segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A planta que se enfeitou para o Natal





À tardinha, ao cair do sol, fomos apreciar um coral nas escadarias da Catedral da Arquidiocese de Santa Maria. Foi um privilégio, presenciar bem pertinho. Foi divino! A noite passou, chegou o dia seguinte e eu sempre lembrando as músicas. Pela manhã, saí para olhar o jardim, acompanhada pelo som que teimava em ficar em meus ouvidos. Olha daqui, olha dali...admirando flores e suas cores...quando uma delas me chamou a atenção pelo seu formato arredondado. Mas por que aquela forma? Várias florezinhas juntas formando uma bola. Pensei...repensei ...fiquei por ali “remoendo” quando de repente, sem ao menos esperar, caiu a ficha: não a ficha de jogo nem de telefone, não, é provavelmente, o que você está pensando. E mesmo que talvez você seja dos últimos tempos – dos cartões – e não das usadas antigamente nos orelhões dos telefones públicos. É uma idéia que clareou em minha mente. É uma metáfora! Deduzi que a forma da flor é por estar se preparando para o Natal. E como! Não esperou o Natal chegar...foi se enfeitando aos poucos.Daí fiquei refletindo: e se nós também nos prepararmos para o Natal...para o Ano Novo. Se mudarmos agora...sabe mudar aquelas coisas que perturbam e que sempre estamos dizendo: ah,já decidi, depois do Natal ou depois do Ano Novo vou fazer...eu vou mudar. Mas não tem Ano Novo se não mudarmos. O novo poderá chegar mais cedo...depende de atitudes...de preparação...assim como a flor em forma de bola enfeitando a planta para as festas natalinas. Oxalá, podermos mudar...ter ações também diferentes, ter realmente um Ano Novo.
Não sei nada sobre esta flor. Dizem se tratar de uma flor do Japão: Hortência Japonesa?????????
SOCORRO! Se você conhece, diga-me o nome, por favor.

6 comentários:

  1. Ela é linda,parece-me ser ixora...

    ResponderExcluir
  2. Conheço é uma planta de jardim,mas não sei o nome.

    ResponderExcluir
  3. Amigos leitores, agradeço com carinho os comentários. Agora ficou muito fácil:


    A Ixora coccínea conhecida como ixora coral ou japonesa é um arbusto de aproximadamente dois metros de altura, muito ramificado, apreciado nas regiões de clima quente. Seu aspecto é compacto e suas folhas de cor verde- escuras brilhante, têm uma textura de couro. Suas flores são tubulares, pequenas e sem perfume, de pétalas arredondadas, reunidas em corimbo globoso, nas cores creme, rosa, laranja e vermelha nas pontas dos ramos. Floresce praticamente o ano todo. Origem: Índias Orientais e Malásia.O ciclo de vida é perene.
    Há inúmeras espécies de ixora e muitos híbridos, a maioria de origem asiática. Dentre elas citamos a Ixora coccinea L é originária da Malásia e produz flores em creme, rosa e vermelho. O que mais atrai os criadores nesta planta asiática é o fato dela combinar uma aparência compacta, ideal para cercas vivas ou arbustos modelados. As flores atraem muito os beija flores.
    Clacssicação:
    Reino:
    Plantae

    Divisão:
    Magnoliophyta

    Classe:
    Magnoliopsida

    Ordem:
    Gentianales

    Família:
    Rubiaceae

    Género:
    Ixora

    http://www.fazfacil.com.br/jardim/flor_perene_ixora.html
    http://www.cuidar.com.br/ixora.htm
    http://www.jardineiro.net/br/banco/ixora_coccinea.php
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ixora

    ResponderExcluir
  4. não me ajudou em nada

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, ao menos tentei...
    Agradeço

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com