sexta-feira, 26 de julho de 2013

Os flamingos dançantes




Perto do presente, ano passado, não lembro o dia, estava eu a andar por um sinuoso caminho, trajeto não muito largo, serpenteando  e embelezando um jardim exótico  e ao mesmo tempo  gracioso....olhos deslumbrados, sem perder nada de vista mas  meio tonta com o que avistava e com os encantos surgindo. ..em silêncio perdida  nos sonhos, minhas mãos encontram um apoio. Debruço-me em uma mureta de proteção e ali fico seduzida com o colorido exuberante e inusitado de ondas rosa avermelhadas formadas por plumagens de aves coloridas e unidas por instintos comuns. Flamingos! Eles  faziam danças com seus pescoços elegantes e longos, deixando e enchendo o espaço com um som esquisito, uma canção de lamento ... um  – KRA kRA  e Kaaa  enriquecendo ainda mais o Jardim Zoológico  e de Aclimação na Quinta das Laranjeiras em Lisboa - Portugal.  O Zoológico reúne cerca de 2000 animais de 332 espécies diferentes sendo 114  mamíferos , 157 aves,56 répteis, 5 anfíbios e uma coleção de artrópodes. É um espaço agradável que suscita curiosidade, conhecimento e cultura.
São aves procedentes de Trinidad e Tobago, pode ser encontrado no Brasil, Peru, Chile, Uruguai e Argentina. Tem  grande porte com plumagem  em tons de rosa, bico encurvado, com membros inferiores muito longos e bico grande, amarelo  e em forma de arco. Medem aproximadamente de 0.90 a 150 cm. Vivem em bandos em zonas aquáticas e alguns podem viver em áreas de grande salinidade. Ao adormecer dobram uma das patas que ficam próximo ao peito. Alimentam-se de algas, larvas de insetos, moluscos e pequenos crustáceos. A coloração é devido a alimentação rica em carotenóides. Algumas espécies conseguem viver em áreas de salinidade muito alta. Pode pesar aproximadamente  1,8 Kg. Os ninhos são construídos na primavera e tem a forma de cone incompleto feito de lama. Os ovos de cor branca, cobertos por uma camada calcaria,sendo abaixo a coloração da casca azulada. azul e medem  85x55mm .Para encubá-los, a ave fica mantida com o ninho entre as pernas. A fêmea choca  por 28 a 32 dias. Os filhotes são brancos e vão ficando acinzentados. Alcança a plumagem adulta aos 3 anos e tem uma muda simultânea das rêmiges a cada dois anos. A os seis meses já conseguem se alimentar sozinhos. Podem viver até 40 anos. Era muito admirada pelos egípcios que a reverenciavam como a encarnação do deus Rá.
Classificação:
 Os flamingos  possuem vária espécies
Reino:Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Phoenicopteriformes
Família: Phoenicopteridae
Gênero: phoenicopterus
Nome científico: Phoenicopterus ruber
FONTES;






segunda-feira, 22 de julho de 2013

Um inesperado hipopótamo

Estávamos em Lisboa – Portugal nos maravilhando com os importantes e atraentes pontos turísticos daquela aconchegante capital cheia de vida, subindo e descendo as sete colinas, olhando o bonde passar...apreciando o fado...decifrando os azulejos...degustando deliciosos pratos e saboreando o bom vinho quando resolvemos incluir mais um passeio em nosso roteiro:a famosa  Mafra. Queríamos ver o Palácio Nacional (palácio-convento ou palácio de mosteiro), datado do século XVIII. Uma obra barroca que ocupa uma área de 40.000metros quadrados. Pertinho, 25Km de Lisboa...vamos lá. Após muitas informações, tomamos um trem para a central de ônibus. Que ônibus nada...não tinha para o pequeno lugar. Mais e mais informações sobre como chegar lá ... teria um ônibus que passava em uma determinada parada ...vamos lá. Espera...espera e nada de ônibus .Ficamos rodopiando de um lado para outro e nenhuma informação mais. Já cansados, desistimos do tal passeio. Prontos para o retorno ao centro de Lisboa quando avistamos o majestoso Zoológico, este não estava no programa. Como sempre falamos: para turista não tem dia perdido. Lá fomos...lá entramos...passeamos e nos encantamos com o grandioso número de animais – 2000 animais de 332 espécies diferentes. Zebras, flamingos, girafas, rinocerontes, elefantes...a cada poucos passos um animal diferente. Um encanto! De repente, que susto! Olha só marido, aquele monstro. Que bicho feio...desengonçado.Um hipopótamo! Após abrir sua enorme bocarra parecendo nos cumprimentar, pareceu ficar mais simpático e menos deselegante. Como não é um animal comum, para nós, aqui no Brasil...resolvi ler um pouco sobre ele.

O hipopótamo é um animal mamífero que pode ser encontrado nas planícies da África. A palavra tem origem grega e significa “cavalo do rio” – hippos = cavalo e potamos = rio. É o terceiro maior mamífero terrestre. Tem a pele muito grossa que vai de dois a cinco cm. A cabeça é grande e o lábio superior cobre o inferior. As orelhas são arredondadas e a cauda é pequena. A pata tem quatro dedos palmados permitindo com facilidade o deslocamento do animal na água. As presas chegam a medir 0.50cm. Passa a maior parte do tempo dentro da água ou na lama. A água serve para manter a temperatura do corpo baixa e não ressecar a pele. Ao entardecer sai da água para se alimentar e pode consumir até 200Kg de pasto por noite. É um animal herbívoro. Quando adulto tira a cabeça da água para respirar a cada 3 -5 minutos mesmo dormindo. Se move com a velocidade de 8km/h na água e aproximadamente 50km/h na terra. É um animal agressivo e territorial. Vive em grupos de mais ou menos 20 liderados por um macho. Ajuda na alimentação de outros animais abrindo a boca permitindo que determinados peixes    se alimentem de restos encontrados entre seus dentes – outros animais andam pelo corpo  do hipopótamo retirando as algas que se prendem nele. Possui glândulas distribuídas por todo o corpo que segregam um líquido viscoso de cor avermelhada que protege o animal dos raios ultravioletas. A gestação dura cerca de 240 dias com um filhote por cria. O nascimento ocorre dentro da água e a cria e amamentada por algumas semanas e fica aos cuidados da mãe por um ano. O leite é rosa e tem componentes de filtro solar. Um copo de leite tem 500 calorias.
Classificação:

Reino..........animal
Sub-reiro....metazoários
Filo.............Cordados
Subfilo.......Vertebrados
Classe.........Mamíferos
Subclasse...Eutérios
Ordem......Artodactilos
Infra-ordem...Suínos
Família......Hipopotamus choeropsis
Espécies.....Hipopotamus amphibius e Choeropsis liberiensis

FONTES: