quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Copo-de-leite encontrado em um dia que os sonhos pareciam morrer.










Meus dias não são todos iguais, são mesclados de matizes diferentes. Não em constância mas às vezes me ocorrem distúrbios comportamentais que nem sempre sei o porque e também nem são observados por aqueles que me rodeiam como a família e os amigos. Tem dias que meu bom humor está em alta e tenho muita paz e alegria, vou realizando todas as tarefas as quais me submeti com muito entusiasmo. Por vezes fico inquieta querendo realizar tudo muito rápido. Outros dias os sonhos morrem e parece que eu fico pasmada e vou morrendo junto aos sonhos não realizados, aí a tristeza me “pega”. Penso que isso ocorre com a maior parte das pessoas e elas nem notam. 
Pois foi em um desses dias que eu estava em devaneios andando pelo pátio sem saber o que queria realmente e nem o que fazer objetivamente que observei uma planta que estava em dormência saindo do solo. Oba! Que maravilha! Terei a minha pintadinha ( Caladio ) com lindas folhas em poucos dias. O entusiasmo voltou e eu fui procurar o nome certo dela pois conhecia como folhagem pintada. Meu entusiasmo voltou em alta e, como aprecio muito as plantas, fui logo escolher alguns novos exemplares de bulbos. Na internet encontrei uma variedade enorme com uma ampla diversidade de cores. Após olhar inúmeras páginas tantas que foi difícil escolher alguns pois a variedade é enorme.Meu bel-prazer era adquirir o máximo. Como a “grana” está curta para essas coisas não substanciais e primordiais tive que optar pelos que mais admirei pelas tonalidades de cores para então definir minha seleção e fechar a compra. São rápidos! Chegaram antes de eu terminar minha pesquisa de como plantar cada um e escolher o local adequado para que o jardim se tornasse mais belo e colorido.

Essa planta é também conhecida por callas,cala-branca, jarra, jarro, zantedeschia e  lírio-do-nilo. Sua origem é a África do Sul. O copo- de – leite somente existia na cor branca. A flor é uma folha modificada que posse um suave aroma. Tem um  espádice amarelo (forma de espiga) que se destaca no interior dessa folha modificada, são as flores que servem para atrair insetos polinizadores. Em laboratórios foram feitas alterações genéticas por cruzamentos e seleção com outras espécies de Zantedeschia criando cores variadas como amarela, vermelho, rosa, laranja, roxo e vinho. O copo-de-leite é considerado símbolo da pureza. Suas flores são boas para corte, pois são lindas, sofisticadas e duram muito. Os jardineiros comentam que é de “pé frio” e “cabeça quente” porque não gosta de temperaturas muito altas nem muito baixas.
É uma planta tóxica  (oxalato de cálcio)  podendo causar sensação de queimação, edema( inchaço) nos lábios, boca e língua, náuseas, vômito, diarréia, salivação,  dificuldade  para engolir e asfixia, irritação na pele e lesões na córnea se ficar em contato com os olhos, problemas gástricos em geral. A sugestão é usar luvas e deixar longe do alcance de crianças e animais doméstico.
São usadas nos jardins em mássicos, bordaduras, medicinalmente nos florais de Minas para combater a depressão, sofrimento, conflitos...ajuda a ter   mais harmonia e paz.
Multiplica-se por bulbos, divisão de touceiras e rizomas. Se for cultivada em vasos (potes) é bom colocar argila no fundo expandida em manta bidim – uma espécie de feltro grosso que permite a passagem da água e não da terra - depois um pouco de substrato e o bulbo no centro cobrindo com uma camada fina de terra. Gosta de local quente e água para germinar. Em canteiros o espaçamento entre as plantas deve ser de 20 cm. Se for feita adubação pode se NPK 10- 10-10 ou esterco de gado.  É aconselhável dar preferência onde pegue o sol somente da manhã e que a terra seja úmida. A floração inicia entre 60 a 90 dias. As flores duram em media 30 a 40 dias e a altura depender da alteração genética feita. Na forma nativa encontra-se em margens de lagos e locais úmidos. Quando as folhas e hastes ficam com uma tonalidade verde escuro, pode ocorrer o apodrecimento. Isso é causado pela bactéria Erwinia carotovora. Tem ciclo de vida perene. O nome do gênero dessa planta foi atribuído pelo botânico alemão Kurt Sprengel em homenagem ao botânico italiano Giovanni Zantedeschia(1797 – 1873).
Classificação científica:
 Reino.........plantae
Clado.........angiospérmicas
Clado.........monocotiledóneas
Ordem.......commelinales
Família.......araceae
Género......Zantedeschia
Espécie.....Z.aethiopica
Nome científico...............Zantedeschia aethiopica Spreng
FONTES:
http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=4472

Um comentário:

  1. Este eu não conhecia,mas é lindo.
    Também quando me aposentei fiquei meio sem rumo, vagando da sala ao quarto, ao computador, e nada, até encontrar plantas, plantas e flores.
    Também visita ao asilo, e grupos do A.A.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com