sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A flor que se vestiu de amor





Coitada! Tão humilde, se posta cabisbaixa com sua cor escura, parecendo estar de luto...enfim, a criatura vive sem graça. Hoje apareceu mais uma botando fogo pelas ventas ou assim como mula sem cabeça espirrando sangue. Credo! Que feio, não sei por que pensei assim, a vivente nunca cometeu sacrilégio...nem um pecadinho... nem se quer dormiu com o padre pra ser comparada com esses personagens mitológicos horrorosos. De repente...sei lá...pelo nome popular de dragão...pela cor, pelo jeito não verbal de se mostrar... como se se comunica. Resolveu se vestir assim de cor de vinho, puxado a sangue, tão diferente, por alguma razão muito importante a qual nem imagino...princípios da natureza. Oh Flor, minha flor, não te desprezo por te ver assim. De tanto te observar, até por espanto meu, estou te admirando ...te achando mais que um encanto no meu rico, belo e pequeno recanto. Me conquistou , já não te vejo de vinho...te vejo vestida de amor.

Conhecida como flor-dragão, flor-dragão-do-quênia, huérnia, húernia do quênia,dragon flower e fantasma.
É uma suculenta da família das Asclepiadaceae, a Huernia keniensis é originária da África, mais especificamente da Quênia. As flores, com cinco lóbulos, de forma exótica, surgem na base, são “sem graça” e de cor vinho escuro. Têm cheiro de carne em decomposição, o que atrai moscas, seus polinizadores, contudo o cheiro é tão fraco que normalmente não é sentido a menos que se a coloque diante do nariz. A floração ocorre na maior parte do ano. Tolera tanto o sol-pleno quanto meia sombra. Sob sol pleno ela se desenvolve menos, e seus ramos se tornam mais avermelhados como forma de se proteger da radiação solar. Quando plantada em vaso ela vai aos poucos tomando toda a área com suas novas brotações, expandindo a sua touceira. Os frutos, com o formato alongado, são um par de folículos que quando estiver maduro vai secar e começar a abrir. As sementes devem ser colhidas em breve - elas voam igual a semente de dente de leão (aqueles "balõeszinhos") só que maiores. As sementes podem ser plantadas em mini estufa. A propagação também pode ser por estaquia.
O gênero Huernia possui aproximadamente 60 espécies. O nome Huernia foi dado em homenagem a Justin Heurnius - 1587-1652
um holandês missionário com fama de ter sido o primeiro coletor no Sul Africano . Várias espécies de Huernia são consideradas alimentos pelos habitantes do sul da Etiópia .É encorajado o plantio pelos agricultores locais em paredes de pedra formando terraços.
. Reino:Plantae
• classe: Equisetopsida C. Agardh
• subclasse: Magnoliidae Novák Takht ex.
• superordem: Asteranae Takht.
• ordem: Gentianales Juss. ex Bercht. & J. Presl
• família: Apocynaceae Juss.
• Subfamilia : Asclepiadoideae
• género: Huernia R. Br.
• espécies: keniensis Huernia RE Fr.
(Tribus : Ceropegieae )
Fontes:
http://www.tropicos.org/Name/50143940
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Huernia_keniensis

http://database.prota.org/PROTAhtml/Huernia%20keniensis_En.htm
http://www.florestadesuculentas.com.br/blog/2009/06/huernia-keniensis/
http://marcuscorradini.blogspot.com/2008/05/huernia-keniensis.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Huernia

Um comentário:

  1. Oi! Eu criei um novo blog falando sobre monster high e iria amar se você seguisse. Beijos

    http://amantesdemosterhigh.blogspot.com/

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com