quarta-feira, 15 de junho de 2011

O coração que ressuscitou





Em um domingo chuvoso, faz muito tempo, ganhei uma muda de planta. Não tinha nenhum vaso ou recipiente sobrando para plantá-la no momento, então coloquei em um buraquinho que havia no muro de pedras para escoamento da água da chuva. Passaram-se os dias e ela foi se adaptando e crescendo muito. Fiquei com pena de transplantar novamente com receio que fosse enfraquecer e perder a beleza. O Belo até colocou um arame para que ela tivesse onde se apoiar melhor. A plantinha já tinha mais de metro, pois se desenvolveu rapidamente e foi enfileirando corações. Mas... após um longo período, mais de ano, os corações , a cada dia, se tornavam mais abatidos, fracos e sem vigor. Esgotaram-se os nutrientes e desfaleceram caindo um a um. Perderam a vida...morreram. Viver sem coração. Inédito! Não, não é, pois aconteceu com essa pequena grande planta. Ficou só uma pequenina batatinha que, com dó de jogar fora, acabei colocando em um vaso como experiência para ver no que daria. Pois não é que a danada ressuscitou. Está ela novamente muito bela com vários corações.

É uma trepadeira pendente e delicada, apreciada pela beleza estética, originária da África do Sul, Zimbábue e Suazilândia. Tem o caule longo e arroxeado. As folhas são suculentas, opostas, em formato de coração, de coloração verde-musgo, com um marmorizado prateado na parte superior e arroxeadas na inferior. As flores, com a corola rosa e pétalas roxas, são em formato de vasos. Os frutos são vagens pequenas com sementes achatadas. Pode ser cultiva em jardineiras ou vasos, na decoração de ambientes internos ou externos. Forma um lindo arranjo com efeito de cascata quando plantadas várias mudas em um mesmo vaso. Multiplica-se por estaquia, por mergulhia dos pequenos tubérculos produzidos na base das folhas e por sementes. Possui ciclo de vida perene.
Carl Linnaeus foi o primeiro botânico que descreveu o gênero em 1753.



Nome Científico: Ceropegia woodii

Sinonímia: Ceropegia linearis subsp. linearis, Ceropegia linearis subsp. woodii, Ceropegia barbertonensis, Ceropegia euryacme, Ceropegia schoenlandii

Nome Popular: Corações-emaranhados , coração de mãe, flor da lanterna, guarda-flor, flor do pára-quedas e videira da flor.

Família: Asclepiadaceae

Subfamília: Asclepiadoideae.

Gênero: Geropegia

Divisão: Angiospermae



Fontes:



http://www.jardineiro.nete http://asclepiadacitisagudisima.blogspot.com/2010/12/ceropegias-un-genero-fascinante.html, pode atrair beija-flores. A manutenção desta

28 comentários:

  1. Linda,linda tenho essa plantinha há anos ela está sempre linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como posso conseguir esta planta ( coração de )?
      obrigada Vera Lucia

      Excluir
  2. Achei o seu post na internet, procurando imagens dessa plantinha. Minha avó tinha e também na varanda da casa da fazenda, me traz tão boas lembranças, tenho procurado a anos, mas não acho, é o tipo de planta que saiu de moda. Linda, quando morei no RS ouvi chamarem de coração de estudante. vamos trocar uma muda? tenho belas suculentas por aqui, será que não tenho alguma planta que possa te interessar?

    ResponderExcluir
  3. OLa, bom dia. Também estou procurando esta planta - coração de estudante para compor nossa estufa de suculentas aqui na Univ. Federal de Lavras; nos propomos a trocar mas, também, a comprar uma muda, se for o caso. att. grato. Silverio email: sjcoelho65@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Professor, logo entrarei em contato para enviar uma muda da suculenta. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. ola amiga gostaria de saber se você pode me vender uma muda de coração de estudante mande a resposta para esse email phillmar@ig.com.br Obrigada !

