sábado, 26 de março de 2011

A Sete Léguas furtada







As lembranças não surgem com data marcada. São como a saudade, não tem hora nem dia para aflorar, se infiltram entre nossos pensamentos. Assim, como em tantas outras vezes, foi essa semana quando admirava uma variedade de trepadeira cipó que havia conseguido o ano passado.
O Belo e eu estávamos subindo a Serra...olhando a paisagem que se mostrava belíssima às margens da rodovia entre Santa Maria e Itaara. Naquele local a vegetação é rica e diversificada...muito verde contrastando com flores entre exemplares rústicos ou delicados. Como era um passeio tipo “passa-tempo” podíamos nos dar ao luxo de ir parando ...fazendo hora...fazendo tempo e eu, marcando, com “olho grande”, uma flor rosa que aparecia com freqüência. Falei ao Belo: ficaria linda em nosso jardim. Que tal? Quando ele então, sem pestanejar, respondeu: na volta, vamos escolher um local de fácil acesso e pegar um galho. Ao retornarmos, paramos em uma pequena entrada, no acesso de uma barragem que fornece água para a cidade. Dali nossos olhos avistavam a linda Santa Maria”: Cidade Universitária”. E foi aí, também, que tiramos a muda da flor. Uma majestosa sete léguas que faz jus ao nome, pois não pára de crescer. Não podemos dizer, mas pode atingir oito...dez metros..vai sempre se estendendo. Necessita de tutor, precisa ser educada com amarras. As flores,levemente perfumadas e com formato de trombeta, aparecem durante todo ano, sendo que principalmente no verão e primavera. São de cor rosa com pequenas listras avermelhadas. Requer podar para segurar o desenfreado alongamento. Notei que tolera baixas temperaturas, apesar de ter perdido algumas folhas. Estive lendo que são originárias da Oceania, Austrália e Arquipélago Malaio e que, as vezes formam frutos, do tipo cápsula, longos e chatos, mas a minha ainda não deu.

Nome científico..............Pandorea ricasoliana
Nome popular.................Sete léguas
Família..................... Bignoniaceae
Sinonímia................... Pandorea ricasoliana, Tecoma mackenii, Tecoma ricasoliana
Divisão......................Angeospermae

3 comentários:

  1. Eu nunca soube o nome científico desta bela flor,tenho no meu sitio e,fiz uma ramada,é o meu canto de descanso depois do dia de trabalho.É linda...furto perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Esta folhagem é facíl de plantar e,cuidada é muito linda,pois faz mesmo uma bela sombra .

    ResponderExcluir
  3. Parece que ela fica mais colorida quando cresce nos campos,talvez acho eu,seja o tipo de solo.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com