sábado, 9 de janeiro de 2016

A capuchinha da minha vozinha



Capuchinha colorida







Vizinha! Quem é uma vizinha? Como é? É aquela que reparte, que é amiga, companheira de chimarrão (no RS), vive sempre de bom humor, que joga conversa fora, conta coisas interessantes...sai até fofocas...fazem bem para a mente...fazem rir...vizinha não se preocupa com amolações. Eu tinha uma vizinha muito prestativa em horas boas e más....Só tinha...agora que Deus a tenha..Miserável? Não, todos tem um defeitinho...ela era ciumenta, egoísta 
 e apreciava tanto o que tinha que não queria que ninguém  tivesse igual. Cobiçava? Não...e se tivesse...e daí, até é bom...é ter objetivo. Mas encurtando: sempre puxava brasas só para seu assado. Bem, a história não pára por aí...somente falar em ser vizinho. Eu admirava, ficava encantada com um pequenino cantinho sempre florido que ela tinha. Passava inverno, primavera enfim todas as estações...virava brejo cheio de isso- pragas daninhas...e o cantinho se recuperava sem nenhum cuidado. Um dia pensei...não só pensei, perguntei: a senhora poderia me dar uma mudinha dessa flor? Resposta: não vou estragar agora...faz pouco que plantei e estão recém vingando. Que nada! Aquilo já estava  lá há anos. O tempo passou e eu elogiando pedi novamente...foi uma arriscada e a resposta:  ainda não. