quinta-feira, 4 de março de 2010

Lagartixa-Doméstica-Tropical

Vamos lá !!! Mãos à obra!!! Temos que saber um pouquinho mais sobre o réptil lagartixa-doméstica-tropical, antes de sair por aí matando. Ela é uma verdadeira malabarista e até parece nojenta, mas não é, .
Encontram-se principalmente dentro das casas. Sobem pelas paredes e até ficam de cabeça para baixo porque têm pelos pequeninos em forma de gancho, que funcionam como um velcro. Não é venenosa e não transmite doenças. Então não precisamos entrar em pânico nem ter pavor por ter visto uma lagartixa. É um animal inofencivo que pode até ser útil para nós ao limpar nossa casa, pois tem alimentação variada: comem insetos, como baratas, traças e mosquitos; e artrópodes, como aranhas, centopéias e escorpiões. São nossas aliadas contra dengue, pois alimentam-se também de mosquitos. Têm tamanho pequeno (2 a l7, cm alguns até mais). É nativa da África mas atualmente é encontrada em toda América. muito comum em ambientes urbanos.`A espécie também é popularmente conhecida como "briba".
A reprodução ocorre durante todo o ano. Cada fêmea pode depositar mais de uma ninhada durante o ano. As ninhadas consistem de 2 ovos arredondados com a casca calcárea, com cerca de 10 mm de diâmetro.
Classificação Científica:

REINO:............Animalia
FILO: ............Chordata
CLASSE........... Reptilia
ORDEM:........... Squamata
SUBORDEM.... .... Sáuria
FAMÍLIA:..........Gekkonidae - Lacertidae
GENERO;...... . ..Lacerta

ESPÉCIE;...........L.dugeii. I. monticola e outras como Rhacodactylus leachianus,Gekko gecko, Uroplatus fimbriatus,........Saltuarius comutus.

A da foto é da família Gekkonidae e de nome científico: Hemidactylus mabouia

373 comentários:

  1. OITENHO 06 LARGARTICHAS DOMESTICAS EM CASA QUE GOSTO MUITO! ELAS ESTÃO ADAPTADAS NO QUINTAL E NÃO SOBEM NAS PAREDES PARA IR EMBORA NÃO! MEU QUINTAL É NA CERAMICA E TEM UMA DISPEÇA QUE ELAS FICAM LÁ DEBAIXO DAS COISAS, COMEM ATÉ FRUTAS. EU GOSTARIA DE SABER SOBRE SUA REPRODUÇÃO, PORQUE ELAS COMO NÃO TEM LUGAR DE SE REPRODUZIR DIREITO ELAS COLOCAM SEUS OVINHOS NAS MINHAS PLANTAS,ELAS ENTERRAM E DEIXAM LÁ. A MINHA PREOCUPAÇÃO É QUE COLOCAMOS AGUA NA PLANTA DIARIAMENTE E TAMBÉM A CHUVA. EU QUERIA SABER SE SEUS OVOS NASCEM EM LUGAR UMIDO, E O QUE DEVE FAZER??????????

    ResponderExcluir
  2. OI TENHO 06 LARGARTICHAS DOMESTICAS EM CASA QUE GOSTO MUITO! ELAS ESTÃO ADAPTADAS NO QUINTAL E NÃO SOBEM NAS PAREDES PARA IR EMBORA NÃO! MEU QUINTAL É NA CERAMICA E TEM UMA DISPEÇA QUE ELAS FICAM LÁ DEBAIXO DAS COISAS, COMEM ATÉ FRUTAS. EU GOSTARIA DE SABER SOBRE SUA REPRODUÇÃO, PORQUE ELAS COMO NÃO TEM LUGAR DE SE REPRODUZIR DIREITO ELAS COLOCAM SEUS OVINHOS NAS MINHAS PLANTAS,ELAS ENTERRAM E DEIXAM LÁ. A MINHA PREOCUPAÇÃO É QUE COLOCAMOS AGUA NA PLANTA DIARIAMENTE E TAMBÉM A CHUVA. EU QUERIA SABER SE SEUS OVOS NASCEM EM LUGAR UMIDO, E O QUE DEVE FAZER??????????

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por proteger os animais!Obrigada pela visita.

    A lagartixa doméstica coloca seus ovos em locais quentes, geralmente em frestas, pois elas não chocam. O ovo tem uma casca protetora ( cório, âmnio e alantóide) que evita a evaporação e a infiltração de microorganismos e água bem como contra choques mecânicos.A água não terá nenhuma influência na eclosão.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria!
    Eu gosto muito deste bichinho, desde pequeno tenho uma afeição por ele. Hoje moro numa casa onde se proliferaram aranhas-marrom (Loxosceles spp) e gostaria de encontrar um jeito de conseguir alguns exemplares desta espécie de lagartixa para por aqui em casa!

    ResponderExcluir
  5. a lagartixa come passaros

    ResponderExcluir
  6. Gosto e respeito muito os animais e a natureza, mas quase morri de susto ao avistar DUAS lagartixas na parede do meu quarto...
    O susto deu-se mais pelo fato de que as pequenas estavam emitindo som...isso é normal???

    ResponderExcluir
  7. Antônio,as lagartixas não se alimentam de pássaros. Se vão em gaiolas é para comer larvas que é um alimento para os pássaros.Elas comem insetos como aranhas, baratas,comem tabém escorpiões e até outras lagartixas em especial as espécies Orthoptera.

    ResponderExcluir
  8. Cíntia, as lagartixas, principalmente os machos, emitem som para atrair as fêmeas e também como mecanismo de defesa quando são atacadas.Fazem toc...toc.Som de uma batidinha em madeira.Obrigada por ter vindo.

    ResponderExcluir
  9. eu estou com 2 ovos de lagartixa em minha casa e quero saber o tempo q demora para nascer


    desde então obrigada

    ResponderExcluir
  10. Não tenho conhecimento sobre o tempo que leva ovos delagartixa para eclodir.Vou procurar saber e postar no blog.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Oi meu nome é mayara e tenho uma largatixa morando no meu banheiro. Ela ´mora lá a mais de um mês e ainda é pequenina como um bebê... estou muito preocupada de ela não estar se alimentando direito, as vezes tento caçar bichinhus pra elamas raramente consigo... Ouvi dizer que elas gostam de carne moida é verdade?? e o tamanho é normaldemorar tanto para crescer???

    ME AJUDEE!!

    ResponderExcluir
  12. Mayageo.
    Quanto ao tamanho: as lagartixas se desenvolvem lentamente. Quanto à alimentação: sua lagartixa bebê deve estar encontrando alimento suficiente aos arredores de onde se encontra, senão teria procurado outro lugar. Assim, não há necessidade de alimnetá-la. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  13. adorei as dicas mim ajudaram bastante
    + eu quero saber quanto tempo é necessário para os ovos virarem filhotes

    ResponderExcluir
  14. Se você quiser colaborar com a ciência, observe todos os dias para ter conclusões do tempo necessário para que os ovos da lagartixa venham a eclodir e com isso o aparecimento dos filhotes.
    Ficarei muito grata se você assim proceder e me comunicar as observações e conclusões.

    ResponderExcluir
  15. olaa.. gostaria de saber onde ´ficam os orgãos genitais da lagartixa?quando ela esta numa janela, a parte de baixo (barriga)é toda lizinha, não da para ver nada.. onde que fica??

    ResponderExcluir
  16. Os órgãos genitais ficam na parte ventral e desembocam na cloaca

    ResponderExcluir
  17. Olá Maria!
    Que bom que te encontrei!!! :)
    Estou em busca de informações para cuidar de uma lagartixinha que vive aqui em casa, pois "em nosso primeiro encontro" estava lavando a calçada e não a vi, a vassoura encostou nela e ela saiu correndo. No que vi algo se mecher parei de esfregar, fui olhar e estava ela no cantinho acoada e molhada, peguei-a com um pano e deixeí-a na soleira da janela do quarto, pedindo a Deus que ela não morresse devido a água e ao machucado. Até hoje ela mora aqui ja faz uns 3 meses, escolheu o banheiro, e portanto minhas grandes dúvidas são:

    1- Tem problema se ela se molhar?
    2- Duas de suas maozinhas foram feridas, isto a impede de subir nas paredes? (pois só a vejo no chão)
    3- É normal trocar de pele? (pois está soltando toda a pele dela)
    4- Como faço para perceber se ela está conseguindo alimento? (pois a percebo cada vez mais fininha)
    5- É normal ela ficar sempre parada imóvel no mesmo lugar por horas ou até dias? Ou pode estar doente?

