sábado, 10 de julho de 2010

Physalis





Ao entardecer, céu ainda claro...temperatura agradável, um bate-
papo imformal...jogando conversa fora ...um pouco em italiano outro em português, e eu só escutando, “desiderosa di capire quelle parole strane”, quando, de repente, a conversa mudou de rumo e passou a se tornar interessante para mim, pois falavam de frutos. Oba! Isso me interessa...começo a prestar atenção e fico conhecendo, de nome, o fisalis. É claro, não podia perder a oportunidade, logo pedi uma muda que recebi em poucos dias. A plantinha se desenvolveu rapidamente e surgiram os primeiros frutos. Mas a plantação não parou por aí: em um passeio em Palmas –TO- comprei uma caixinha de fisalis. Plantei mais e mais fisalis...os resultados estão sendo maravilhosos.

Physalis angulata é uma planta com frutos exôticos chamada de Fisales, conhecida também como Capucha camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.
É uma planta erbácea de hábitos perenes e reproduzida por sementes. Pode chegar aos dois metros de altura. É da mesma família do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas. É nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo.. A Colômbia é o principal produtor de Fisales onde é conhecida como Uchuva.
A partir de 120 dias no nascimento da planta, os frutos podem ser colhidos. Cada planta produz até três quilos de frutas. Os frutos são pequenos e cobertos por folhas. São de coloração amarela até o alaranjado e vermelho, brilhante, macio e suculento. Tem sabor adocicado, levemente ácido. Pode ser consumidos ao natural ou usados na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons, em molhos de saladas , carnes e como tira-gosto em degustações de vinho. Contem um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. Tem propriedades medicinais por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.


Classificação científica:
Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Solanales

Família:
Solanaceae

Género:
Physalis
L.



100g de fisalis fornece:
49Kcal

Proteínas 1,5 g
Carboidratos 11,0 g
Niacina 0,8 mg
Vitamina A 1.730 UI
Vitamina C 20 mg
Ferro 1,7 mg
Fibra 0,4 g

Fonte dessa tabela:
http://www.frutasexoticas.com.br/site/phisalys.php

Um comentário:

  1. A MUITO TEMPO QUANDO MORAVA EM SÃO GABRIEL DA PALHA ES EU TIVE ESSA PLANTA E QUANDO EU TIVE QUE VIAJAR AO RIO MEU MARIDO CAPINOU QUASE MORRI DE TRISTEZA POIS ELE FICA LINDO COM A CAPINHA É TÃO DEICADO,HOJE ESTOU NO RIO DE JANEIRO E NUNCA MAIS VI ESSA PLANTA QUE NÃO SABIA O NOMEPHISALIS,COMO POSSO COMPRAR AS SEMENTES,MEU E-MAIL É FLORLENACALMON@HOTMAIL.COM SE SOUBER ME AVISE POR FAVOR DEUS TE PROTEJA SEMPRE.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com