sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Homem de Botas Brancas
















O homem de botas brancas. Uma história verdadeira. É sim! De botas brancas. Não é sobre o filme : “O Homem de Branco” ou “O Homem de Terno Branco”...bem longe disso.
Assim era: todas as tardes, com sol, nublado ou tempo chuvoso, um homem atravessava o campo nos fundos de nossa casa. Era magro, alto, andava em passos lentos e desleixados. Parecia desequilibrado...bamboleando pelas gramas. Passei a chamar de “O Homem de Botas Brancas”. O que fazia aquele homem que sempre, todos os dias, com sol de “derreter miolos”, chuva torrencial ou frio de bater queixo, usava botas brancas? Passei a observar e percebi que rebanhava terneiros pela tardinha. Mas a maior descoberta, e foi bem mais tarde, é que era meu vizinho. Vizinho ...do lado de casa. Mas...como via ele somente à distância, nunca iria imaginar que se tratava da mesma pessoa.Certamente cuidava de animais de outras pessoas...ele não tinha terneiros e nem vacas.Decorriam os dias e passei a avistar ele com aves que o seguiam.Eram galinhas e um grande galo. Ele não mais passou pelo campo com terneiros. Contudo as galinhas e o belo, vistoso e altivo galo de penas coloridas continuavam na divisa ...no campo. Custei muito a descobrir o porquê. Mas um dia: te peguei marido! Tratando as galinhas do Bota Branca! O Bello é mesmo um São Francisco – tem que cuidar de todos os animais. Mas vale! O galo é lindíssimo, e quando canta então...ou quando avisa suas galinhas que foi ele que encontrou o alimento para elas.É mesmo de parar e admirar. Dá gosto de ver! Santo Deus! Que coisa chata essa história. E nem era sobre o homem de botas que eu queria falar. Que enrolada!!!
O galo é uma ave altiva e majestosa. Foi escolhido como nome de vários clubes de futebol, hinos, assuntos para parábola, piadas e mascotes. Em Portugal ele é o símbolo por salvar um senhor da morte. Os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime. Apareceu um suspeito e resolveram prendê-lo condenando-o à forca. Ele afirmava sua inocência: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo vai cantar quando me enforcarem."O galo estava morto e assado sobre a mesa.O Juiz não acreditou.E o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. O juiz correu para a forca e soltou o homem. Alguns anos mais tarde ele voltou a Barcelos e mandou esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo. O monumento se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos. Sorte para Portugal que, mesmo com o passar dos tempos, continua vendendo galos como souvenir.
Anuncia a alvorada com seu canto e faz despertar não só as aves como também o homem. Na Bíblia é mencionando várias vezes. Simão Pedro afirmou que não iria abandonar Jesus, mesmo que os outros o fizessem, mas Jesus disse que Pedro o negaria três vezes antes do galo cantar. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo: nesta noite mesma, antes que o galo cante três vezes me negarás.
É o macho da espécie Gallus gallus domesticus. Na cópula dos galináceos, o galo encosta sua cloaca na da fêmea e ejeta esperma.

Classificação

Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Aves
Ordem:
Galliformes
Família:
Phasianidae
Género:
Gallus
Espécie:
G. gallus
Subespécie:
G. g. domesticus
Nome trinomial
Gallus gallus domesticus
(Linnaeus, 1758)
Hino do Galo da Madrugada(Alceu Valença)


Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada (BIS)


A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da madrugada, já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...


As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saldando o Carnaval
Ei pessoal...


O Galo também é de briga, as esporas afiadas
E a crista é coral
E o Galo da Madrugada, já está na rua
Saldando o Carnaval
Ei pessoal...
.....................................................................................................................
Uma piada meio sem graça........Numa cidade do interior, um viajante sem ter o que fazer, foi assistir as tradicionais brigas de galo. Por não entender nada do assunto, pediu ajuda a um homem ao seu lado.
- Por favor, qual é o galo bom, o branco ou o vermelho?
- O galo bom é o branco!
O viajante por mais que depressa, apostou tudo no galo branco. Com 30 segundos de briga, o galo
vermelho arrebentou o galo branco. Foi aí que o viajante reclamou:
-Pô! Eu perguntei qual era o favorito e o senhor me falou que era o branco!
- Não sinhô. O senhor perguntou qual era o galo bom. E o galo bom é o branco.
Se o sinhô tivesse perguntado qual era o malvado...

Adoro parábolas – aqui, mais uma

As cinco virtudes do galo- ANTIGAS PARÁBOLAS CHINESAS, YU HSIU SEN, ORG.,1974
Quando servia ao duque Ai de Lu, T'ien Jao, ressentindo-se de sua abscura posição, disse ao seu senhor, "vou sair por aí, bem longe, como um ganso da neve". "O que quer dizer com isso?", perguntou o duque. "Está vendo o galo?", disse T'ien respondendo. "Sua crista é símbolo de civilidade; suas esporas poderosas sugerem força; sua ousadia enfrentando qualquer inimigo denota coragem; seu instinto para convidar os outros a dividir o alimento mostra benevolência; e, finalmente e não menos importante por isso, sua pontualidade marcando a hora a noite toda nos dá exemplo de veracidade. Apesar disso, entretanto, mata-se todos os dias um galo para encher os nossos pratos à mesa. Por quê? Porque ele está ao nosso alcance. Por outro lado, o ganso da neve voa de uma só vez milhares de li. Descansando no seu jardim, ele pesca os seus peixes, caça suas tartarugas e bica o seu grão. Embora não tendo nenhuma das cinco virtudes do galo, você aprecia este pássaro porque ele é raro. Sendo assim, voarei para bem longe como um ganso da neve."
...........................................................................................
Fontes:

http://letras.terra.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://iguinho.ig.com.br
http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/galo#ixzz1nIfumcWDhttp://www.piadasdodia.com.br

Um comentário:

mariaterezabedin2016@gmail.com