terça-feira, 5 de abril de 2011

Vida de Lesma




Anda...anda ...para e anda novamente.Passo de lesma! Vai rastejando sem esforço...sem movimentos estressantes, com toda calma possível, dominando obstáculos e ignorando imprevistos. Não fica surpreso com nada e as reações dificilmente se alteram.Quando esgotado...quando a fadiga chega, reserva para si o direito de recolhimento no interior de sua casa.Para se manter,vai comendo verduras...folhagens sem se importar com as consequência de seus atos e sem assumir os estragos feitos. Deve ser fácil viver assim.Com inveja! Eu? Nunca,eu não teria inveja, ela não leva a nada. Como diz Sêneca: “Invejar é do queixoso e do doente”. Mas fico apreciando as formas, admirando os fatos...questionando e comparando.Tem animais cheios de graça, como o caracol. Danado! carrega a casa nas costas. Quisera eu,como ele, carregar a própria casa. Seria a solução para muitos encomodos e desconfortos. Poder andar por esse mundo sem desgaste ...sem gastos de hospedagens...sem esperar, viajar sem transtornos. Há, e sem relógio! Sem falar no que carregamos, as tralhas todas:celula agasalhos, computador, dinheiro, água e outros.E ele, o caracol, carrega o quê? Somente seu corpo, exercendo todas as funções necessárias para uma vida dígna, aconchegado no interior de uma pequena cavidade.

O caracol é um molusco terrestre que tem um esqueleto, externo e calcário, em forma de concha em espiral. Existem muitas espécies de caracóis que se diferenciam especialmente pela concha de aproximadamente um terço do peso total. O caracol ao caminhar, com uma velocidade aproximada de 5m/h, produz um rastro de material viscoso que fracilita o seu deslocamento.
Não possuem órgão auditivo e nem cordas vocais. O tato e olfato estão distribuídos por praticamente todo corpo e principalmente nas antenas menores. Nas antenas maiores estão os olhos de visão praticamente enexistente. O aparelho genital fica ao lado da boca. Na parte de baixo da concha estão a entrada e saída de ar dos pulomões. Alimentam-se principalmente de plantas (herbívoros) como verduras e frutas. Em dias amenos a alimentação é normal,(40%) de seu peso.Em dias quentes e secos podem até ficar sem alimentação. Existem também espécies carnívoras sendo para estes a limentação a base de minhocas e até outras lesmas. São animais de hábitos noturnos e vivem de 4 a 5 anos aproximadamente.Cada caracol possui dois sexos (hermafrodita). Para copular e fecundar precisam de outro caracol e ficam juntos por até 10 horas. A gestação dura até l6 dias. Algumas semanas após a cópula eles colocam os ovos em locais umidos dentro de um buraco de 5 a 10cm. O número de ovos é de 100 até aproximadamnte 300,dependendo da idade e das condições de vida.A reprodução, em média, ocorre quatro vezes ao ano.
São utilizados na alimentação,em produtos medicinais e cosméticos. os escargots da borgonha são colocados em jejum por cerca de 5 dias. Durante esse período e dependendo do criador, os animais serão alimentados com água, vinho branco ou ervas aromáticas como agrião, salsa, cebola entre outras. A gosma ou baba dos caracóis são usadas para regeneração da pele por terem colágeno, proteínas, elastina e vitaminas.


Classificação:
Nome científico:.........Helix aspersa
Reino..........................Animalia
Filo.............................Mollusca
Classe........................Gastrópoda
Ordem........................Pulmonata
Subordem..................Stymmatophora
Família................Helicidae

Espécie:Cornu aspersum(Muller,1774)- sinônimos:Helix aspersa,Cryptomphalus aspersus
Popularmente chamados de::
Scargot, caramujo,caracol de jardim ou caracol-comum-de-jardim
Helix Pomatia, é o verdadeiro escargot

Uma fábula: O caracol marrom andava triste deixando rastros. Andava triste porque era marrom, e queria ser colorido como os outros. E queria voar, e queria pular, cantar e brincar. Mas não podia, e por isso andava triste deixando rastros.
Um dia, uma borboleta vermelha seguiu esses rastros tristes e o encontrou cabisbaixo, andando em círculos numa pétala de uma rosa muito bonita. Ela lhe falou:
- Porque está triste, caracol?
- Porque queria ser colorido como essa flor! - respondeu, bravo. - E queria voar, e queria cantar, e queria pular e brincar como os outros!
- Mas caracol, de todos os insetos que conheço, você é o único que traz consigo sua casa.
- E o que é que tem? Ela é marrom! Não tem graça...
- Mas Sr. Caracol, com uma casa nas costas, você pode dormir e sonhar com qualquer coisa que queira, pois é só em nossas casas que podemos ser nós mesmos. E sendo nós mesmos, somos o que quiser! - respondeu a borboleta, voando acima dele.
O caracol marrom parou de andar e ficou olhando para o casco em cima de suas costas. A borboleta vermelha sorriu e continuou:
- Enquanto nós, insetos coloridos que voam, pulam, cantam e brincam, temos que fazer disso tudo a nossa casa... Mas às vezes cansa...
A borboleta entristece e pousa na pétala do lado. O caracol, agradecido, respondeu:
- Agora vejo que nós não somos tão diferentes assim... Na minha casa, sou o que eu quiser. Vocês, que não tem casa, moram em qualquer lugar. Como todo lugar é a casa de vocês, vocês são o que quiser em todo lugar!
A borboleta, surpresa, sorri com alegria:
- Ei! É isso mesmo!
Os dois olham e admiram o jardim que estão, e se sentem satisfeitos por estarem em casa. Rodrigo Lopes14/12/2006

3 comentários:

  1. Muito interessante,as vezes a vida passa correndo e não nos detemos para olhar e estudar a natureza.Obrigado pela ótima aula prof.

    ResponderExcluir
  2. como q eu faço para diminuir isso lá no quintal de casa ,,pq tem muitas ,,
    eu to e matando elas com sal ,, ela

    ResponderExcluir
  3. eu compro a lesmaiada tudo mata nao gente

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com