quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A flor que veio saudar




Lindas flores! Formam um buquê... Não parecem estrelas? Penso então em fogos de artifício...penso na virada do ano...em Réveillon ...em DESPERTAR. Talvez elas queiram se mostrar para dar uma saudação ao ano que vai se iniciar . Com essas lembranças e apreciando as formas da flor, fico a sonhar: querendo mudar...pular sete ondas, usar roupa branca...comer sete uvas...
Ao apreciar a beleza das pencas, com tanta vida, lembrei também de Adélia Prado quando fala das roseiras em uma de suas poesias (meditação à beira de um poema):"Jóias vivas em pencas...”Não parece uma jóia essa flor?Não parece um doce de açúcar para festejar algo?”
Assim como a flor despertou e me saudou com sua rica beleza, eu agora a ofereço a você leitor, desejando que o ano que se inicia seja repleto de muita paz...amor...prosperidade...saúde...felicidade. Que seja recheado de boas mudanças. Feliz Ano Novo!

A flor-de-cera ,cerinha ou flor de porcelana é originária da Ásia e Austrália. É uma trepadeira perene, considerada como cipó, de textura semi-herbácea e ramagem pouco ramificada e ciclo de vida perene. Apresenta folhas opostas, coriáceas, carnosas e espessas. As inflorescências são do tipo umbela, axilares, pendentes, como pequenos buquês carregados de flores brancas a rosadas em forma de estrela e delicadamente perfumadas. A floração ocorre na primavera.Apresenta crescimento relativamente lento não exigindo muito cuidados. Gosta de locais úmidos e pouco sol. Pode ser plantada em canteiros, vasos e jardineiras. Necessitam de um suporte que pode ser fios paralelos, treliças ou grades. A consorciação com outras plantas não costuma dar muito certo, pois ela é um cipó, uma liana que vai se enrolando nas outras plantas perto. Os ramos sem flores não devem ser podados pois florescerão no próximo ano.Em regiões de clima frio, pode ser cultivada em estufas. Multiplica-se por estaquia ou alporque (alporquia).

Classificação:
Reino: Plantae
Divisão:Angiospermae
Classe: Eudicots
Ordem:Gentianales
Família: Apocynaceae / Asclepiadaceae (Observação: Alguns pesquisadores após estudos de filogenia fazem recomendações de que as plantas da Família Asclepiadaceae sejam consideradas como pertencentes à Família Apocynaceae. (Souza,Vinicius & Lorenzi Harri .Botânica sistemática. Plantaram, N.Odessa, 2000).)

Nome Científico: Hoya carnosa

Sinonímia: Asclepias carnosa, Hoya australis, Hoya motoskey
A segunda foto, mostrando a ramada do cipo tirei do blog:
lucia1000.blogspot.com
FONTES:
lucia1000.blogspot.com
http://www.jardineiro.net/br/banco/hoya_carnosa.php
http://www.fazfacil.com.br/jardim/trepadeira_flor_de_cera.html
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A27flordecera.htm
http://meuquintal.blogspot.com/2010/12/flor-de-cera.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoya_carnosa

4 comentários:

  1. La flor de la hoya carnosa es una de las mas bonitas que conozco... Feliz Navidad y mejor 2012

    ResponderExcluir
  2. Bela saudação.Obrigado,felicidades no ano novo,muitas viagens,saude,alegrias multiplicadas.

    ResponderExcluir
  3. lindas flores, lindas fotos, feliz año, felicidades un abrazo

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com