sábado, 17 de março de 2012

A Suculenta não observada






Percebia já há algum tempo que ninguém observa  uma pequena suculenta delicada e de rica beleza  que tenho,junto com outras tantas, em uma estante. Será por ser pequenina demais? Sem graça ela não é...É claro, as  pessoas ultimamente estão com pouco tempo.Estão atarefadas...com problemas como dizem. Por outro lado é de ficar questionando: será que tem que fazer barulho para que notem? Será preciso que a planta fale, grite, chore, cante...que demonstre emoções...que tenha alma para se notada? Será preciso ser como a cigarra?  Ela não está em exposição na feira nem há venda em mercados. Minha suculenta está aos olhos de todos aqueles que circulam pelo ambiente. Bem que poderiam fazer uma forcinha e admirar. Outro dia falei ao marido: vou colocar no blog algumas de nossas ricas suculentas e a reação foi uma resposta nada interessante em forma de exclamação e pergunta: Ótimo! Carne gorda e macia de dar água na boca? Vais colocar culinária no blog? Não, vou colocar SUCULENNNNNTAS, são vegetais. Vou iniciar com aquela que colocamos bem ali perto da porta. Ah! Sim, disse ele. Então conclui que é outro somado a tantos outros que não esta percebendo a delicadeza ...a graça...o efeito harmonioso que ela faz ali. Dizia Leão Tolstoi (Lev Nikolayevich Tolstoy-1828-1910) :” Há quem passe pelo bosque e só vê lenha para a fogueira”.
A  Cotyledon tomentosa e popularmente conhecida pelo nome de pata de urso. É uma suculenta, nativa da África, que pode chegar a 50 cm de altura. As folhas, de cor verde, são denteadas nas bordas. Cada folha tem entre 5 a 10 dentes. As flores, em forma de sino, possuem corola laranja-avermelhada a quase amarelo. Ficam bem em vasos ou em canteiros rochosos com boa drenagem. A água deve ser colocada somente quando o solo está seco ao toque. Gostam de sol mas conseguem se adaptar em áreas sombrias e bem ventiladas.Não toleram geadas.Propagam-se por estacas caulinar e foliar.É uma espécie muito variável possuindo várias formas intermediárias.

Classificação científica ( incompleta e com dúvidas)
Reino:  Plantae
Ordem:  Saxifraqales
Família:   Crassulaceae
Gênero:  Cotiledone
Espécie: Tomentosa c.
Nome binominal: Tomentosa  cotiledone
Fontes:

4 comentários:

  1. Faço o "mea culpa". Hoje parei, olhei e vi aquelas folhas como patinhas, bonitas, quase me dando um bom dia. Realmente, às vezes, por causa da floresta não se enxergam as árvores (provérbio holandês).

    ResponderExcluir
  2. Não se avexi é assim mesmo,ás vezes procuramos grandes perfumes e esquecemos que nos pequenos frascos estão as essencias...mais perfeitas e perfumadas.Corremos,corremos e para onde vamos?As plantas esperam,esperam e sempre enfeitam nossos dias,sem cobranças,apenas dando-nos a alegria de ve-las desabrochar.

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia o nome desta pecorrucha,boa lição.

    ResponderExcluir
  4. Ela é lindinha mesmo, eu amo as suculentas e resolvi colecionar, minha coleção é bem modesta, comecei a menos de um mês mas estou animadíssima, vou tirar fotos e procurar pelo nome das espécies que tenho, minha ultima aquisição foi a dedo de moça, ganhei de uma querida amiga...bjos e obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com