    Ai muito obrigada desde já! Que bom saber que muitas pessoas se preocupam com outras vidas que não só a sua própria e a da sua espécie...

    Aguardo anciosa...

    Caroline
    e-mail:carolineim@yahoo.com.br

    Se tiver mais informações e puder me mandar, ficarei grata.

    ResponderExcluir
  18. Oi Caroline!Gostei de receber sua vita.Muito obrigada.Volte sempre. Respondendo suas questões:
    1-Tem problema se ela se molhar?Não, a pele da lagartixa apresenta uma camada protetora de queratina que deixa a pele impermeável.
    2- Duas de suas maozinhas foram feridas, isto a impede de subir nas paredes? (pois só a vejo no chão)- Não podemos avaliar a situação sem termos conhecimento da extensão do ferimento.
    3- É normal trocar de pele? (pois está soltando toda a pele dela).Sim, a lagartixa troca toda a pele e depois ingere em forma de alimento.
    4- Como faço para perceber se ela está conseguindo alimento? (pois a percebo cada vez mais fininha). Se não tiver insetos no local, compre larvas para passarinho, ela vai gostar muito.
    5- É normal ela ficar sempre parada imóvel no mesmo lugar por horas ou até dias? Ou pode estar doente?Sim, é normal. Ficam horas esperando as presas, bichinhos para se alimentar.

    ResponderExcluir
  19. Ai Maria vc é um anjo mesmo, muito obrigada!

    Sabe, hoje dei uma aranha pra ela e ela nem comeu, não entendo, parece que esta com depressão? Será possível?
    E com certeza vou comprar este alimento pra ela...
    Estava pensando em levá-la para o jardim, me parece um lugar mais saudável para ela, o que você acha?

    Beijos milllll....

    Carol

    ResponderExcluir
  20. Oi, me chamo Stefanie. Gostaria de saber se lagartixas se alimantam ou prejudicam plantas de alguma forma. Pq tem uma delas morando na minha planta, e percebi que a planta está diferente, até um pedacinho dela caiu, não sei se a lagartixa pode ter feito isso.O que vc acha?????Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá, preciso desvendar um "mistério":
    Ao revolver a terra de um vaso, cuja planta havia morrido, e que foi colocada lá por mim mesma, deparei-me com 6 ovos de lagartixa.
    Pergunto: como eles foram parar ali, enterrados tão profundamente, se quando preparei o vaso e plantei a flor não havia ovinho algum?

    ResponderExcluir
  22. ola boa noite meu nome é aline eu queri saber se a largatixa da cobrero se colocar ela na mão abrigada des de cha

    ResponderExcluir
  23. Aline! Obrigada pela visita. A lagartixa doméstica não dá cobreiro e também são possui veneno.Volte sempre!

    ResponderExcluir
  24. ola eu queria saber se vc ja descobriu quanto tempo leva pra nascer.
    e se a casca do ovo é meio molenga. pois a que eu achei esta assim.
    obrigada.
    meu nome é raquel

    ResponderExcluir
  25. Raquel, a casca do ovo é calcaria.O tempo é de 45 até 60 dias dependendo da temperatua.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  26. ola mais uma ves eu estou aqui como vc cha sabe eu me chamo aline olha eu queria saber se o veneno da largatixa mata ou causa auguma coisa seria ouqe nem secha serio mais se da augum proble sabe pq minha mãe ela odeia esses pequeninos animais que comvive com nosco mais eu aline sou totalmente diverente ou melhor eu sou sim a fovor desses animais que comvive dentro de nosas casa des ta baratas até as largatixa agora eu pergunto antes da gente fasser essa casa eles não cha estava aqui primeiro doque a gente então nos que imvadimos o lar deles então eu so queria tirar essa duvida pra minha mãe saber mais um pouco desse animalsinho obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Esta é minha participação nº 01.
    Olá Maria e amigos (as), é possível sabermos qual é o sexo da lagartixa simplesmente pela aparência?
    Parabéns pelo Blog...
    Até mais, HÁ-BRAÇOS!

    ResponderExcluir
  28. Maurício,obrigada pela visita.Vou procurar saber,se eu encontrar a resposta entrarei em contato.

    ResponderExcluir
  29. eu tenho uma lagartixa linda tenho apenas 9 anos olha eu sou menina a minha lagartixa ta muito ferida:ta sem rabo e ta com uma ferida nas costas dela ja botei o nome ela se chama Lady gaga tenho 2 perguntas:quantos anos elas vivem?elas comem o que?

    ResponderExcluir
  30. Olá, me chamo Maiara e estava pela internet buscando mais características das lagartixas pq eu simplismente as acho muito bonitinhas e convivo com elas aqui em casa á anos!

    Em 1° lugar gostaria de parabenizar a dona deste blog, pois eu o adorei e pde ter certeza que sempre estarei fazendo uma visita por aqui

    então... eu tenho uma duvida sobre uma lagartixinha que tem em minha casa. De uns tempos pra cá ela apareceu com a barriguinha com um volume bem maior e se nota que possui 2 bolinhas, uma de cada lado das costas dela.
    Eu dedico sempre um tempo da minha noite para observar as 3(e as vezes até 4) lagartixas que aparecem na parede de minha casa sempre pela noite, e notei q a determinada lagartixa está com a barriguinha cada vez maior, pq essas bolinhas estão crescendo e é possivel notálas visivelmente sobre a pele.

    A questão é : a minha Lagartixinha pode estar grávida?

    Bjoos á todos os visitantes e aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  31. Maiara,obrigada por ter vindo!
    Sua lagartixa deve estar com ovinhos.Parabéns pelos cuidados com esses animais.

    ResponderExcluir
  32. Menina de 9 anos! Olha, elas tem um tempo de vida de aproximadamente de oito anos.Quanto aos ferimentos: a lagartixa tem um poder muito grande de regeneração, ela vai ficar bem.As lagartixas se alimentam,geralmente de insetos.No entanto você pode comprar larvas para alimentação de passarinhos, elas vão gostar muito.Obrigada pela visita, e cuide bem da lady gaga.

    ResponderExcluir
  33. OI MEU NOME É TINA E TENHO 09 ANOS. GOSTARIA DE SABER SE: A LAGARTIXA SOLTA "PUM!". OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  34. Oi meu nome é Bruno, è minha primeira visita no teu blog.
    Eu sempre gostei de lagartixa des de novo, pq tem muitas aqui nas paredes de casa. A noite chega a ter mais de 8. Esses dias presenciei uma coisa muito linda, que nunca tinha presenciado. Uma Lagartixa estava comendo uma barata no banheiro. Mas quando eu cheguei ela largou a barata para fugir. Mas eu consegui pegar a lagartixa e pus ela dentro de um vidro de pepino com buraco pra ventilar. Depois botei a barata dentro. Quero saber se posso criar lagartixa em casa. E qual o melhor local para cria-la?? Elas comem de dia ou só de noite? Obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Tina,obrigada por ter vindo.Sim, a lagartixa larga "pum".

    ResponderExcluir
  36. Bruno, obrigada pela visita.O melhor mesmo é deixá-las livres na natureza.Mas, se você quer mesmo criar lagartixas, tem vários sites que ensinam fazer terrários.Aqui você pode ter uma idéia.http://diversidadedavida.zip.net/

    ResponderExcluir
  37. Oi Maneck, a minha lagartixa não quer comer!
    O que eu faço? Alguma dica?

    ResponderExcluir
  38. Não é qualquer alimento que a lagartixa come.Tente colocar larvar, elas apreciam muito.

    ResponderExcluir
  39. Mas eu dei baratas da terra pra ela, ela não come a 5 dias. Agora eu larguei ela. Pois se não ela iria morrer. Estava magra demais. Elas Não gostam de baratas?

    ResponderExcluir
  40. Então pq ela não comeu??

    ResponderExcluir
  41. Meu gato atacou uma lagartixinha e machucou bastante. Quando eu vi, tirei ela, mas já estava machucada, porém ela ainda está respirando... Há algo que eu possa fazer?
    Obrigada pela atenção?

    ResponderExcluir
  42. Provavelmente não tinha fome,daí não comeu a barata.

    ResponderExcluir
  43. Se seu gato machucou somente partes externa da lagartixa,provavelmente ela vai se regenerar.

    ResponderExcluir
  44. OI MANECK.UM DIA ESTAVA NA MINHA CASA DE PRAIA E FUI TIRAR O FORRO DO SOFA E SEM QUERER SAIU A ALMOFADA E QUANDO FUI VER TINHA SEIS OVOS DE LAGARTIXA !SÓ Q 5 TINHAM SE QUEBRADO E VI Q SÓ UM ESTAVA INTEIRO COMPLETAMENTE ENTAO PEGUEI UMA TAMPINHA DE GARRAFA E COLEQUEI-O DENTRO DA TAMPINHA.TROUCE ELE PARA MINHA CASA E DEIXO-O EM CIMA DO APARELHO DA NET Q FICA MAIS QUENTINHO !ESTOU COM ELA FAZ 4 DIAS !
    QUERIA SABER SE O OVO PRECISA FICAR QUENTINHO ?
    OQ ELAS COMEM?
    QUANTO TEMPO DEMORA PARA ECLODIR?
    QUAL É O LUGAR IDEAL PARA ELA QUANDO ECLODIR?(BANHEIRO?)
    COMO FASSO PARA SABER SE MINHA PEQUENINA ESTA GRAVIDA?
    ESPERO SUA RESPOSTA OBGD!

    ResponderExcluir
  45. -Lagartixas comem insetos e artropodes.
    -O ideal é ficarem soltas na natureza.
    -Se você encontrou seis ovinhos, encontrou mais de uma ninhada.
    - As respostas das demais interrogações já estão escritas acima.Aí você poderá encontrar úm site que diz como fazer um terrário.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  46. ah muito obgd!!!fiquei muito feliz q pude salvar pelo menos 1 ovo!!obgd mesmo pelas respostas!!

    ResponderExcluir
  47. oi maria gostaria de saber se:
    -o ovo de lagartixa precisa ficar quentinho ,pois as maes lagartixas nao os chocam!
    obgd espero sua resposta!
    meu nome é lais(:

    ResponderExcluir
  48. As mães lagartixas colocam os ovos em locais aquecidos,ou pelo menos sem influência de grandes intemperismos.

    ResponderExcluir
  49. obgd!!!pois estou com um ovo aqui em casa e tento mantelo em lugares aquecidos!
    espero anciosa para eclodr!!

    ResponderExcluir
  50. Olá, a minha situação é a mesma do anônimo,
    estou com umm ovo em casa, eu achei-o perto de um vaso.
    pegue-o e puis numa tampinha de refri, e puis algodão.
    como eu sei se quando ele nascer ele não ter gérmis?
    obrigs!

    ResponderExcluir
  51. Olá, bom meu caso é que minha tia estava mexendo na Terra, e achou 3 ovos de largaticha, bom eu peguei um deles, e puis no algodão, em baixo de uma lampada não muito forte!
    1- Estou fazendo a coisa certa?
    2- Quando ela nascer, vai ter gérmis no ovo, ou mesmo nela?
    3- eu posso por ela em uma caixa transparente com furos e dar insétos pra ela?
    Bom estou anciosa para ver as respostas!
    bjs luana!

    ResponderExcluir
  52. Olá, eu voltei, sou a Luana.
    Só queria avisar que estou esperando a resposta!

    bjs Luana.

    ResponderExcluir
  53. Oi Luana!
    Não deve colocar muito perto da lâmpada.
    Germes estão em todos os locais.Não podemos ver os germes a olho nú.
    Pode fazer o item 3.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  54. nossa q coisa legal !!!vou fazer o mesmo!!!
    e vou dar traças para ela comer !
    bjs lais!!

    ResponderExcluir
  55. oi sou a lais
    gostaria de saber se posso deixar o ovo de lagartixa no sol,PARA ESQUENTAR E Q TEMPERATURA TEM DE DEIXAR O OVO ESQUENTANDO?!GOSTARIA DE SABER QUANTOS DIAS LEVA PARA O OVO ECLODIR!
    E SE POSSO DAR TRAÇAS PARA ELA QUANNDO ECLODIR!

    ResponderExcluir
  56. minha casa esta enfestada de lagartichas oq eu devo fazer???

    ResponderExcluir
  57. minha casa esta infestada de lagartichas oq eu faço???

    ResponderExcluir
  58. OS GERMES DA LAGARTIXA PEGAM NOS HUMANOS???
    POIS MINHA MAE TEM UM POUCO DE NOJO !!!
    ENTAO POR FAVOR ME RESPONDA!!
    BJS LAIS!

    ResponderExcluir
  59. Lais,não precisa deixa-los no sol.As lagartixas não chocam e os ovos eclodem em temperatura do meio.

    ResponderExcluir
  60. William,elas são inofencivas, não fique preocupado.Elas vão fazer uma limpeza de insetos.Obrigada por ter vindo.

    ResponderExcluir
  61. Olá, voltei! Sou a Luana, preciso saber como eu posso saber se meu ovo vai eclodir?
    Pois minha amiga Lais disse que alguns ovos de largatichas não quebram!
    obrigada e espero as respostas!

    ResponderExcluir
  62. Oi Maneck, mil desculpas eu esqueci de perguntar uma coizinha...
    Estou fazendo bem, em por o ovo numa caixa e na tampa fazer janelas por durex nos dois lados e por a luz em cima?
    Luana espera sua resposta

    ResponderExcluir
  63. Luana,alguns ovos não eclodem, tem que esperar para ver.

    ResponderExcluir
  64. Não há necessidade de colocar luz sobre a caixa.

    ResponderExcluir
  65. percebi uma coisa em minha casa e axo q vcs nao vao gostar, meu gato anda se alimentando das pobres lagartichas, mas la tem muitas e nao tem como eu evitar isso. gostaria de saber se elas podem fazer mal e ele??

    ResponderExcluir
  66. Hoje tive uma grande surpresa qd estava limpando o armário de livros. Assim que tirei todos os livros vi que tinha uma melequinha no fundo do armário e um "bolinha" (que eu acho que é um ovinho), a melequinha era um ovinho de lagartixa esmagado com o fetinho todo esmgado tbm, fiquei com muita dó e por isso acho que a "bolinha" que encontrei perto da meleca seja um ovinho (tem cerca de 1 cm, pra menos).
    Gostaria de saber como faço pra manter o ovo em segurança para ele chocar. Observando o fato que moro em apartamento...
    No momento eu deixei ele em uma pequena caixinha que forrei com algodão dentro de um armário...
    Aguardo uma resposta.
    Renata.

    ResponderExcluir
  67. Renata, que bom que você veio.Você deveria ter deixado o ovinho no armário, no local em que a mãe lagartixa colocou.Agora você não deve trocar mais de lugar e ir observando.

    ResponderExcluir
  68. Ahhh sim!
    É que se eu deixasse no armário junto com o livros era bem provavel que teria o mesmo fim do outro ovinho pelo fato de crianças mexerem muito naquele armário, por isso tirei de lá.
    E gostaria de saber também quanto tempo no máximo leva pro ovo chocar. E tem como ter certeza se o ovo vai chocar? Aparece algum sinal tipo rachaduras ou algo do tipo????
    Obrigada.
    Renata.

