quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Kinkan, uma delícia de laranjinha
















laranjinhas o ano todo e até com efeito ornamental. Até Mário Quintana fez poesia e comparações com a laranja:

A laranja cortada ao meio
Úmi
Laranjas
Laranjas sempre laranjas
Sempr
e diferentes ou quiçá iguais
No peso ou no tamanho
Nas sementes germinadas
Ou nos gomos de sua essência
( António MR Martins)

Pela curiosidade em frutas, plantei um pé de laranja kinkan. Hoje tenho da de amor,
 anseia pela outra...
É assim, é bem assim que eu te desejo.

Laranja kinkan:A  laranjeira kinkan (em japonês e significa laranja de ouro) e kunquat ou chin-kan( emchinês)  é uma árvore provavelmente oriunda da Cuina e foi se espalhando para outros países.Geralmente tem pode ter até 5m de altura. As folhas são verde-escuras e brilhantes. As flores são pequenas de cor alaranjada. Os frutos são de cor alaranjada e formato ovóide de 4 a 5 cm de diâmetro.Têm a casca lisa e rígida.A polpa tem muitas sementes. O fruto é utilizado para fazer todo o tipo de doces e licores e vinho quente. Tem nutrientes como proteínas ( 100 gramas têm duas grãs de proteína) e é fonte de vitamina C, cálcio, potássio, fósforo e vitamina A. Auxilia na perda de peso porque a vitamina C ajuda na produção de aminoácidos L-carnitina que é responsável em transformar a gordura ingerida em energia.Quanto  mais L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura. A casca é poderosa em antioxidantes, sendo rica em polifenís bioativos que são eficientes no combate aos radicais livres.
Benefícios:
Aumenta a defesa do corpo, restaura o envelhecimento, aumenta a absorção de ferro, melhora a saúde dos pulmões, previne resfriados, melhora a dor de garganta, protege contra infecções, melhora a coagulação do sangue, reduz os níveis de colesterol, combate a gordura corporal, reduz a chance de aterosclerose, ajuda em transtornos depressivos, melhora a saúde do coração, auxilia no tratamento de diabetes tipo dois, combate a exaustão, fortalece os cabelos, fortalece as unhas, aumenta a capacidade de concentração, minimiza dores nas articulações e evita pedra nos rins
Cada 100 gramas de laranja kinkan  contém em média
Carboidratos- 72,m1g
Proteínas- 3,8m g
Gordura- 0,4mg
Cálcio- 266mg Ferro- 1,7mg
Sódio-Fósforo- 9 mg
Potássio- 995mg
Tiamina- 0,35 mg
riboflavina- 0,40mg
Ácidoascórbico- (vitamina C)- 151 mg
Valor calórico-274cal
Classificação científica

Reino:        Plantae
Divisão:     Angiospermas
Classe:      Eudicots
Ordem:      Sapindales
Tribo:         Citreae
Gênero:     Citrus
Espécie:     F. margarita
Nome científico: Fortunella margarita

Receitas com laranjas kinkan:1 )
Doce:
200g de laranja kinkan
200 ml de água
100g de açúcar
Dois cravos ( opcional )
Modo de fazer:
Lavar as laranjas, secar e flambar com um pouco de álcool, deixar de molho na água por três horas e coar. Fazer um corte no centro e retirar a patê de dentro. Colocar as cascas em uma panela com 200 ml de água e deixar ferver até que fiquem macias. Coar e colocar 50ml de água com o açúcar, deixar cozinhar te virar um doce.Para que fique geléia, bata no liquidificador ( o doce )  e deixar cozinhar em fogo baixo até que comece aparecer o fundo da panela.
2) Outro modo de fazer o doce com as cascas:
30 laranjas kinkan
3  xícaras de chá de açúcar
2  xícaras de chá de água
6 litros de água divididos em três partes
Modo de fazer:
Lave as laranjas, com uma faca bem afiada faça uma cruz até mais de a metade das laranjas. Retire a parte de dentro deixando só a casca.Com uma parte da água, ferver as cascas e coar. Repetir esse procedimento mais duas vezes. Em uma panela coloque as duas xícaras de água com o açúcar e deixe ferver até ficar uma calda. Acrescente as cascas das laranjas e deixe ferver até que fiquem macias – se necessitar, colocar mais água. Depois de frio  arrumar em uma bandeja abrindo as pétalas. Podem ser recheadas com doce de leite pastoso ou chocolate.

Cobertura gelificada para bolos:

200g de kinkan
150g de açúcar
150 ml de água
Uma colher de amido de milho
Modo de fazer:
Retirar as cascas e guardar para fazer cristalizadas. Bater no liquidificador as kinkans.Coar e levar ao fogo com o açúcar até virar geléia.Dissolver o amido na água e juntar à geléia.Voltar ao fogo até engrossar
3) As cascas podem ser cristalizadas para enfeitar a cobertura.
Para cristalizar é como a receita número 2, só que a água com açúcar – calda – deve ferver até que as cascas fiquem secas. Passar as cascas no açúcar e levá-las a uma grelha e deixá-las de um dia para o outro para terminar de secar
4) Docinho de laranja kinkan
1 Kg de laranja
1 litro de água
5 cravos
Para o recheio:
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
3 gemas
Açúcar para cristalizar
Modo de fazer:
Lave as laranjas e faça um conte no centro ou pelo comprido em forma de cruz, até quase na base, para parecer uma flor. Em uma panela, coloque o açúcar, a água e os cravos. Ferva por 15min. Acrescente as laranjinhas e cozinhe por mais uma hora. Desligue o fogo coe e passe pelo açúcar cristal. Quando estiverem frias, retire a polpa para colocar o recheio.Pegue todos os ingredientes do recheio e coloque em uma panela para ferverir ir mexendo até desgrudar da panela. Agora é só pegar esse recheio e colocar nas tampinhas das laranjas. Uma dica: com a polpa pode ser feita geléia.
5) Licor de laranja kinkan:
100 gramas de laranja
Um litro de água
Um litro de vodka
Uma garrafa vazia
Preparo:
Colocar a água com o açúcar para ferver e deixar em ponto de fio. Deixar esfriar. Colocar as laranjas cortadas e a vodka nessa calda. Colocar em um  vidro por 40 dias e depois coar.
Esse foi feito por mim – fiz creme de leite com leite, açúcar e amido de milho. Coloquei nas tacinha e confeitei com o doce de laranja e creme de avelã com cacau.




FONTES
http://pensador.uol.com.br/frase/NjI3MjIz/

2 comentários:

  1. Mas só coisas boas, as receitas então, vou testar. muito bom está especial.

    ResponderExcluir
  2. Fiz o doce ficou delicia.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com