quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O guabiju e a saudade














As lembranças surgem aos poucos, vão tomando forma e a saudade chega trazendo junto a vontade  e a inspiração de escrever agora benzida no refúgio da alma, na faculdade da memória. Com afeto, recordo dos doces dias de criança quando, nas matas, campos ou em margens de rios meu pai e eu andávamos descontraídos. Ele mostrando árvores frutíferas, colhendo e fazendo sentir o sabor de cada fruta. Muitas vezes eu subia nos ombros dele para colhê-las, então as frutas tinham ainda mais sabor.Tinha uma que passei a chamar de veludo – era o guabiju. Os anos foram caindo nos degraus do tempo e eu não esquecia. Almejava ter um pé de guabiju em meu pomar...colher os frutos e voltar a sentir o sabor que não havia esquecido. Dizem: pensamento positivo – você terá o que quer. Pois é...um dia meu irmão voltando da fazendinha trousse junto uma muda. Ah! Que felicidade! Agora eu teria novamente as frutinhas ao meu alcance. Ele escolheu o local e plantou. Custou muito...um dia teve a grandeza de se desenvolver...florir e frutificar. Não requer um pé de guabiju para lembrar do pai...mas esse guarda recordações muito especiais... pessoais e grandiosas: o rico carinho que ele tinha pelos filhos.

Guabiju
Outros nomes: Guabijeiro, guabiroba-açu, guabigu-guaçu, guabiju-açú,guabira-guaçú, guajaraí-da-varzea,guavira-guaçúé, arrayán indígena, guajabo negro. Em guarani: yguabi-jy (=fruta que se come) e ygua-pi-jy (=fruta de casca rija), guaviyiu ou guaiavayú (= fruto com penugem)
Nativa do Sul do Brasil, a árvore tem mais ou menos 15 m de altura, de crescimento lento, com tronco tortuoso e nodoso, de casca liso-acinzentada. Folhas pequenas, perenes, de coloração verde e com ápice pontiagudo. Flores melíferas de cor branca, ocorrendo de outubro a janeiro.Os frutos são globosos, de coloração roxo-avermelhada, com 1 ou 2 sementes. Frutifica de janeiro a fevereiro.
Multiplica-se por sementes, sendo muito disseminada por animais.
Valores nutricionais e utilizações: efeito antioxidante, alto teor de antocianinas, flavonóides( presentes na casca de cor roxa, quando maduros) e betacaroteno. Compostos com ação anti-inflamatória, que combatem o envelhecimento, previnem câncer e doenças crônicas degenerativas. Melhora os níveis de colesterol, com redução de LDL(“ruim”) e protege o fígado, diminuindo os níveis de gordura.; Regula as funções intestinais e auxiliam no combate as anemias. As folhas desta planta são popularmente utilizadas no tratamento de diarréias. Indígenas Kaiowá e Guarani utilizam a casca para dores estomacais. Servem também para elaboração de doces e geléias, refrescos e sorvetes. A madeira eé dura e resistente, muito utilizada para mourões, cercas e lenha.
Chá de guabiju:
-folhas de hortelã
-água com gás
-quatro guabijus picados
- faça a infusão com as folhas de hortelã, bem concentradas. Espere esfriar, acrescente a água com gás e os guabijus.

Classificação científica
Reino:
 Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Género: Eugenia
Espécie: E. guabiju
Nome binomial: Eugenia guabiju







http://frutaspoa.inga.org.br/guia-virtual/guabiju.html