    ResponderExcluir
  69. eu achei um ovo de largatixa mas não tenho certeza eu e meu amigo fizemos tipo de um ninho e colocamos o ovo dentro !

    quanto tempo demora + o - pos ovos eclodirem

    ResponderExcluir
  70. Danilo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Lagartixa-Doméstica-Tropical":

    Meu nome é Danilo e andei lendo o blog e gostei,Parabens pelo blog .
    Bom!Eu tenho uma largatixa filhote,estou com ela a +/- 2 meses e crio ela em um terrario.Dou para ela diversos insetos entre eles cupim de madeira seca(crio uns em um pote),mosca de banheiro ,grilo,aranha,ainda nao dei larva por causa do tamanho,nesse tempo que estou com ela notei que ela nao come insetos um pouco maiores nem besouros,creio eu que seja pela "coraça" que eles possuem .
    A minha largatixa se chama Bob e se adaptou muito bem ao terrario estou criando ela desde o dia que quase pisei nela no chao do meu quarto.O Bob esta aparentemente muito saudavel,alimento ele um dia sim um nao .
    Agora o bob entrou em muda e já me adiantando gostaria de saber se caso ele nao consiga tirar toda a pele ,posso retirar por ele ? e se poder,qual a maneira correta ?

    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  71. Danilo,obrigada pela visita.Quanto a muda, é melhor não interferir. Deixe a natureza agir de modo natural.Parabéns pelo terrário e felicidades ao Bob.

    ResponderExcluir
  72. Estou aqui novamente para falar que Bob, a largatixa,teve uma muda com sucesso.E montei hoje um terrário maior para ele ,quando der mando fotos .
    Obrigado pelo esclarecimento.
    by:Danilo

    ResponderExcluir
  73. Isso Danilo, envie uma foto do Bob.Ficarei grata.

    ResponderExcluir
  74. Olha, eu ainda não encontrei nada sobre o tempo que levam os ovos de lagartixa para eclodirem. Se encontrarem, espero noticias.

    ResponderExcluir
  75. como prometido ai esta uma foto do terrário do bob(minha lagartixa) -> http://www.fotolog.com.br/tostyle

    ResponderExcluir
  76. A matéria está muito informativa. Minha namorada pensava que as lagartixas eram nocivas, mas depois da leitura tudo foi esclarecido. Parabéns e viva as bribas!

    ResponderExcluir
  77. Danilo, obrigada pela contribuição e parabéns pelo terrário.

    ResponderExcluir
  78. Caro Maneck. Estou desconfiado que uma lagartixa comeu um lebiste que desapareceu do meu aquário, pois hoje, ao voltar para casa no final da tarde, notei uma lagartixa na parede lateral do mesmo. Isso pode ser possível?

    ResponderExcluir
  79. Francisco,que bom que você veio. A lagartixa do mato come peixes e ela é muito parecida com a doméstica.É bem provável que a sua tenha ingerido o lebiste porque é um peixe pequeno e muito lerdo. Mas,é só "achismo", se você ficar sabendo,me diga. Ficarei grata.

    ResponderExcluir
  80. peguei uma delas pra colocar em um terario e ela me mordeu. Ela era toda branca eu corro algum perigo?

    ResponderExcluir
  81. William, as lagartixas são inofensivas.Portanto, não fique preocupado, não transmitem doenças.Obrigada por ter vindo.

    ResponderExcluir
  82. Hoje o ovinho de lagartixa chocou. Pelo que pude perceber parece saudavel pois foi muito difícil conseguir pegá-la na mão, corria muito.

    Mas agora nao sei o que fazer com ela. Se ela for embora ela saberá se virar sozinha?

    Antes de ontem apareceu uma lagartixa adulta aqui em casa. Poderia ser a mãe em busca dos filhotes????

    ResponderExcluir
  83. Olá!Meu nome é William sou terapeuta, estou trabalhando com uma cliente c/ fobia de lagartixa.
    Parte do caso se estabelece na lembrança dela. Quando criança junto com irmão (+velho) gostava de brincar com as lagartixas, até que um dia um dos bichinhos mordeu e ficou pendurada no dedo do irmão dela, que entrou em desespero. Desde então ela ficou com pavor dos pobres bichos.
    Minhas perguntas:
    Lagartixa morde a ponto de ficar grudada?
    É comum um ataque desta maneira ?
    Vc tem algum dado a respeito deste tipo de ocorrência com humanos?
    Adorei seu blog, pesquisei pela net e gostei muito da maneira franca , clara e carinhosa que vc trata a todos.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  84. Rê, parabéns pelo novo filhote.Você teve sorte e muita paciência.Os filhotes são independentes.Quanto a mãe lagartixa,não posso afirmar, só observando.Obrigada Rê.

    ResponderExcluir
  85. William, obrigada pela visita...pelo carinho.Lagarixas só mordem se forem judiadas ou atacadas.Elas se prendem com facilidade porque tem ventosas. Provavelmente seu paciente tenha incomodado a lagartixa pois, quanquer animal, inclusive nós, nos defendemos de agreções.Volte sempre!

    ResponderExcluir
  86. eu e minha mãe encontramos,em um vaso bem grande que fica na varanda, 8 ovinhos brancos, bem pequenos; achamos que é de lagartixa. eles se encontram separados, de dois em dois. é assim mesmo que os ovos de lagartixa ficam? pelo que li lá em cima, encontramos 4 ninhadas. é isso mesmo?
    o que eu faço com eles? porque aqui em casa todo mundo tem nojo e talz... aí pra salvar as pobres bichinhas é melhor eu colocar numa caixinha e quando nascer eu solto na natureza ou isso poderia prejudicar os ovinhos?


    PARABENS PELO BLOG :)
    beijos, paulinha

    ResponderExcluir
  87. GOSTARIA DE SABER QUANTOS TEMPO DE VIDA DURA UMA LAGARTIXA, POR FAVOR ME RESPONDA SE POSSÍVEL. DESDE JÁ OBRIGADA, BJOS VANIA

    ResponderExcluir
  88. Vania,a lagartixa tem um tempo de vida de aproximadamente oito anos.Volte sempre! Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  89. Para você que encontrou oito ovinhos: pode retirar do local e colocar os mesmos em uma caixa, após eclodirem deixe que a natureza se encarregue do resto.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  90. OI tenho dois filhotes de lagartixa e como sei se tenho casal.E qual o alimento que elas mais adoram.

    Horst

    ResponderExcluir
  91. Oi estou aqui novamente para falar que encontrei outro filhote de lagartixa e estou pensando em colocar junto ao Bob (minha largatixa),essa nova lagartixa tem o mesmo tamanho só é mais magra que a minha .
    Estou procurando na net mas até agora nao encontrei nada ,gostaria de saber como diferenciar o macho de femea ,sei um jeito mas nao sei realmente se é veridico.E caso se essa nova lagartixa for macho tem algum problema eu colocar junto ao bob ? sei que adultas podem comer filhotes ,mas elas tendo mesmo tamanho podem se "agredirem" até uma delas morrer ?
    Grato desde já .By : Danilo

    ResponderExcluir
  92. Tive um susto ao saber que essa bicha nojenta e apavorante dura tanto tempo,quando aparece uma na minha casa,sai brigas homéricas,meu marido em defesa e eu atacando mas enquanto ele não dá cabo nela eu não sossego,dizem que come os mosquitos mas prefiro os mosquitinhos.Com elas não fico em casa.

    ResponderExcluir
  93. Tenho dois ovos de lagartixa. Eu e minha irmã tínhamos dez, mas ela quebrou seus cinco ovos e mais três ovos meus! Me sobraram dois ovos, sobreviventes de três quedas. Quanto tempo será que levam para nascer? Se alguém souber me responder, por favor poste um comentário aqui, ok?
    PS: Também crio pererecas!

    ResponderExcluir
  94. oiie na minha casa tem 3 largatixas grandes só que uma tem listras pretas e as outras 2 sao cor bege
    eu queria saber qual e macho e qual e femea e a proposito quanto filhotes largatixas elas podem ter

    ResponderExcluir
  95. Não sei o tempo que os ovinhos levam para eclodir.Posso dar uma olhada e depois direi.Obrigada

    ResponderExcluir
  96. A lagarticha listrada( G. vanzolinii) é prima próxima da doméstica.As lagartixas domésticas podem ter mais que uma ninhada por ano.Cada ninhada com aproximadamente dois ovos.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  97. oi eu goataria de saber se posso criar uma largatixa no aquario e oq devo dar pra ela comer pois ela é um filhote?

