sábado, 20 de novembro de 2010

"Cabeleira da Nelcinda"











O que é isso na minha folhagem? O que faz esse espinhento carrapicho por aqui? Deve ter vindo com o vento norte enlouquecido que soprou a semana inteira. Rapidamente levantei e, raivosa, sem pestanejar e nem olhar direito, levei direto a mão para tirá-lo. Surpresa! Nada de carrapicho! Era um botão de surgimento inesperado na bela planta de ramos largos em forma de sianinha, que muitas vezes, pelas características, foi dada a alcunha de cabeleira da Nelcinda. Nelcinda é minha irmã que não gosta de cortar seus cabelos encaracolados.Daí...fica uma ramada. Adquiri esta planta em um passeio que fizemos na casa dos parentes do marido. Ganhei várias mudas. Entre elas, uma que eu não conhecia e por ter gostado muito plantei com muito carinho. Pesquisando, vi que se tratava de Selenicereus anthonyanu, da família dos cactos, popularmente conhecida como Cacto Orquídea, Rainha da Noite, Sianinha, Dama da Noite, Ric-Rac , Zig-Zag , Jasmim cacto, Cúfea e mais o nome que eu dei: flor difícil, pois as flores surgiram somente após sete anos do plantio. As flores, que tem matiz desde o creme até o vermelho intenso, desabrocham no final da primavera e início do verão. Abrindo ao entardecer e fechando ao amanhecer. Seu reinado é de poucas horas noturnas (Selene vem do grego, em latìn - luna - luz noturna). Quando abertas, exalam um perfume muito suave. Se produzirem sementes, vou semear e observar se germinam. Também podem crescer em rochas ou em substrato para orquídea ou cactos. É originária do México e Panamá. Hoje é cultivada praticamente na maior parte dos países.


Classificação científica:
Reino...........Pantae
Subrreino:....Tracheobionta
Divisão:.......Magnoliophyta
Classe:.........Magnoliopsida
Subclasse:....Caryophyllidae
Ordem:........Caryophyllales
Família:.......Cactaceae
Subfamília:..Cactoideae
Gênero:..... Selenicereus
Espécie:.... S. anthonyanus

14 comentários:

  1. Sempre sonhei com uma casa que, em qualquer direção que olhasse, enxergasse flores. Estou nela. Obrigado, Maria.

    ResponderExcluir
  2. Teria como vocÊ me dar uma muda dessa flor maravilhosa?
    isabellatagarela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Será um prazer dar uma muda dessa flor.Entrai em contato.Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou atraz dessa planta moro no rj pode me fornecer uma muda.
    rosanymontymor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Leylu, é só mandar o endereço.Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  6. Essa eu tinha morreu com a geada ñ tenho onde compra mas vou consegui com uma amiga acho q ela ainda tem .

    ResponderExcluir
  7. Agora me aventurando entre as plantas que uma tia nos deixou de "herança", encontrei essa plantinha, ao primeiro olhar sofrida pela terra seca e dura. Ainda possui "braços" verdes. Gostaria de transplantá-la e oferecer-lhe uma vida mais confortável, mas tenho receio de perdê-la. Como devo fazer esse transporte? Sou completamente leiga no trato com os lindos seres verdes. Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Simone, obrigada pela visita.Essa planta não requer muitos cuidados. Coloque terra boa em um vaso e transplante-a ou mesmo no solo.Não requer muita água.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Ameeeei o blog. Sou apaixonado por plantas, em especial jasmins e esses cactos orquidea.
    Tenho plantada em um vaso um ''primo'' dessa cabeleira de Nelcinda (haha), minha espécie é a epiphyllum oxypetallum. Comprei pela internet a muda, demorou uma semana pra chegar em casa (eu ja tava achando que ela ia chegar morta), mas a danada soltou duas folhagens suculentas novas e me encheu de orgulho.
    Porém tenho duas dúvidas: Esses cactos precisam tomar sereno? (o meu fica debaixo da varanda, na sombra, e não pegam sol). Eles precisam pegar sol?
    Se vc puder me responder vou ficar mtttto grato.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Diego, essa planta não requer sereno e sim muita claridade. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Quero muito uma muda.Tem como vc me enviar?
    ma_carneirosilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ganhei semana passada uma muda desse cabelo da sua irma kkk , nunca tinha visto a flor agora fiquei feliz muito linda realmente parece a flor de cactos

    ResponderExcluir
  13. São tão lindas !!

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com