domingo, 27 de janeiro de 2013

O BALÉ DAS GAIVOTAS





     O sol ainda permanece escondido no horizonte. Hora da caminhada matinal, de preservar a saúde...o bem estar e a harmonia do corpo com a alma.  Mais uns passos, ainda na penumbra, e estou fora do aconchegante hotel pertinho do mar. Calçadas ainda frias e ninguém pela infinita Rua das Gaivotas. Uns trinta metros e logo mais entro em um estreito e curto corredor de servidão, entre dois pequenos prédios. Silêncio! É sair da desventura! Ah, como é prazeroso o silêncio no amanhecer, escutar o cantar das ondas bailando no mar...caminhar na areia ainda úmida pela maré, sentir o respingar dela pelo corpo...abrir os braços e navegar pelo frescor do amanhecer. É deslumbrante! Mais uns passos e encontro o dançar das gaivotas bailando ao som das ondas nos rochedos.  Será a procura de alimento?...Estão felizes...estão contentes. Quem não estaria em um ambiente deslumbrante como esse? É difícil deixar passar um momento assim encantador. Então, sem hesitar, registro para sempre a presença de um balé aéreo das gaivotas,”E há tanto para aprender”( Richard Bach).

   As gaivotas são aves marinhas também chamadas de Atis e marias-velhas. A família das gaivotas reúne noventa espécies de pássaros aquáticos, a maioria  são marinhas. A maior é a gaivota-real com aproximadamente 0,60cm de comprimento e sua envergadura 1,40m. São poderosas voadoras, além de nadarem muito bem, repousam e até dormem na água. Batem as asas,voando com velocidade e elegância, alternadamente,ascende voando,rodopia e plana para baixo para apanhar alimentos.Habitam litorais e ilhas oceânicas. Tem um grito áspero e rouco. Quanto a coloração: brancas ou cinzentas e geralmente com mesclas pretas na cabeça. Possuem bico muito forte e membranas nas patas. A alimentação consta principalmente de peixes, mas também de ovos, roedores insetos e restos como também acompanham barcos pesqueiros e outros aproveitando sobras jogadas na água. As gaivotas reúnem-se em colônias onde cada macho ocupa e demarca um território. São onívoras. Depois de três a quatro anos a gaivota ganha plumagem adulta e parte para o acasalamento. Seus ninhos são construídos no verão, chão e põem de um a três ovos que  passa por 23 dias  incubação aproximadamente.Durante a época do acasalamento a gaivota apresenta um capuz marrom que lhe cobre a cabeça.
Calcificação científica:
Reino......Animalia
Filo.........Chordata
Casse......Aves
Ordem:...ciconiiformes
Família....Laridae
FONTES:
http://www.novaplacaderua.com.br/condominios/passaros/Gaivota.asp
http://www.wikiaves.com.br/gaivota-maria-velha
http://www.wikiaves.com.br/gaivota-maria-velha
http://www.meionorte.com/incrivel/gaivota-a-incrivel-ave-que-inspirou-um-livro-de-geracoes-180900.html

3 comentários:

  1. Este local de rara beleza fica na costa norte da Ilha, da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, denominado de Praia dos Ingleses. É realmente esplendoroso o espetáculo matinal do bailado das gaivotas à beira mar, esperando as sobras dos pescadores que armam suas redes nas proximidades.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo,uma beleza de passeio,é ir ao paraíso.

    ResponderExcluir
  3. Já há mais de dois anos, recebo todos os dias a ilustre visita de duas gaivotas, que faceiramente pousam no meu terraço, cantam e depois vão embora, é lindo demais.
    Moro no norte desta linda ilha, praia de Canasvieiras

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com