    ResponderExcluir
  98. Boa Tarde Maneck, Eu tenho 2 largartixa uma listrada e outra bege, como sei se uma é macho e outra é femea, estou dando a elas aqueles mosquitinhos de banana e estão até agora saudaveis e comendo bem e vivendo bem , somente queria diferenciar se tenho casal e no inverno como cuidar deles e qual mês que botam os ovos para criar. abs Horst

    ResponderExcluir
  99. Gostaria de saber qual a diferença do macho e da femea da largatixa.

    obrigado Horst

    ResponderExcluir
  100. Gostaria de saber qual a diferença do macho e da femea da largatixa.
    obrigado Horst

    ResponderExcluir
  101. oi eu goataria de saber se posso criar uma largatixa no aquario e oq devo dar pra ela comer pois ela é um filhote?
    Hbb mateus

    ResponderExcluir
  102. Só se você fizer do aquário um terrário.Obrigada por ter vindo.

    ResponderExcluir
  103. Horst, eu não sei.Geralmente entre os répteis o mas vistoso e barulhento é o macho.

    ResponderExcluir
  104. Parabens pelo blog, muito valido como fonte de informação para diminuir a fobia que algumas pessoas sentem desse bichinho tão inofencivo e util para nós e ainda parabens pelo carinho com trata do tema.

    Paulo

    ResponderExcluir
  105. eu tenho três ovos de largaticha mais eu não sei se elas saem sozinhas do ovo e não sei se a primeira refeição delas fora do ovo é de insetos

    ResponderExcluir
  106. oi eu goataria de saber se posso criar uma largatixa no aquario e oq devo dar pra ela comer pois ela esta no ovo

    ResponderExcluir
  107. Oi, você que tem 3 ovos de lagartixas.Elas não necessitam de ajuda para romper a casca.Elas procuram o alimento sozinhas.

    ResponderExcluir
  108. Deixe a lagartixa se criar livremente, ela não vai gostar de viver em um aquário.

    ResponderExcluir
  109. olá novamente ,esta começando a fazer frio aqui ond moro ,estou pensando em colocar uma lampada no meu terrario para o Bob(minha lagartixa) ,mas uma lampada noturna pelo fato de ele ser se abtos noturnos.Poderia me aconselhar qual a melhor para eu colocar ?

    ResponderExcluir
  110. Danilo, eu não sei qual a melhor lâmpada.Posso até fazer uma pesquisa, se eu descobrir, lhe passo. Mas sei que elas tem condições de sobreviver muito bem no inverno.As lagartixas são animais pecilotérmicos, isto é,sua temperatura varia de acordo com o ambiente.

    ResponderExcluir
  111. Qual a temperatura ideal para os ovos eclodirem?

    ResponderExcluir
  112. O ideal seria temperatura ambiente. Mas os ovos eclodem no local escolhido pela mãe lagartixa.

    ResponderExcluir
  113. Olá, meu nome é Rômulo; ontem mesmo eu encontrei 2 lagartixas filhotes (Rei e Asá são seus nomes), eu já queria cria-las a tempos, peguei elas, peguei um vidro de maionese grande e fiz um terrário, pequeno, mas cheio de detalhes, coloquei umas pedras, depois areia, galhos, umas outras pedras e até peguei umas pedras maiores e coloquei elas de forma que virassem um tipo de toca, pelo jeito elas gostaram; agora vamos as duvidas hehe.
    1°De tudo, obrigado pelo seus posts e por suas dicas, me ajudaram muito.
    2°Eu peguei uma tampa de caneta, tampei o fundo com cera de vela e coloquei água e finquei ela num lugar do pote, isso é certo a fazer?
    3°Sobre a umidade, eu só coloquei areia e pedras, o terrário pode ser assim mesmo ou você sugere outro jeito, me de mais dicas para fazer um terrário pequeno, mas que elas gostem.
    4°Eu peguei uma meia preta e cortei um pedaço dela pra colocar na parte de baixo do pote pra que fique escuro pra elas se esconderem, posso fazer isso?
    5°Ontem eu coloquei uma mariposa e um tipo bichinho que sempre fica voando nas luzes aqui da Bahia, mas elas não comeram, você sugere outros insetos para eu dar pra elas e se elas ficarem sem comer é normal?
    Bom por enquanto é só isso ;)
    Obrigado mesmo, não tenho como agradecer.
    Aguardo resposta ;D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  114. Olá Rômulo! Obrigada pelo carinho...por ter lido o blog.Suas lagartixas não vão gostar de ficar em um ambiente como um vidro de maionese.Seu terário está certo, só que muito pequeno.Elas não comeram os insetos porque devem estar apavoradas com as mudanças de habitos.Sugiro um terrário um pouco maior.Olhe o desse sit que envio http://www.fotolog.com.br/tostyle
    Se você quer pequeno e só diminuir as medida.Abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  115. Obrigado pelas dicas novamente.
    Oi denovo, parece que elas não comeram porque não estavam com fome; depois de um tempo todos os bichos que coloquei lá sumiram ;S As lagartixas estão bem, só que eu achei uma coisa estranha, o Rei anda muito pelo terrário, mas o Asá não, só fica escondido na toca, só sai pra comer as vezes, isso é normal? As lagartixas dormem? Pois sempre que as vejo estão com os olhos abertos, seja dia, seja noite, isso tbm é normal?Okay, farei isso, deixarei o espaço o mais livre possivel ;)

    Obrigado.
    Beijos
    Até a próxima

    ResponderExcluir
  116. tenho uma lagartixa mais eu queria saber quais cuidados tomar

    ResponderExcluir
  117. Rômulo,As lagartixas dormem.Quanto a agilidade de Asá e Rei,é normal serem diferentes.Obrigada

    ResponderExcluir
  118. Cuidados com a lagartixa:
    - alimentos a base de insetos;
    - água;
    - espaço para poderem circular longe de predadores.
    Obrigada e volte sempre

    ResponderExcluir
  119. Obrigado denovo.
    Eu fiz o que você pediu, aumentei o espaço do terrario, agora elas andam bastante por ele ;)
    Só mais umas duvidas, hehe; como eu posso fazer a limpeza do terrário, para limpar as fezes deles e eu devo alimenta-las todos os dias? Tem algum perigo de elas brigarem?

    Muito obrigado Maneck.
    Beijos até.

    ResponderExcluir
  120. Rômulo,você pode fazer uma bandeja e colocar no piso do terrario, assim como aquelas que tem em gaiolas de passarinhos ou coloque um papel grosso - depois é só remover e limpar.É bom deixar sempre alimentos para elas.Quanto as brigas,bem isso não sei - quase todos os animais tem desentendimentos.Obrigada e cuide bem das suas lagartixas.

    ResponderExcluir
  121. nossa, quanta largatixa ! olá meu problema é que moro em apartamento e na área de serviço sempre aparecia largatixa e ia embora, agora uma se instalou dentro do meu armário da cozinha, já tirei tudo e lavei com veja para o cheiro espantá-la mas ela sempre volta, meu medo é dela colocar ovos lá dentro ou morrer e veder(!), não posso ficar tirando tudo e lavando a toda hora, te algum cheito de espantá-la que não volte ?

    ResponderExcluir
  122. Beth,que bom ter você aqui.Obrigada.Coloque veneno para incetos que é o principal alimento da lagartixa.Se não tiber alimento elas somem.

