domingo, 22 de novembro de 2015

O capim chorão e meu desejo realizado








Depois que coloco algo em minha mente, sou persistente, nem mesmo o tempo consegue demover a idéia, muito menos apagar. Mas o que eu sentia era um pensamento bom, um sonho de um jardim dos meus encantos.....não é pecado querer para si o que admiramos...o que gostamos. Assim foi com um vegetal que um dia vi em um de meus passeios, não lembro onde nem quando. Lembro que achei gracioso, elegante,que se curvavam levemente e muito bonito. Fiquei com aquela imagem por vários anos, indo e vindo em meus pensamentos, sem pedir licença, sempre querendo saber o nome da planta que poderia deixar o jardim atraente e aconchegante. Tinha vontade de saber por dois motivos: curiosidade e recompensa. Se ao menos eu soubesse o nome, vinha o acalento da alma e com ele um mistério a menos, sobrando uma vaga para cultivar minha imaginação e arquitetar o meu plano. O que seria de mim sem meus sonhos,  sem devaneios e  a esperança estrangulada. Um dia deixou de ser segredo a imaginação do jardim cheio de graça de minhas aspirações...não era um castelo de ouro ou uma fantasia sem preço para continuar em silêncio. Um dia, estávamos perto de uma floricultura quando me veio a ideia de pedir ao marido que parasse um instante. E ele, como sempre muito atencioso e gentil, perguntou: para quê...só olhar ou tens uma ideia do que queres?. Pronto! Não havia  muitas alternativas e acabei contando minha fantasia. Satisfeito com a resposta...não sei ...entramos, dei uma olhada. Que lástima, não tinha. Fiquei triste. Então expliquei como era, ele silenciou por um instante e disse: perto de nossa casa tem muitos, “uma floresta”vou te mostrar. Olhando, fiquei deslumbrada. Tão perto de mim, dos meus olhos e eu não havia percebido. Como ia perceber se não andava por aquela rua. Logo recorri a uma paisagista e pedi para que ela passasse pela rua onde estava o jardim com o dito cujo capim. Lá fui verificar dando logo o retorno: É o capim chorão. Eu, bem eu sem pestanejar e sem saber nada sobre ele já fui encomendando mudas as quais plantei com carinho e de imediato, pois a configuração já estava pronta. A primeira foto foi a de que eu plantei( uma fileira grande )....tenho paciência....elas vão crescer.A segunda foi copiada da internet bem como a do viveiro também.

O capim chorão, também conhecido por barba-de-bode, nativa do continente africano, mais precisamente da África do Sul. Esse capim é uma gramínea, monocotiledônea, angiosperma ,perene e rizomatosa ( raízes com caules subterrâneos). Formam touceiras que precisam  ser  limpadas  quando são plantadas para fins ornamentais. Suas folhas, de coloração verde-intenso, são longas, lineares e dobram-se com muita graça. Podem chegar de 40 a 60 cm de comprimento. A inflorescência surge no verão ou outono. As flores são pequeninas e claras. Essa gramínea gosta de sol e calor, mas também conseguem se adaptar facilmente em meia- sombra  e em locais de temperaturas baixas. Não toleram a geada (ficam cor de palha seca), mas conseguem brotar novamente, pois suas raízes chegam a ter um metro e 80 centímetros de comprimento. Reproduzem-se por sementes ou divisão de touceiras que podem ser replantadas em covas de 20 x20 x 20cm. Na jardinagem tem um bom efeito em bordaduras, caminhos e tufos. No campo é utilizada como pastagem e feno para animais como também combatem a erosão do solo. São da família Poaceae, ordem pales e gênero grostis. Nome científico:  Erogrostis curvula.

FONTES:



4 comentários:

  1. Olá adorei seus posts; estou a passear por aqui...
    Prazer em conhecer o blog.
    janicce.

    ResponderExcluir
  2. Realmente ficou muito lindo seu jardim, tenho um sitio, vou copiar sua ideia. Aqui na minha região talvez não consiga, mas vou atrás,não podemos deixar de enfeitar nosso cantinho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela persistência.
    Seu jardim está lindo.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito mesmo.Belo no jardim.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com