismente não encontro por aqui, fiquei babando na sua, estou te seguindo..bjos
    quando quiser visitar meu cantinho será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    ficou muito bonita sua planta!
    Voce usou xaxin? ja vi umas plantas dessas em vasos, mais tmb ja vi em xaxin que sempre aparentam esta mias "vivas".

    ResponderExcluir
  8. Olá! Obrigada pela visita. Não usei xaxim,somente terra para folhagens.

    ResponderExcluir
  9. Essa eu tinha mas começou a cair os dedinhos e ñ consegui salva.

    ResponderExcluir
  10. Priscila tenho 1dessaha mais de 4 anos ela ja voi ate confudida com arranjo de plastico tao durinha q eram ssuas folhas nao fica no sol ; nunca ficou e sempre foi linda. Mas depois q sofri um Avcha 4 anos todas minhas plantas sofreram periodos de estiagem pois o marido acha uma tarefa mito ardua fiqei. MUITO Tempo sem cuidalas agora 4 anos pos renascimento estou voltando as atividades jardinisticas mas minha plantinha diminuiu o crescimento e ta com folhas murchando e caindo o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Os cactos precisa de sol nao rega os catos sob o sol se não, ela literalmente apodrecerá por conzimento. Molhe os cactos em 15 em 15 dia, duas vezes por mês...

    ResponderExcluir
  12. Elisabete,penso que sua plantinha precisa ser transplantada e adubada. Ela voltará ao normal. Obrigada por ter vindo...

    ResponderExcluir
  13. como faço para obter mudas desta plantas? pois minha mãe tem delas e queria passar uma muda pra uma amiga. um amigo um dia na casa dele tinha uma destas muito linda e ele tinha alguns dedinhos delas com raizes mas no dia não perguntei como ele conseguiu fazer isso.

    ResponderExcluir
  14. A minha está linda, virou uma cascata, mas floriu apenas uma vez, será pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para florir ela precisa de bastante sol !!

      Excluir
    2. tenho um sedum ja ha uns 4 anos, mas recentemente ela começou a murchar e esta com galhos rececados,o uqe pode ter ocorrido de errado, aguo duas vezes por semana e a terra está bem derenada, poderia me ajudar a salvala ?

      Excluir
  15. tenho um sedum ja ha uns 4 anos, mas recentemente ela começou a murchar e esta com galhos rececados,o uqe pode ter ocorrido de errado, aguo duas vezes por semana e a terra está bem derenada, poderia me ajudar a salvala ?

    ResponderExcluir
  16. tenho um sedum ja ha uns 4 anos, mas recentemente ela começou a murchar e esta com galhos rececados,o uqe pode ter ocorrido de errado, aguo duas vezes por semana e a terra está bem derenada, poderia me ajudar a salvala ?

    ResponderExcluir
  17. como devo replantar a flor dedinho pois o meu vaso ja esta cheio, obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmb estou querendo saber ... Parece q a pág foi abandonada.

      Excluir

mariaterezabedin2016@gmail.com