    ResponderExcluir
  123. ola, primeiramento gostaria de dizer que estou estupefata com este blog!Tirei muitas de minhas duvidas aqui.Porem ainda tenho algumas que gostaria de esclarecer, e espero que voce possa me ajudar.
    Recentemente enquanto eu limpava umas malas cheias de roupas velhas encontrei um ovo de lagartixa, e varios q ja tinham eclodido.Achei q ele n iria eclodir e resolvi abri-lo....infelizmente eu me mostrei errada, pois o bichinho la dentro ainda estava vivo, mas n totalmente formado. Com toda a coragem que eu tenho me prestei a um ato de dignidade e matei o bichinho. Porem depois continuei limpando a mala e descobri outros 17 ovos, em nome do bebe lagartixa que eu matei prometi cuidar de suas irmas e irmaos..........o problema e q eu n sei nada sobre o assunto. Eu gostaria de saber o q devo fazer quando os ovos eclodirem, aonde eu devo soltar os filhotes, se e q eu devo solta-los ainda novinhos.Eu tenho de alimenta-los??o que eu posso dar p eles??tem problema deixa-los enroladinhos no algodao???as maes ficam por perto dos ovos???se ficam entao sera q eram 9 femeas diferentes???
    bom, antecipadamente obrigada

    ResponderExcluir
  124. estou aqui novamente ,ando olhando o blog quase todos os dias ,esta muito bom .
    já falei tanto do meu Bob aqui e nunca ninguem nem viu , aqui esta umas fotinhas dele para quem queira ver .
    http://www.fotolog.com.br/tostyle

    parabens esta muito bom o blog .by: Danilo

    ResponderExcluir
  125. Parabéns! Bob está em boas mão.Obrigada Danilo.

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde! Parabéns pelo blog. Meu nome é Cesar. Na minha casa tem muitas lagartixas, o problema são as fezes que acabam caindo por tudo. Alguma idéia para esse incoveniente? Saudações.

    ResponderExcluir
  127. Obrigada Cesar.Não tenho idéia, contudo é preferível as fezes desses animais e não os insetos dos quais elas se alimentam.Volte sempre.

    ResponderExcluir
  128. Olá, tenho uma largatixa em casa e ja faz uma semamna que ela esta trocando de pele. gostaria de saber se isso é normal.Acho que ela nao esta se alimentando tb. tem alguma coisa que eu possa fazer?

    ResponderExcluir
  129. Não se preocupe, ela vai comer a pele velha que é também uma fonte de alimento.Deixe-a quieta no cantinho dela.

    ResponderExcluir
  130. Olá tudo bem ja postei uma vez neste blog e voltei aqui pra dizer q peguei um filhotinho de lagarticha a pus em um terrario, o problema e como fazer para alimentala? eu devo caçar insetos pra ela? qual a quantidade por dia? q tipo de insetos devo dar por q ela e muito pequena ainda?? tem algum geito de comprar alimentos pra ela??

    ResponderExcluir
  131. Olá william! Que bom que você voltou.Parabéns pelo filhotinho, que ele seja bem vindo.Lagartixas comem insetos como moscas...mosquitos e outros.Você poderá também comprar larvas de alimentar passarinhos,O filhote vai gostar.Obrigada.

    ResponderExcluir
  132. Maneck, sou eu o Rômulo ;D
    Obrigado pela ultima resposta! Recentemente eu encontrei um ovo de lagartixa dentro de uma bolsa que fica la no quintal, percebi que haviam uns pedaços de outros ovos quebrados; peguei o ovinho e coloquei numa tampinha de garrafa com algodão e fiz um tipo de "tela" para colocar em cima pra prevenir quedas. Estou com duvidas quanto a temperatura adequada, eu coloquei o ovo perto de um aparelho que é usado na televisão para ver os canais via sátelite, eu coloquei do lado do aparelho pois em cima fica muito quente, o que você acha?
    E como posso saber que tem uma lagartixa mesmo dentro do ovo? Eu coloquei o ovo contra a luz e percebi que está tudo claro dentro do ovo, acredito que tenha sido posto recentemente pela mãe. Em quanto tempo o filhote vai nascer?
    Estive pensando em soltar as lagartixa que eu crio e criar a que está no ovo, pois como não teve contato com o mundo esterno ainda é melhor para criar em cativeiro. Acho que Rei e Asá ficaram mais felizes fora do terrário.
    Obrigado.
    Só mais uma coisa, gostária que fossemos parceiros nos blog.
    Obrigado denovo. Abraço

    ResponderExcluir
  133. Olá Rômulo.Parabéns pelo seu blog.
    -Deixe os ovos de lagartixa em temperatura ambiente,de preferência aonde a mãe lagartixa os colocou.
    -O ovo eclode entre 40 e 60 dias - observe
    -Se você quer uma lagartixa, espere eclodir os ovos para depois soltar Rei e Asá
    - Já estou seguindo seu blog

    ResponderExcluir
  134. Oi, aqui em casa tem muita lagartixa..não queria matar nenhuma, não...apenas espantar uma parte delas, pois fazem muito coco. Existe algum repelente natural?

    ResponderExcluir
  135. Para espantar o melhor mesmo é terminar com os insetos como baratas, traças,mosquitos...que são fontes de alimentos.Com a falta de alimentos,poderá diminuir a população de lagartixas.
    Eliminando os ovos.
    Queimar incensos ou velas que contenham citronela.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  136. Obrigado Maneck ;D !
    Eu já estou seguindo o seu tambem. Eu estou observando o ovo e anotando informações sobre as mudanças ocorridas num bloco de notar, olho o ovo contra a luz todos os dias e anoto as mudanças.
    Obrigado denovo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  137. Obrigada! Não fique manuseando muito,pode não ser bom ficar trocando de lugar.

    ResponderExcluir
  138. Ontem fotografei uma lagartixa que estava do lado de fora da janela de vidro. Ela possuia duas bolinhas(uma de cada lado) da barriguinha. O peito dela estava bastante arfante. Será que eram ovos? Voces tem interesse nesta foto? Caso afirmativo favor me ensinar como fazê-lo.
    Grata.
    Angela

    ResponderExcluir
  139. Olá Angela! Colocarei no blog a foto de sua lagartixa.Poderá enviar por e-mail:mariatereza@gpsnet.com.br

    ResponderExcluir
  140. Olá, eu gostaria de saber algumas coisinhas sobre a lagartixa!

    Ha mais ou menos uma semana encontrei uma lagartixa na cuba da pia do meu banheiro, e deixei ela lá pra ver o que acontecia...
    Há mais de 2 dias ela não mais apareceu por lá... E ela aparecia quase todo dia paradinha, sem fazer nada, só se mechia qdo eu abria a torneira.

    Eu acredito que o marmore acoplado à pia e à cuba, dificulta a saída dela de lá, pois nunca a vi fora desde o dia que a encontrei. Faz-se um angulo muito complicado com a parede da cuba, e acho que dessa forma ela estava 'aprisionada'.
    Por vezes, ela entrava naquele buraquinho da cuba para evitar vazamentos, e ficava por lá, depois aparecia novamente. Mas a ultima vez que a encontrei - mais de 2 dias atrás - ela estava toda contorcida e parecia fraca, ao lado do ralo (estava umido)... Eu a acordei para ver se ela estava bem e ela correu para um canto da cuba. Ela tinha uma pelicula branquinha grudada a patinha dela, eu supus que ela estava trocando de pele.

    Eu não sei se ela conseguia se alimentar naquele lugar, e nem se ela conseguia sair.
    Depois dessa noite nunca mais a vi, e acho que ela entrou no buraquinho da cuba para se recolher pois estava morrendo... Existe essa possibilidade? Espero resposta!

    Obrigado,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  141. Acredito que não.Ela deve ter saído sem você ter notado.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  142. Eu li a respeito de como funcionam as patinhas delas e acho que de fato ela nao estava aprisionada, mesmo precisando fazer uma 'manobra incrivel' pra sair de lá.. hehehe

    São ligacoes quimicas, como não haveria atrito, pois ela deveria ficar de cabeça para baixo [paralela ao chao] para conseguir sair de lá, achei que ela fosse incapaz de tal feito.

    Tomara que ela tenha saido mesmo, caso não tenha, pobrezinha =(

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  143. Olá.
    Gostaria de saber se a largatixa dorme? Elas necessitam de um lugar específico para dormi?
    Parabéns pelo blog.
    Abraço
    Ricardo M.

    ResponderExcluir
  144. Antonio, as lagartixas dormem principalmente de dia. Quanto ao local, elas preferem ficar escondidas.Obrigada por ter vindo.

