sexta-feira, 15 de julho de 2011

O tempo amolado e a salsa



O tempo amolado e a salsa
Segunda, terça, quarta e lá se vai até domingo ou segunda esse tempo chuvoso, sem brilho, sem sol e muita umidade no ar. Haja saúde! Há, e ainda mais, muito frio, frio de ficar de cabelo em pé. É claro, pensando melhor, não poderia ser muito diferente, é inverno. Então a gente fica parecendo um daqueles bonecos de pano bem entrouxados, com as roupas empilhadas umas sobre as outras. Colocar o “nariz “para o lado de fora da casa só em caso de muita necessidade. Ainda bem. Eu já fiz parte minha parte, estou aposentada. Nesses dias parece haver até falta de assunto, ficam só falando do tempo e em coro, jornais, TV, rádio...dizendo:” áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria ainda deixam o tempo com muita instabilidade no Sul do País”. É tempo severo!É tempo amolado! Mas como não me sofro sem dar uma saidinha. Abro uma fresta, na porta dos fundos da casa, e pergunto: tu estás aí? E o frio raivoso nem se quer me responde. Não quer falar porque não quer, então fica aí emburrado e mal amado. Mas, bem encolhida, desviando o vento, lá vou eu colher temperos e olhem só o que vejo: meu lindo canteiro de salsa, bem belo e faceiro, parece não estar se importando com a umidade, com o mau tempo. É isso! Já temos assunto novo e vamos parar de falar do tempo. Então: STOP!!! Agora é sobre salsa...salsinha...cheiro verde.

A salsa é uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. Herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Forma uma roseta de folhas muito divididas, alcança aproximadamente 15 cm de altura e possui talos que podem chegar a 60 cm com pequenas flores verdes amareladas. As partes usadas são o caule e folha que podem ser consumidas cozidas ou cruas, frescas ou congeladas. Com um pouco de arte e bom gosto podem ser preparados gostosos e saudáveis pratos devido ser rica em vitaminas e sais minerais. As folhas de todos os tipos de salsa são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, isto se consumidas cruas, já que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos. A reprodução é feita por sementes, num local ensolarado e em solo que não seja demasiado compacto. Também pode ser cultivada em vasos. Para higienizar a salsa ou outras verduras que podem ter coliformes e parasitas é bom utilizar solução clorada para a imersão dos vegetais por, pelo menos, 15 minutos. A concentração é de 10 ml de água sanitária sem perfume ou hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água.É natural do Sul da Europa, e popularmente conhecida por salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-hortense. Introduzida no Brasil no início da colonização.
Os antigos egípcios usavam-na como remédio para dor de estômago e distúrbios urinários. Os romanos acreditavam que a salsa evitava intoxicação e também era empregada para desodorizar o ar. Acreditava-se que ela era capaz de curar doenças como a malária, a peste e o envenenamento. Atualmente, ela é mais conhecida pelas suas propriedades diuréticas e como condimento.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que os componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.
Outros relatos indicam a salsa como antiinflamatória, digestiva, antioxidante, expectorante e diurética e para a hipertensão.
Outra utilidade da planta era nos funerais. Servia para purificar o ar e facilitar a elevação da alma.

Os autores do livro “Stay Young” relatam a importância da salsa por conter elevados níveis de androsterona, um esteróide encontrado no suor humano responsável por libertar um substância, capaz de tornar o sexo masculino mais atraente.Nas mulheres o consumo da salsa pode aumentar a libido e influenciar até na intensidade do orgasmo, explicam os autores do livro.
Classificação cintífica:
Petroselium crispum
Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Apiales

Família:
Apiaceae

Género:
Petroselinum

Espécie:
P. crispum

Nome binomial

Petroselinum crispum
(Mill.) Nym.

Fontes:
www.portalsaofrancisco.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.jornalnh.com.br
http://mulher.sapo.pt
www.saudeinformacoes.com.br/

Um comentário:

  1. A Bailar La Salsa
    Hay tanta violencia en el mundo, no se puede vivir en paz
    Por eso yo invito a la gente a encontrar la esperanza, la fe y la amistad

    Ahora, si te sientes triste o sufres por penas de amor
    Comienza a mover tu cintura, al compás de esta salsa todo va mejor

    A bailar la salsa que te va a gustar
    Ay, qué cosa buena vamos a bailar

    Para disfrutar en la vida te puedes dar un bacilón
    Olvida los malos momentos riendo, bailando con esta canción
    Ahora, si te sientes triste o sufres por penas de amor
    Comienza a mover tu cintura, al compás de esta salsa todo va mejor

    A bailar la salsa que te va a gustar
    Ay, qué cosa buena vamos a bailar
    A bailar la salsa que te va a gustar
    Ay, qué cosa buena vamos a bailar

    A bailar la salsa que te va a gustar
    Ay, qué cosa buena vamos a bailar

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com