sábado, 10 de julho de 2010

Rosário









Fazem aproximadamente dois anos, era véspera de Natal,quando chegou uma amiga muito especial: a Luzinha. Trazia em suas mãos,com muita delicadeza,um pequenino vasinho com uma suculenta cheia de bolinhas. Que belo mimo! Uma planta pequenina e saudável com um nome que faz jus a sua beleza e formato: Rosário ou colar-de-pérolas. Rosário que eu sei é são três terços. Mas, espera...pensando melhor até que o nome não foge muito, vejamos: O terço tem 59 bolinhas então em um rosário somam-se 177. No meu pequeno vasinho tem vários e vários terços verdes com lindas contas parecidas com ervilhas. Fantástico! Uma oração para cada bolinha... quantas graças...Pensei em mostrar essa mimosa planta para vocês,agora que está florida,junto com o que eu estive lendo.


O rosário, pérola-verde ou colar-de-pérolas ( Senecio rowleyanus) é uma planta suculenta nativa do Sudoeste da África e da família Asteraceae. Desenvolve muitos caules longos e fininhos com folhas em forma esférica . Produz flores pequenas, compostas, brancas e com um delicioso perfume de canela.
Classificação:
Reino:................................Plantae
Divisão:..............................Magnoliophyta
Subclasse:..........................Asteridae
Ordem:..............................Asterales
Família:..............................Asteraceae ou compositae
Gênero:..............................Senecio
Espécie:..............................Senecio rowleyanus

4 comentários:

  1. Muito bonita seu Rosário, ganhei uma muda pequena da minha avó... Nós achava-mos que elas nao dava flor, pois as nossas nunca floreceram...

    ResponderExcluir
  2. Ganhei da minha mãe um cone de madeira com esta planta que só agora conheci o nome correto, ela estava quase morta, coloquei um pouco de substrato e a deixei na minha sacada onde não há sol más tem muita luz, nestes dias verifiquei que nasceram vários brotos (ótimo sinal) e que as "ervilhas" estão mais verdes. Espero que esta planta possa florir em casa também e me disseram que ela traz sorte a quem tem e a quem ganha uma muda.

    ResponderExcluir
  3. Essa eu tinha tadinha morreu ,mas vou compra outra mudinha...

    ResponderExcluir
  4. tenho um vasinho cheio,isso porque dou mudas para todas as pessoas que vem a minha casa,vê e gosta eu dou muda,amo plantas em geral.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com