segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dorme-Dorme

Em um dia chuvoso, daqueles nublados, frios e cinzentos. Com poucos afazeres, estávamos de conversa Tiele e eu. Tiele, muito falante, alegre, descontraída e expansiva. Foi minha aluna e posteriormente minha secretária. Gostava de contar história e estórias...sabe-se lá o que era realmente verdade. Passou então a contar que quando pequena tinha ganho um pintinho da avó por gostar muito de coisas que se movimentassem, que se mexessem. Aí a conversa foi rolando, cada uma com um causo diferente até que lembrei e comentei que eu gostava de brincar, em silêncio, por horas a fio com um arbusto que se mexia ao tocar, encontrado nos campos e nas margens da estrada de ferro. Muito curiosa ela quis saber tudo sobre essa planta. Passaram-se os dias e, sem eu menos esperar, ela chegou com um punhado de sementes da sensitiva falando: professora, eu acho que são sementes da dormideira...lembra da história que me contou? Trouxe porque a senhora falou que fazia muito tempo que não a via. É claro...fazia um bom tempo que não saia pelos campos...terrenos baldios e margens de estradas.
Nunca tinha visto antes tantos nomes comuns para um só tipo de vegetal.É chamada popularmente de dormideira, dorme-dorme,vergonha,não-me-toque,mimosa, dormideira, sentisitiva, malícia-de-mulher, arranhadeira, erva-viva, dorme-maria, malícia, juuiri-rasteiro, malícia-roxa, morre-joão, não-me-toque.ou dorme cadela. É um arbusto espinhento e perene. Quando a planta é exposta ao calor intenso(sismonastia),chuva, vento forte,à noite ou quando tocamos, os folíolos se juntam ficando retraídos e desmaiam.Passando o atrito ela volta ao normal.É encontrada em todos os continentes.Nos campos é considerada daninha por se propagar por sementes com muita facilidade.Pela sua delicadeza, beleza e por ter a característica peculiar de sensitividade( de dormir) é usada na ornamentação em jardins ou em vasos. As flores, de cor rosa, são muito delicadas e parecidas com pom pom. É utilizada como erva medicinal contra inchamento de juntas, reumatismo, difteria e desobstruente do fígado.

Classificação científica

Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Fabales

Família:
Fabaceae

Subfamília:
Mimosoideae

Género:
Mimosa

Espécie:
M. pudica

Nome binomial

Mimosa pudica
L.
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dormideira
2. http://plantasenteogenas.org/community/threads/mimosa-pudica.150/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com