domingo, 22 de março de 2015

A misteriosa caferana (guaraná)




Tínhamos uma chácara,
Foi vendida
Falta de tempo
Para os cuidados
E lá se foi
Não, não foi
 Uma muda de guaraná
Pois assim chamavam
Veio junto aos trocados
As sementes
Logo plantadas e
germinadas
Apareceu o arbusto
Surgiram as flores
E logo os frutos
Nada semelhante com guaraná
Como descobrir?
O FacebooK  resolveu
Com grande margem de audiência
Pronto:
A cobiça almejada
O arbusto com fruto
Doce....doce ....doce
Muitos nutrientes!!!!
O que mais?
A ajuda dos  amigos...do marido
Que até provou e...gostou

Bunchosia armeniaca.
Conhecida como manteiga de amendoim fruta , caferana, falço guaraná. cafezinho, e ciruela . Pode atingir uma altura de 20 metros. O fruto tem polpa vermelha com semente. As folhas são inteiras, ovaladas, grandes, de margens onduladas e com a face inferior de coloração mais clara. As flores são  amarelas e surgem da primavera ao outono.São estimulante, pela  concentração encontrada de cafeína vitamina C enquanto ainda estão firmes, e podem ser consumidos ao natural ou em sucos. A polpa pode ser congelada. A manteiga-de-amendoim deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica. Multiplica-se por sementes. Nativa das regiões dos Andes e do noroeste da América do Sul. No município de Santo Antônio da Patrulha,(RS) a fruta é consumida por habitantes que relatam propriedades nutritivas e que o consumo assíduo proporciona maior longevidade, vigor e lucidez mental.  É utilizado na medicina tradicional no tratamento de doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas e também no tratamento de câncer.Tem  efeitos benéficos em disfunções gastrintestinais, no tratamento de doenças de pele, como antitérmico, atividade antioxidante e antimicrobiana o extrato bruto, possui efeito antibacteriano capaz de sensibilizar a bactéria Pseudomonas aeruginosa,
FONTES:
Classificação científca:
Reino...................  Plantae
(sem classificaçãp) Angiosperma
(Sem classificação) Eudicotiledoneas

Sem classificação:Rosids
Ordem: Malpighiales
Família:Malpighiaceae
Gênero:Bunshosia
Espeie:B. americana
(Cav.) DC.
Sinonimia:
·         Bunchosia armeniaca f.parvifolia Nied.
·         Bunchosia armeniaca f.systyla Nied.
·         Bunchosia pilocarpa Rusby
Malpighia armeniaca Cav.


3 comentários:

  1. Que legal, professor!!!
    Meu pai foi professor de fruticultura no antigo CASM e, mesmo aposentado, nunca perdeu a curiosidade pela plantas. Acho que herdei o hábito. Quando o senhor postou, fiz ligações com plantas que conhecia, e o Google ajudou.
    Fico feliz pela descoberta! De verdade! Me lembrou das muitas vezes que procurei (e ainda procuro!) nomes de plantas das quais volta e meia ele ganhava mudas ou sementes!
    Muito obrigada por compartilhar!
    Um abraço! Veridiana Tonetto

    ResponderExcluir
  2. Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe o seu parecer. Abraço fraterno. António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Obrigada senhor Antônio pela visita em meu blog - O seu blog é muito interessante. Valioso! Eu tive lendo partes - logo que der farei meu humilde comentário.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com