terça-feira, 26 de julho de 2011

Rasgando seda com a Rebutia





Oi meu lindo! Cada dia mais vaidoso...procurando o sol para fortalecer sua vida? Observo que para manter essa vontade de viver, esse vigor, para cultivar esse glamour, tem custado pouco: meu carinho, o mínimo de água e o tempo com seus fatores climáticos que por vezes não ajuda por se manter desvairado. “Pirada” eu?Não, estou conversando com uma plantinha... estou “rasgando seda”com meu cacto.Estou contemplando...falando e isso me dá prazer, me acalma e se eu estiver cansada, a exaustão vai passando aos poucos...vai embora o stress. Se ele tivesse condições de pensar deveria imaginar que é fantástico, que vale a pena esperar para ficar maravilhoso, que muitas vezes” é preciso suportar várias larvas se quiser conhecer as borboletas”(Saint-Exupéry) que assim sendo irá alegrar a natureza, deixar o espaço perfumado, e também me fazer um agrado, me deixar mais contente e orgulhosa com sua presença. Agora ele encontrou o resultado esperado. Meu cacto ficou meses e meses recolhido. Agora despertou com o surgimento de um pequenino botão que dentro de poucos dias dele desabrochou uma flor esplendorosa e encantadora. Ficou lindo com poucos ornamentos: suavizou os espinhos apenas um botão...uma flor... Ele tem por natureza a beleza, a estética e a auto-estima tudo em condições gratuitas. Agora inspira mais cuidados...mais amor. Essas plantinhas não se enfeitam para as outras...elas não tem rivais...e mais, elas necessitam de mínimas condições que a própria natureza lhes oferece para se manterem vivas e belas...para manter a diversidade da flora na natureza...ornamentar ...manter a continuação da espécie.

Não sou a primeira nem serei a última a conversar com as plantas. Algumas pessoas, de várias partes e épocas, também falavam com as plantas. Alguns nomes:
Carl von Linné, - as plantas são diferentes dos humanos porque não se movem.
Dr. Gustav Theodor Fechner, - médico, físico e professor alemão- Escreveu o livro Nana, a força viva das plantas- relatou que plantas tem sentimentos.
Charles Darwin - naturalista inglês- escreveu “O Poder do Movimento nas Plantas”, compara as características dos primatas com as das plantas.
Raoul Francé – Biólogo - declarou que as plantas movem-se com capacidade, liberdade e graça semelhante aos bichos ou aos humanos.
Rudolf Steiner, -agrônomo e místico alemão criador da Sociedade Antroposófica- para ele, não apenas as plantas mas também o solo eram organismos vivos.
Cleve Backster – perito em detecção de mentiras – ministrava cursos para policiais e peritos do mundo inteiro- nos experimentos a planta demonstrou uma reação semelhante à de um ser humano submetido a uma situação de estresse emocional.

Dr. George Milstein –dentista produziu um disco com músicas clássicas e suaves para ajudar as plantas crescerem. Fato confirmado em escolas de Agronomia e Botânica de algumas universidades americanas.

Rebutia muscula
O gênero Rebutia contém cactos pequenos originários da Bolívia, Argentina e Peru, para cultivo em vasos. É um dos gêneros de cactos mais cultivados, por produzir muitas flores de tamanho grande e vistosas em relação à planta. Esta é uma espécie originária do Norte da Argentina (províncias de Jujuy, Salta e Tucumán). Possui espinhos macios, pequenos e brancos. É baixa e globosa, nodular, com parte superior um pouco plana,com aproximadamente 5cm de diâmetro.As flores, que surgem na primavera e verão, possuem uma haste e são de coloração variada desde o amarelo até o vermelho vivo, passando pelo laranja. Quando os frutos se tornam maduros estouram e as sementes se espalham por toda a parte. É comercializada com diversos nomes: krainziana, minúscula, muscula, marsoneri e senilis .
Classificação científica:


Rebutia muscula.JPG

Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Caryophyllales

Família:
Cactaceae

Género:
Rebutia

Rebutia muscula


Rebutia muscula Ritt.et Thiele, 1963
Fontes:
http://it.wikipedia.org
http://www.quebarato.com.br
http://fitosaude.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Você está certo! Eu também conversar com minhas plantas no jardim quando eu vou lá fora:), porém, não é ..

    Espero que você possa ler o que escrevi:)

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com