terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Símbolo da sabedoria

Curtindo um final de semana, no aconchego do lar ...muito descanso , olhando o jardim, as flores, o gramado ...o pomar...enfim em cada cantinho uma novidade. Cada um de nós para um lado, um mais curioso que o outro parecendo procurar algo novo para surpreender o bem querer. Quando de repente, o marido, meu Bello querido, acena com a mão para que eu me aproxime, falando baixinho: vem, vem bem devagar...em silêncio, não faz barulho .Pronto! O que será dessa vez? Que expectativa! E lá vou eu bem de mansinho ...curiosa , como sempre,pensando: Será algo tão fascinante! No momento nem me dei conta, pois se não era para fazer ruídos era sinal de que, provavelmente, seria algum pequeno animalzinho.
Adivinha! Era uma coruja. Mais linda do que uma flor. Plumosa...quietinha,meio camuflada, entre o gramado recém aparado e a curva de ciprestes. Gritei eu:
- Que linda marido!
Ela não ficou assustada. Me aproximei para ver e senti-la de pertinho mas, ao mesmo tempo, pensei: daria uma bela foto, um lindo registro. Então corri ...peguei a câmera e...Clic!!! Pronto! Agora posso ver de pertinho.
No dia seguinte, domingo, não deu outra: fui ler algo mais sobre essa” figura”, símbolo da filosofia ou da sabedoria e, por extensão, dos professores. Aqueles, sim aqueles que na maior parte das vezes são muito chatos e inconvenientes quando não estamos dispostos a aprender.
Sim, fiz o rascunho e procurei a foto para publicar.Onde está? Sei lá que fim deu a coruginha.

As corujas, também chamadas de murutucu, são de hábitos crepusculares e noturnos e vôo silencioso. Alimentando-se de insetos, aranhas e pequenos mamíferos como roedores.Comem inteiro, para depois vomitarem fragmentos de ossos e pêlos..Diz o dito populares que elas, com seu piar, trazem má sorte e maus agouros..
Têm olhos grandes, rodeados por um disco de penas, voltados para frente,conseguem girar o pescoço 270 graus para ambos os lados. A coruja de atena tambem é considerada o simbolo da filosofia e também a deusa do saber. O período da reprodução dependente da espécie. Os ninhos são feitos no solo onde cavam um buraco e depois seguem na horizontal. Põem entre tres a cinco ovos por ninhada. Depois da eclosão o macho cuida dos filhotes,de cima das árvores, durante o dia, por mais ou menos dois meses. Para afastar predadores fazem um som de serpentes . O tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias. Existem espécies que vivem até 20 anos. Seus predadores naturais são o gavião, o gato-do-mato e as cobras. Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil. É um animal que não transmite doenças aos humanos. Têm capacidade de audição bastante aguçada. Podem caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. As cores são escuras com mesclas amarelas. Em cativeiro ficam bem mancinhas, mas cuidado a lei. A apanhar e comercializar este animal é proibido pela lei de proteção à fauna silvestre, Lei nº 5.149.
Classificação:
Reino......... animal
Filo:............cordado
Classe:........aves
Ordem:.........Strigiformes
Famílias .........Strigidae

.....................Tytonidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com