sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O maracujá roxo - santo calmante






 Filho de Deus! Isso é muito perigoso...e com fósforos, ainda mais. Passe já para cá, não é brinquedo para criança. Isso prende fogo e só o pai pode usar para iniciar o fogo  na churrasqueira. E ele, como criança e com seus devaneios, bem inocente fala: eu sei mãe, só vou tocar fogo  no diabo...no capeta do inferno. Com carinha de choro entrega o álcool para a mãe. Foi então que logo surgiu  outra brincadeira para que fosse esquecido o dito atear fogo no diabo. E lá vem uma bola rolando, bem colorida como um arco íris, e todos entram na brincadeira , os avós, a maninha, o pai e  e até a mãe deu um chute na bola. Rola pra cá...rola pra lá, até que um ponta pé muito forte do pequeno pezinho lançou a bola em um pátio baldio que faz divisa com a casa. Que resmungo! Terminou o brinquedo! Que nada ...um pouco do silêncio, que durou somente instantes, é quebrado quando então o pequeno fala:  
- Vozinho, tu que és acostumado pular o muro para pegar maracujá e dar ao mendigo  para ele trocar por pinga...pega lá por favor, faz isso vozinho. 
Lá vai o avô pegar uma escada dizendo: vocês esperam aqui desse lado, só o avô vai subir na escada e pegar a bola no outro lado. Que nada...pensam que se sofreram... acabaram subindo na geringonça da perigosa escada para espiar o avô que antes de pegar a bola colheu uma sacola de maracujá para fazermos suco. E os dois aos gritos : 
- Vozinho...a bola está lá ...lá perto da outra árvore e não aí. E os dois após uma espalhafatosa xingada do pai desceram da escada e então a bola volta a rolar no pátio sem sentido porque a atração passou a ser os maracujás roxos que eu não conhecia. Logo peguei um, experimentei e gostei.  Trouxe para casa e logo fiz algumas mudas. Vamos ver o que vai dar...

O maracujá Roxo
A palavra maracujá – do tupi- Mara kuya – alimento que vem dentro da cuia. Quanto ao nome científico – vem do  latim – Edulia – edule que significa comestível. É uma trepadeira ( maracujazeiro) com caule herbáceo e com folhas verdes e  gavinhas. Entra em floração com 4  meses com flores hermafroditas. O fruto tem formato variado, globoso, ovóide e oblongo. Possui muitas  sementes. O maracujá pode ser usado em doces como geléias, moesse, pudins, sorvetes....salgados como purê, molhos e outros...sucos variados e xaropes. Está sendo também usado na ornamentação em jardins.
Quando os padres jesuítas chegaram ao Paraguai (1588) descobriram na flor do maracujá os símbolos do martírio d Jesus: a coroa de espinhos, os três pregos, as cinco chagas e as cordas com que foi amarrado no calvário.  Isso auxiliou na catequização.
Propriedades:
Relaxante muscular e o sono. As folhas, sementes e frutos auxiliam no tratamento da depressão moderada. Para verminose fazer um chá com sementes secas – 250ml de água para 5gr de sementes – 3x ao dia. Para insônia 300ml de água para 20gr de folhas secas 3x ao dia pela pare da tarde. Para ansiedade -250ml de polpa para cada litro de água fria. Hoje os laboratórios estão oferecendo farinha de maracujá para reduzir a glicemia e colesterol.
Valor energético por unidade:
51 kcal, cálcio 4mg, magnésio 17mg, fósforo 13mg, potássio 278mg, sódio 6mg, vitamina C 30mg, vitamina A 36ug, betacaroteno ( antioxidante) 419ug – ug e um milésimo de um grama.
Classificação científica:
Reino..........Plantae
Divisão.......magnoliophita
Classe........magnoliopsida
Ordem.......malpighiales
Família.......Passifloraceae
Gênero......Passiflora
Espécie......P. edulis
Passiflora edulis
Nome binominal: passiflora edulis Sims
Receita de geléia de maracujá:
6 maracujás grandes
500g de açúcar
2 xícaras de água
Retire a polpa dos maracujás e  bata , coe e reserve.Ferva a s cascas  dos maracujás na pressão por 5min. Escorra e retire a parte branca ( é aonde tem a pectina).
Misture o suco com a polpa a água e o açúcar e deixe ferver até dar o ponto.




Fontes
http://www.ervasmedicinaiscuram.com/2012/05/passiflora-anti-depressivo-e-calmante.html


3 comentários:

  1. Que belo comentário. Tinha que ser com os netos, lindas crianças eu também não conhecia o maracujá roxo. Olha que sairia um bom livro de todas estas pesquisas.
    Muito bom.
    Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Olhamos , já pegamos a receita da geléia e do calmante para as crianças. Kkkkk

    Vamos mostrar pro vô , ele roubando maracujá

    Gostamos da história

    Por sinal, história real.

    Não vamos divulgar muito o blogue para a polícia não prender o vô. Kkkkkkk
    Comentários de: José Tiago e Anelise.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com