quinta-feira, 25 de agosto de 2011

As azaleias e o aniversário







Domingo, 21 de agosto. Muito vento gelado. É o fatal minuano! Bem que poderia estar mais quentinho, mas é um mês imprevisível, com muita oscilação na temperatura. É agosto! É tempo maluco! Mas o tempo não deu interferência ao que tínhamos programado: uma reunião de família para comemorar o meu aniversário. Ainda comemoramos aniversários. Digo ainda porque a tradição, (do latim colere, que significa cultivar), está sempre mudando. As crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade estão em transição. Os costumes estão a cada ano sofrendo modificações. Mas é tradição familiar e enquanto eu existir, no nosso lar vai permanecer. Todos nós nos reunimos em um domingo mais próximo a data. Somos poucos, contudo fiéis à confraternização. Tenho dificuldade em guardar a idade que tenho, sempre preciso fazer a conta. Talvez isso faça com que não perceba o passar dos anos, me mantendo com muita vitalidade. Os dias que vão passando fortalecem os bons sentimentos e perspectivas para bons momentos com novos desafios. Vale passar desse dia para o outro. Sempre vale! Não sonho com dias melhores...não fico fantasiando jardim do Éden (Gan Eden) para ser feliz... gosto da vida que levo...muita expectativa desestabiliza o bem viver. Entre vários mimos e passeio que ganhei, recebi lindas flores do Bello. Ele conhece meus gostos e para enaltecer o gesto, é sempre muito romântico. O buquê foi de azaléias. Belíssimas! Compartilho com todos essa alegria oferecendo meu carinho...meu afeto, fazendo lembrar: não requer posses para dar um abraço afetuoso e desejar felicidade.

........................
Eu amo tudo o que foi.
Tudo o que já não é.
A dor que já não me dói.
A antiga e errônea fé.
O ontem que a dor deixou.
O que deixou alegria.
Só porque foi, e voou.
E hoje é já outro dia. (Fernando Pessoa)

A azálea é um arbusto de origem oriental que apresentam flores de coloração variada como creme, vermelha, laranja, rosa, amarela, lilás e branca. Por isso é muito utilizada de forma decorativa ou compondo cercas vivas floridas. A tradução literal do grego “azálea” significa “seco”. Porque a azálea antes de florescer parece mais um arbusto com alguns ramos secos.
Originária do Oriente, suas flores são o símbolo chinês da feminilidade. Tem como significado a elegância, a felicidade.
Existem azáleas de folhas caduca e azáleas perenes. É um dos símbolos da cidade de São Paulo, assim declarado pelo prefeito Jânio Quadros.
As flores híbridas de azálea se desenvolvem durante centenas de anos. Essas mudanças genéticas feitas pelo ser humano produziram mais de 10 mil espécies cultivadas. Também podem ser recolhidas e germinadas as sementes. A espécie Rhododendron simsii Planch é a mais cultivada no Brasil.A azaléia é relacionada deusa Minerva, deusa da sabedoria e da razão; no Reino Unido houve uma época em que era comum que as moças colocassem pétalas dessas flores em seus cabelos, sob seus chapéus de renda, na esperança de serem pedidas em casamento.
Uma história interessante sobre a Azaléia e seu néctar:
Na Primavera de 401 a.c. o anfitrião grego foi pelo caminho da montanha de Colchis para encontrar o Tosão de Ouro. Tribos marciais locais atacaram os conquistadores, mas todas as tentativas falharam. Os gregos ficaram contentes porque tudo lhes estava ocorrendo conforme o previsto. Contudo, algo trágico aconteceu ao anfitrião ateniense. Alguns soldados encontraram um grande ninho de abelhas, provaram o mel e caíram inconscientes. Xenofonte, o comandante do exército, descreveu o acontecimento: ” Não havia nada de suspeito, mas havia muitas colméias e todos os soldados que provaram o mel caíram inconscientes. Havia muitos soldados doentes, como se tivessem saído de uma batalha. Mas no dia seguinte ninguém havia morrido. Eles começaram a recuperar a consciência e após o terceiro e quarto dia todos eles já se sentiam melhor. Mais tarde descobriram que os soldados comeram muito mel proveniente das flores silvestres da flor da família das azáleas.
Classificação científica

Reino:
Plantae

Divisão:
Magnoliophyta

Classe:
Magnoliopsida

Ordem:
Ericales

Família:
Ericaceae

Género:
Rhododendron

Subgénero: Pentanthera
e
Tsutsusi


Fontes:
http://pt.wikipedia.org
http://www.portalmundodasflores.com.br
http://www.arteblog.net/geral/274/

5 comentários:

  1. PARABÉNS FESSORA>FELICIDADES.

    ResponderExcluir
  2. RECORDO AINDA

    Recordo ainda... e nada mais me importa...
    Aqueles dias de uma luz tão mansa
    Que me deixavam, sempre, de lembrança,
    Algum brinquedo novo à minha porta...

    Mas veio um vento de Desesperança
    Soprando cinzas pela noite morta!
    E eu pendurei na galharia torta
    Todos os meus brinquedos de criança...

    Estrada afora após segui... Mas, aí,
    Embora idade e senso eu aparente
    Não vos iludais o velho que aqui vai:

    Eu quero os meus brinquedos novamente!
    Sou um pobre menino... acreditai!...
    Que envelheceu, um dia, de repente!...

    Mario Quintana
    Parabéns...Feliz niver.

    ResponderExcluir
  3. Receba as flores que lhe dou
    E em cada flor um beijo meu
    São flores lindas que lhe dou
    Rosas vermelhas com amor
    Amor que por você nasceu
    E seja assim por toda a vida
    E a Deus mais nada pedirei
    Querida, mil vezes querida
    Deus! já na terra nascida
    A namorada que sonhei
    No dia consagrado aos namorados
    Sairemos abraçados por aí a passear
    Um dia no futuro então casados
    Mas eternos namorados
    Flores lindas, eu ainda vou lhe dar
    Que seja assim por toda a vida
    E a Deus mais nada pedirei
    Querida, mil vezes querida
    Deus! já na terra nascida
    A namorada que sonhei
    (Amado Batista)

    ResponderExcluir
  4. Amigos visitantes, obrigada pelos comentários, pelas felicitações e carinho. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com