    ResponderExcluir
  145. Olá Maneck, eu tenho trauma de lagartixas, pelo que sei desde a gravidez da minha mãe que era professora e um aluno dela jogou uma de borracha nela e ela tomou um baita susto, e eu estava p nascer... tenho 25 anos e até hj não consigo conviver no mesmo ambiente que elas, tenho pânico, me dah até vontade de chorar qnd vejo uma, nojo, não sei explicar. E fiz Biologia na Faculdade, estudei sobre elas e não consegui me livrar deste medo absurdo... O que vc me aconselha a fazer??? Na minha cidade chamam de "osga".

    ResponderExcluir
  146. Olá, meu cachorro pegou uma lagartixa com a boca porém não a matou, queria saber como eu posso cuidar dela pois ela esta ferida. Eu pretendia ficar com ela, você teria uma dica de um lugar apropriado para ela? Obrigado

    ResponderExcluir
  147. O local você escolhe.Poderá ser um terrário.Elas possuem um poder muito alto de recuperação.Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  148. Oi Lyvia! É caso para analista ou psiquiatra.O que pensas?

    ResponderExcluir
  149. Olá, queria saber que outras coisas eu poderia dar para a lagartixa comer, já que no frio que esta fazendo acho difícil algum inseto aparecer aqui. Obrigado

    ResponderExcluir
  150. Oi Maneck! eu esta interessado em criar lagartixas, porém minha mae disse que nao quer que a comida dela ( ou dele ) traga moscas varegeiras para dentro de casa. isso eh possível?

    ResponderExcluir
  151. Existe no mercado larvas para passarinhos que também servem de alimento para as lagartixas.Obrigada

    ResponderExcluir
  152. Olá! Meu nome é Amanda. A alguns dias uma lagartixa está no meu banheiro. Decidi cria-lá e dei o nome de Sam. Mais tenho uma dúvida: De noite , ela está bem ativa e cor de areia , mais de dia está parada( acredito que esteja dormindo) e na cor preta. Por que a cor muda de dia e de noite volta ao normal?
    Agradeço desde já. Beijos e parabéns pelo lindo blog.

    ResponderExcluir
  153. A comida da lagartixa é a base de insetos. A mosca será alimento para ela. Obrigada.Volte sempre.

    ResponderExcluir
  154. Amanda.Obrigada pela visita.A lagartixa tem o poder de mimetismo(trocar de cor ).Tem o poder de disfarce e procuram se confundir com o local onde se encontram.Volte sempre.

    ResponderExcluir
  155. Eu admiro muito a biologia e amo poder conversar com quem indende do assunto. Parabéns pelo blog lindo. Indiquei seu blog no meu blog , no meu twitter e também no meu Orkut. Queria só mais uma pergunta: A Sam , minha lagartixa vive do lado do chuveiro e se molha bastante e com frequencia. As paredes ficam molhadas demais para ela escalar... e não sei como identificar se ela está comendo.... Tem como identificar se ela come? e é ruim ela ficar num lugar molhado e sem escalar a parede? Obrigada agradeço desde já. Beijos

    ResponderExcluir
  156. Obrigada Amanda.Se não encontrar alimento no banheiro ela vai procurar em outro lugar.Não fique preocupada. Quanto a umidade, não tem problema.

    ResponderExcluir
  157. Quanto as fontes: eu não ligo muito, mas sei que tem gente que não gosta quando ficam copiando a matéria sem colocar o autor.Fique a vontade.

    ResponderExcluir
  158. Parabéns pelo blog!
    Procurava informações sobre lagartixa e encontrei exatamente o que procurava aqui!
    Apareceu uma no meu quarto há pouco mais de um mês e de cara gostei da dela! Queria mantê-la por perto, ainda mais depois que soube que elas podem viver cerca de 8 anos!

    ResponderExcluir
  159. Olá!

    Parabéns pelo blog. Há muita informação legal aqui. :)

    Acabei de capturar uma lagartixa bebê e decidi por criá-la. Mas tenho algumas dúvidas:

    1. eu a coloquei num áquario redondo não muito grande, com terra, umas pedras e um pouco de água numa tampinha daquelas garrafas pet. Mas quando devo troca-la de local, colocando-a num terrário maior?

    2. Sobre as fezes, como devo proceder? Elas fazem muito cocô? Também gostaria de saber como limpar. Pensei em trocar a areia de vez em quando.

    3. Em relação a alimentação, já sei que elas comem insetos, mas com qual frequência? Capturei uma mosca daquelas de banheiro e coloquei pra ela comer, mas não sei se é o suficiente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  160. Olá!
    - Deverá trocar de local quando achar necessário - por observação.
    - Você poderá trocar a areia ou colocar um fundo removível no aquário.
    - Quanto ao alimento, também você deverá observar a necessidade do animal.Se já comeu tudo...
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  161. Olá novamente ,tirei uma nova foto do meu Bob ,segue abaixo o anexo . Danilo :]
    http://www.fotolog.com/tostyle

    ResponderExcluir
  162. ola como eu faço para saber o sexo da largatixa?

    ResponderExcluir
  163. Oii..
    Bom, eu tenho um trabalho de ciencias uma feira de ciencias na verdade, ai eu peguei a lagartixa e estou dando formigas e tracas pra ela , ela parece saudavel...
    Tenho que fazer uma pesquisa sobre o tempo que ela demora para eclodir e para saber qual é o sexo,etc.
    A questao é:
    _ quanto tempo ela demora pra eclodir ? ( ME AJUDAAA POR FAVOOR .. PROCUREI EM TUDO O QUE é SITE E NAO ACHEI SE VC ACHAR POSTA NO BLOG, SEREI GRATA)
    _Como saber se a largatixa é macho ou femea?como se define o sexo da lagartixa? (meu profesor falou que fica perto do furinho que é onde ela defeca se tiver outro buraquinho é femea... mas ele nao tem certeza)
    _quanto tempo a lagartixa bebê demora para virar adulta ? (Nao achei )
    ME AJUDE OBRIGADA

    ResponderExcluir
  164. Você poderá encontrar mais informações no Site:
    http://www.ninha.bio.br/biologia/lagartixa.html
    -Levam aproximadamente entre 40 a 60 dias
    -A parte genital desemboca na cloaca.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Obrigado pela resposta ajudou muito, vou continuar pesquisando =)

    ResponderExcluir
  166. Quanto tempo a lagartixa bebê demora para virar adulta ?

    ResponderExcluir
  167. queria saber se minha lagartixa é femea ou não mas nao sei o que fazer para saber

    ResponderExcluir
  168. O macho é mais escuro que a fêmea e produz ruídos.

    ResponderExcluir
  169. - O tempo para ficar adultas é muito relativo, depende de vários fatores : se já nasce bem desenvolvida ...se tem alimento suficiente e outros. O melhor mesmo é criar uma desde bebe.

    ResponderExcluir
  170. Olá na minha casa é comum ver lagartixas, "osgas", principalmente dentro da despensa e armários e até em guarda-roupas.Como posso conviver com elas sem ter nojo ou medo.Penso que o contao delas conosco pode causar doenças, já ouvi falar que a urina delas pode causar "cobreiro".Tenho 4 crianças em casa e fico muito preocupada.Moro em Belém-Pa.

    ResponderExcluir
  171. Obrigada pela visita. As lagartixas não transmitem doenças. Elas nos trazem benefícios pois consomem com os insetos que poderão trazer doenças.

    ResponderExcluir
  172. de quanto a quanto tempo as lagartixas precisam comer?

    ResponderExcluir
  173. Não sei a quantidade de calorias que ela precisa.É bom deixar sempre algum alimento por perto.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  174. Esse blog é o máximo! Que dedicação! Eu não podia imaginar que tinha tanta gente interessada em cuidar das largatixas. A minha lagartixa se chama Olga, a osga. ela apareceu também na cuba da pia do meu banheiro, ela parece ser bem bebezinho. Achei estranho pois ela não se meche quase nada. Fiquei com medo de ela estar presa na pia e fiz com que ela subisse num pedaço de papel e a transferi para uma varandinha onde tenho alguns vasos de plantas e penso que lá ela pode encontrar algum inseto para comer. Hj de manhã achei que ela estava morta. Estava baixinho na parede com duas mãozinhas na parece e duas fora, não se mexia nem um pouquinho, soprei ela para ver se acordava e ela se mecheu um pouquinho. /de noite ela fica mais animada. Acho que de dia ela entra num estado de baixa energia. Obrigada por todas as suas informações!

