sexta-feira, 25 de maio de 2012

Minhas fantasias e a melissa cheirosa






 Quando estou livre de ocupações tenho o costume de fechar as pálpebras e ficar sonhando, pensando de maneira vaga,  enxergando a natureza...me deliciando com o belo. Essa semana, ao andar pelo quintal, tentei o prazer de olhar mais longe ...muito longe, então fechei os olhos. Eu não estava fugindo de nada, só queria ver maravilhas...encantos prazerosos. Relaxei a face, respirei  fundo ...escutei o silêncio que me fascina, o delicioso toque do vento no meu corpo e fui indo cada minuto mais longe...muito longe,  até conseguir  me infiltrar em um belo banquete de muitas ervas  com distintos aromas. Ali fiquei refugiada me deleitando, sem pensar no tempo, sentindo a fragrância de cada uma.  A que mais chamou atenção foi o gostoso cheiro da melissa. Foi sublime! Encantador!Muita endorfina liberada. Foi difícil sair daquele paraíso, contudo, com muito esforço, ufa! Consegui! Então, de olhos bem abertos fui dar uma olhada, para ver na realidade, como estavam as minhas ervas  de cheiro: sálvia,  alecrim, cidrozinho, alfazema,  manjericão,anis, funcho, hortelã e entre outras a melissa. Fiquei contente em ver principalmente a melissa tão vigorosa. Então pensei... linda  para uma foto...ótima para um chá. Mas realmente o que sei sobre ela? Quase nada. Então...pesquisar. 
É uma planta, originária do Oriente e que se adaptou muito bem na América e Europa. Popularmente chamada de melissa, erva-cidreira verdadeira, melissa romana cidrilha,metilteia ou chá da França. Pode atingir de 20 a 80 cm de altura. Tem caule, ramificado a partir da base e formam touceiras. As folhas são de um verde intenso na parte superior e verde-claro na parte inferior.Toda a planta emana um odor semelhante ao do limão, tornando-se mais intenso depois que a planta seca.  Floresce no final do Verão. As flores  são pequenas, de cor branca amarelada e após alguns dias ficam rosa. Os frutos  são aquênios oblongos, lisos e de cor parda a melissa officinalis é largamente confundida com a popularmente chamada erva cidreira(Lippia alba)  que possui flores lilases e amareladas em logos galhos quebradiços, mas que não possui as mesmas propriedades medicinais que a Melissa officinalis. Multiplica-se por meio de sementes, divisão de touceiras e estaquia.Dela podem fazer o álcool de melissa composto, materiais aromáticos,água de melissa,óleos e comprimidos.Atraem especialmente as abelhas. E dizem que na primavera quando nascem muitas rainhas na colmeia o enxame se divide e cada novo enxame vai em busca de uma nova colmeia. Povos antigos sabendo disso, esparramavam folhas secas de melissa nas colmeias vazias. Tem uma lenda que diz que a planta melissa recebeu esse nome em homenagem à ninfa grega Melona que vem do grego "Mellona", protetora das abelhas outros ainda dizem  que o gênero botânico Melissa provém do grego e significa "abelha".
Uso interno com chá e comprimidos - uso externo com pomadas para herpes labial. Usada também em banhos: faça uma infusão com folhas e flores de melissa em um litro de água e despeje numa banheira ou deixe a infusão amornar e use-a no final do banho de chuveiro. Além de calmante, você terá um delicioso banho perfumado! 













5 comentários:

  1. Também adoro estes aromas.

    ResponderExcluir
  2. Encantador...belos sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Amo chazinho de melissa.

    ResponderExcluir
  4. Camomila é a melissa?Chi confundi....

    ResponderExcluir
  5. Camomila não é melissa.A camomila-romana, camomila-de-Paris é algumas vezes chamada de mançanila (Chamaemelum nobile), é uma erva perene da família das asteráceas.

    Camomila-romana (Chamaemelum nobile)
    Classificação científica
    Reino: Plantae
    Divisão: Magnoliophyta
    Classe: Magnoliopsida
    Ordem: Asterales
    Família: Asteraceae
    Género: Chamaemelum
    Espécie: C. nobile

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com