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se precisa de algum cuidado especial

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,ganhei uma muda dessa planta e me roubaram,fiquei muito triste pois a pessoa que me deu ja havia morrido,sempre procuro pela muda,voce poderia me vender uma mudinha?Se possivel me mande uma mensagem pelo email hrmolina@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. olá eu tbm gostaria de comprar essa muda pois minha avó é quem me deu e infelismente não tenho mais,nem a minha trepadeira e nem minha vozinha que esta no céu meu email danibb-@hotmail.com (tracinho é hífen) grato

    ResponderExcluir
  9. ola amigas da ceropegia eu tambem gostaria de ter uma planta dessa como nossa amiga ainda nao respondeu eu consegui e so clicar viveiro bueno ceropegia woodi e so comprar boa sorte

    ResponderExcluir
  10. boa tarde,

    estamos procurando uma muda de coração de estudante para o jardim experimental do nosso laboratório . Seria possível vc nos enviar um e.mail informando preço, como fazer o pagamento, etc. hadra@uol.com.br - IGCE-UNESP, Laboratório de Interpretação e Valoração ambiental - Profa. Solange de lima Guimarães

    ResponderExcluir
  11. e so comprar no viveiro bueno ceropegia e nome da planta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas onde fica o viveiro Bueno?

      Excluir
    2. Boa noite, mas onde fica o Viveiro Bueno?

      Excluir
  12. no viveiro bueno custa 7,oo a planta coraçao de estudante so que nome e ceropegia woodii e so clicar viveiro bueno ceropegia que vai aparecer a muda se consegui me fale boa sorte

    ResponderExcluir
  13. ola viveiro bueno e um site iberebueno@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tenho essa folhagem em casa... Fiz inclusive mudas... coloquei dois vasinhoss junto a espécies suculentas e elas sofreram mutação... na aparência. Não entendo de botânica... Mas se alguem se interessar posso enviar as fotos.

    ResponderExcluir
  15. se alguem me puder enviar uma muda moro em Betim/mg meu email. é luziameldeb@gmail.com ficarei muito grata obg

    ResponderExcluir
  16. Estou procurando e não consigo comprar coração emaranhado ou coração de estudante como chamam. Caso alguém tenha enviar resposta por e mail dilna_maria@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  17. Tenho procurado internet suculenta coração emaranhado ou conhecida tb como coração de estudante.Caso alguém tenha para vender ou doar entrar em contato meu e mail dilna_maria @hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho essa plantinha e apesar dela estar ainda " envergonhada", está lindinha. Sempre dou bom dia pra ela, kkkk. Amei saber os nomes que dão a ela, especialmente o " coração de mãe" . . Abraço. Gostei demais da história e dicas !!!!

    ResponderExcluir
  19. A planta que conheço como Coração de Estudante muitas vezes é chamada de Lágrimas de Cristo. É uma trepadeira com flores brancas de miolo vermelho. Vou tentar enviar a foto:
    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSjmbQDhrL-b5rxIf-YkYKjCiGkQLiFiN5i_BRGWbVzIph9P9OY

    ResponderExcluir
  20. Por favor, já tem um tempo, que procuro por uma muda de Coação de mãe também!! Se alguém tiver gostaria de adquirir uma mudinha!!! Quem tiver, por favor entre em contato com o seguinte e-mail : - jussaragauchatche@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Por favor, já tem um tempo, que procuro por uma muda de Coação de mãe também!! Se alguém tiver gostaria de adquirir uma mudinha!!! Quem tiver, por favor entre em contato com o seguinte e-mail : - jussaragauchatche@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Comprei uma muda dessa plantinha pela internet. Ela me é muito cara pelas lembranças que me suscita. de repente ela secou e morreu. Gostaria de adquirir uma muda ou duas se possível. Como faço?

    ResponderExcluir
  23. Procuro essa plantinha ha muito tempo. consegui uma mudinha pela internet mas de repente ela secou depois de mais de um ano. gostaria de adquirir não uma mas duas ou tres mudas para garantia. ela me tem muito significado por conta de lembranças da infancia. como faço?

    ResponderExcluir
  24. kkkkkk ressucitou é?SQN, a batat estava vivinha senão vc nunca mais a teria.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com