segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dorme-Dorme





Em um dia chuvoso, daqueles nublados, frios e cinzentos. Com poucos afazeres, estávamos de conversa Tiele e eu. Tiele, muito falante, alegre, descontraída e expansiva. Foi minha aluna e posteriormente minha secretária. Gostava de contar história e estórias...sabe-se lá o que era realmente verdade. Passou então a contar que quando pequena tinha ganho um pintinho da avó por gostar muito de coisas que se movimentassem, que se mexessem. Aí a conversa foi rolando, cada uma com um causo diferente até que lembrei e comentei que eu gostava de brincar, em silêncio, por horas a fio com um arbusto que se mexia ao tocar, encontrado nos campos e nas margens da estrada de ferro. Muito curiosa ela quis saber tudo sobre essa planta. Passaram-se os dias e, sem eu menos esperar, ela chegou com um punhado de sementes da sensitiva falando: professora, eu acho que são sementes da dormideira...lembra da história que me contou? Trouxe porque a senhora falou que fazia muito tempo que não a via. É claro...fazia um bom tempo que não saia pelos campos...terrenos baldios e margens de estradas.
Nunca tinha visto antes tantos nomes comuns para um só tipo de vegetal.É chamada popularmente de dormideira, dorme-dorme,vergonha,não-me-toque,mimosa, dormideira, sentisitiva, malícia-de-mulher, arranhadeira, erva-viva, dorme-maria, malícia, juuiri-rasteiro, malícia-roxa, morre-joão, não-me-toque.ou dorme cadela. É um arbusto espinhento e perene. Quando a planta é exposta ao calor intenso(sismonastia),chuva, vento forte,à noite ou quando tocamos, os folíolos se juntam ficando retraídos e desmaiam.Passando o atrito ela volta ao normal.É encontrada em todos os continentes.Nos campos é considerada daninha por se propagar por sementes com muita facilidade.Pela sua delicadeza, beleza e por ter a característica peculiar de sensitividade( de dormir) é usada na ornamentação em jardins ou em vasos. As flores, de cor rosa, são muito delicadas e parecidas com pom pom. É utilizada como erva medicinal contra inchamento de juntas, reumatismo, difteria e desobstruente do fígado.

Classificação científica

Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Fabales

Família:
Fabaceae

Subfamília:
Mimosoideae

Género:
Mimosa

Espécie:
M. pudica

Nome binomial

Mimosa pudica
L.
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dormideira
2. http://plantasenteogenas.org/community/threads/mimosa-pudica.150/

10 comentários:

  1. que legal onde poderei achar esse tipo de planta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabei de comprar uma quer que eu te mande sementes ? vicheberria@bol.com.br RIO GRANDE DO SUL

      Excluir
  2. Obrigada pela visita.Em casas especializadas você encontra sementes.
    Você poderá comprar pela internet.

    ResponderExcluir
  3. Você poderá encontrar sementes em casas especializadas.Deve ter sites
    de vendas...assim fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, esta plantinha fez parte de minha infancia, todos dias ao voltar da escola, ficava mais de uma hora brincando com essas plantinhas e minha mãe, coitada, ia a loucura......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro dessa planta. Tbem fez parte da minha infancia

      Excluir
  5. qual site compro mudas ou sementes de dorme dorme, não consigo encontrar

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita. Tão logo eu encontrar, enviarei para você.

    ResponderExcluir
  7. Olá pode encontrar mudas de Dorme-dorme em nosso site!
    faz sucesso com as crianças e também com os adultos aqui na região!!

    www.eapaisagismo.com

    Gabriela

    ResponderExcluir
  8. ..Que raridade ver algo ligado à tal planta!
    Existe e como.
    Numa cada de veraneio, a via até em meu terreno: e parece que esta teria ESPINHOS (algo cortante).
    O nome FORMAL dela seria SENSITIVA.
    Já ouvi falAr do nome DORME DORME (até um familiar meu cantava a pseudo música DORME DORME DORMIDEIRA VAI ACORDAR SEGUNDA FEIRA...risos!).
    E esta 'dormia', se fechava por alguns instantes e depois "abria": voltava ao normal (a natureza ainda nos fascina).

    Rodrigo

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com