    ResponderExcluir
  175. oi,meu nome é rafaela eu tenho uma lagartixa mas não sei se é domestica ou naõ isso faz 2 dias. eu achei ela quase congelada como é uma lagartixa domestica?

    ResponderExcluir
  176. Oii gostari,encontreii uma lagartixa no meu banheiro na hora q fui lavar,percebi q ela tava bem no cantinho,então coloquei ela pra fora para não se molhar,só q ela acabou voltando e eu não percebi quando vi ela estva em um apoça de agua com sabão parecia estar morta,então coloquei ela em otro lugar,fiquei com muita dó dela e me sentindo culpada,mas derrepente ela se mecheu então eu fui e enchaguei ela pra ela não ficar com sabão.Depois coloquei ela la fora pra ela se secar com o vento,e percebi q ela estava com as costinhas machucada e com uma das patinhas tbm.mesmo assim deixei ela lah,pra se secar e ver no que dava.Fique torcendo pra ela não morrer.Mais tarde fui ver ela e vi q ela tinha sumido,então pensei logo q ela deve ter ido pra um lugar melhor,e hj acabei achando ela de novo,escodida em um cantinho aqui na varanda de casa,e as costas dela creseu pele de novo,só a patinha q estava do mesmo jeito!Decidi cuidar dela,e tentei achar algun inseto mas não consegui,vi sua dica de comprar larvas pra ela e vou comprar pra ver se ela come!!!!
    Tenho uma duvida.
    Porque elas costumam aparecer nas casas,sendo q não éh natureza,é simplismente cimento ou azulejo,eles preferm casas do que a natureza???

    BeijO
    Ameiiii seu blog!!!

    Aguardo resposta!!!

    ResponderExcluir
  177. eu posso dar comida para a lagartixa todo dia ou é de quanto em quanto tempo meu nome é marcos

    ResponderExcluir
  178. oi
    meu nome é marcos
    eu quiria de quanto em quanto tempo eu tenho que alimentar minha lagartixa?
    o nome dela é dino
    beijos

    ResponderExcluir
  179. Amei este blog parabens, tenho um bebe lagartixa no meu banheiro que batizei de Lala mas ela e' tao magrinha e meu banheiro nao tem insetos coloquei um pedacinho de alface ela comeu um pouco mas nunca mais quis, coloquei duas mariposinhas mas ela nao comeu nao consigo pegar mosquitos que sei que ela gosta, queria saber se colocar ela no jardim se ela vai sobreviver, no banheiro tenho medo que ela morra de fome amo esses bichinhos
    E parabens aos amantes das lagartixas isso e' raro e temos que lembrar que os animais sao nossos irmaozinhos e dependem muito dos nossos cuidados

    Mara

    ResponderExcluir
  180. A Lala vai gostar muito se você colocar ela no jardim. Irá encontrar mais alimentos.Obrigada pela visita.Volte sempre, ficarei contente.

    ResponderExcluir
  181. e verdade se a lagatixa beber agua do passarinho.o passarinho morre

    ResponderExcluir
  182. Muito fofo o blog! Eu sofro aqui em casa pq minha vizinha não cuida muito bem da casa dela e ela vive infestada de ratos, baratas e mosquitos. Só que um dia desses ela dedetizou a casa dela e me deparei com uma porção de baratas tontas invadindo minha casa. Dedetizei também e cheguei no seu blog tentando descobrir uma forma de "criar" largatixas em casa porque aqui as bichinhas nunca dão as caras... Vou pesquisar mais sobre esse terário! Ah! Tentei ver fotos do Bob porque não sou cadastrada no Fotolog... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  183. eu tenho aqui em casa uma largatixa, ou mais(rs), e gostaria de saber se tem diferença no cocô dela, em relação ao sexo, pois sempre aparece cocô preto com uma pontinha pequena branca, mas agora estou notando em lugar diferente que o normal um cocozinho preto mas sem a pontinha branca.Será este cocozinho de uma lagartixa ou de outro inseto?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  184. eu estou com uma largatixa em um aguario aki em casa, voce pode me ajudar com dicas pra ela se sentir mais avontade oque posso colocar no aquario, tem outra coisa sem ser inseto pra mim dar pra ela comer algo mais facil de arrumar me add no msn pra gente se falar por favor leonamngr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  185. Não tenho criação de lagartixas, por isso se torna difícil responder certas questões.Não sei a diferença entre os cocô.Temos que observar.

    ResponderExcluir
  186. Você tem que ir observando .É a melhor maneira para fazer uma boa criação.Obrigada!

    ResponderExcluir
  187. Olá, gostaria de saber,pois estou prestes a pegar uma lagartixa gravida,como fazer ela soltar os ovos?????
    Valeu
    bjs

    ResponderExcluir
  188. Olá! Deixe a natureza agir. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  189. que tipos de insectos as lagartixas comem?


    É que eu tenho uma lagartixa muito pequena por volta dos 5,6 cm.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  190. Alexandre, Obrigada pela visita. Lagartixas comem qualquer inseto.

    ResponderExcluir
  191. Oi aqui na minha casa tem bastante lagartixas....outro dia me chamou a atenção que uma estava parada, e mesmo eu chagando ela continuou parada....olhei e pareceu estar machucada,mas vendo melhor percebi uma largatixinha saindo do ventre...pensei ser reproduçao mas como são ovíparas penso ser imposssível...mas tenho certeza que era a cabeça de um filhotinho...como pode???

    ResponderExcluir
  192. Boa tarde ! meu nome é Priscila, É possivel uma lagartixa mudar de cor? no meu banheiro tinha uma bem clarinha na parede ( a parede é branca) e quando ela me viu tentou andar e caiu no chao (o chao é de piso preto) fiquei observando e apos uns 10 minutos ela ainda imovel começou a mudar de cor, e no rabo dela apareceu um corte que nao tinha antes. (sei que elas soltam o rabo como meio de se defender)e começou a ficar toda escura,me tranquei no banheiro e fiquei observando pois tenho um gato e nao queria que ele a visse, e mais ou menos 30 minutos depois ela subiu a parede e foi embora.
    O que aconteceu é comum? elas realmente mudam de cor conforme o ambiente? e o rabo elas soltam sem mesmo serem tocadas?
    Adorei o seu blog, parabens

    ResponderExcluir
  193. Oi Maneck, meu nome é Veridiana e encontrei 2 ovinhos de lagartixa no chão e os peguei para cuidar. Coloquei numa caixa de sapato com um monte de papeis picados... vc teria uma sugestão para onde colocá-los?? Digo, porque como estou anciosa para elas nascerem, qdo fui pegar a caixa, os ovinhos rolaram na caixa.. fiquei com medo de morrerem e queria evitar isso. Li acima que seria interessante enterrá-los mas nao queria perdê-los. Pode colocar ele no algodão? sera que tem problemas e depois que nascerem onde posso deixá-las??

    ResponderExcluir
  194. É bom não interferir na natureza. Deixe os ovinhos eclodirem e então os filhotes se sentirão livres e certamente escolherão um local para viver. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  195. OI MANECK....ME CHAMO ROSA MORO EM GOIAS PIRENÓPOLIS......UM MES ATRAZ FUI ABRIR MINHA JANELA.......UMA LARGATIXA BRANCA SE MACHUCOU......COLOQUEI ELA EM CIMA DE UM TRONCO QUE EU TENHO NA MINHA VARANDA......ELA ESTSA BEM
    ......SÓ QUE ELA FICOU PRETA.....E AGORA ESTA CINZA....E SO FICA PARADINHA.......MUITO ENGRAÇADO.....E NÃO ENTENDO O PORQUE.....OXE PODE ME FALA ALGUMA COISA SOBRE ELA.....FICA DEUS .....BJS....OBRIGADO

    ResponderExcluir
  196. O fenômeno chama-se mimetismo - é natural . Obrigada.Volte sempre

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com