quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A cerejeira preguiçosa






Ano após ano ocorre o mesmo – sem pedir licença e mesmo sem avisar produz muitas flores com pétalas delicadas. A arvorezinha fica em neve com uma exuberância ímpar. A copa, com muita sutileza, se veste de branco com leve tom rosado. Dá um show de felicidade, com as flores bailando com o vento, quando passo no caminho que leva ao pomar. E como ali é difícil passar depressa mesmo que sozinha, ela faz a festa... tão linda se apresenta. E os frutos? Eles não aparecem. Preguiçosa! Dizem que é influência do clima: precisa de muito frio! Na semana passada tinha um caminhão de mudas por aqui. Querendo tirar dúvidas e saber mais sobre a minha, perguntei ao vendedor: Tem cerejeira? Sim, disse ele indo pegar uma muda. Estava florida como a minha. Continuando, falou – só tenho essa variedade ornamental que não produz frutos, pois não se aclimatou no Sul Brasil. E assim foi rezando uma ladainha de vendedor dizendo: bastam as flores, são divinas... Disse que a planta necessita de 800 a 1000 horas de frio para que possa produzir frutos. Mas por aqui temos isso. O que falta então? Não posso nem ter uma gota de esperança?

A cerejeira-ornamental é uma árvore decídua, de médio porte e floração decorativa, largamente utilizada no paisagismo. O tronco é cilíndrico, delgado, simples e curto, com casca rugosa, de cor marrom-acinzentada e lenticelas horizontais proeminentes. A árvore apresenta altura de 4 a 10 metros, com copa mais ou menos densa, em forma de vaso e 3 a 4 metros de diâmetro. As folhas são alternas, ovais, acuminadas, com margens serrilhadas e nervuras bem marcadas. Elas surgem com uma tonalidade bronzeada, se tornam verdes e mudam para o amarelo ou vermelho no outono, antes de cair.
As flores desabrocham no fim do inverno e primavera, unidas em grupos de duas a cinco em inflorescências do tipo racemo. Elas não têm perfume e podem ser simples ou duplas, de cor branca ou em diversas tonalidades de rosa e podem ser utilizadas como chá. As cerejas surgem no verão. São frutos pequenos, arredondados, comestíveis do tipo drupa, com forma globosa a ovóide, casca brilhante, de cor vermelha escura a preta, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. Polpa carnosa e adocicada, envolvendo uma única semente. As cultivares desta espécie raramente frutificam. A cereja doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja ácida, Prunus serrulata, ou ginja, de polpa bem mais firme.Esta é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. A cereja pode ser consumida ao natural, como sobremesa. É usada na preparação de conservas, compotas, bebidas como o cherry e o kirsh. Ao natural a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Dá um toque de elegância na decoração de doces, sorvetes, coquetéis. Tem proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. Multiplica-se por enxertia, estaquia e mais facilmente por sementes.
Curiosidades: é a árvore símbolo do Japão e símbolo de felicidade. É na época de seu florescimento que as crianças iniciam o ano escolar, que os recém- formados saem em busca de trabalho. Em função da época de florescimento, os orientais a indicam como ‘o primeiro sorriso da primavera’.
O chá das pétalas é utilizado em rituais como casamentos e ocasiões festivas. Na época de seu florescimento, são realizadas as festas chamadas de ‘hanami’ ao ar livre, debaixo das cerejeiras em flor.
Para os antigos samurais não havia glória maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeira. No teatro Kabuki, esse cenário indica que haverá um movimento do vilão ou acontecerá uma tragédia.
O seu significado está associado aos samurais, cuja vida era tão efêmera quanto a da flor de cerejeira, uma lembrança de que a vida é passageira. Também é conhecida como flor da felicidade.
Classificação:
Nome Científico: Prunus serrulata
Sinonímia: Prunus paniculata, Cerasus serrulata, Cerasus lannesiana, Prunus lannesiana, Prunus tenuiflora
Nome Popular: Cerejeira-ornamental, Cerejeira, Cerejeira-branca, Cerejeira-do-japão, Sakura, Cerejeira-ornamental-do-japão, Cerejeira-japonesa
Família: Rosaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Japão
Ciclo de Vida: Perene


Fontes:
http://www.brasilescola.com/frutas/cereja.htm
http://www.floresnaweb.com/dicionario.php?id=170
http://www.jardineiro.net/br/banco/prunus_serrulata.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerejeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mariaterezabedin2016@gmail.com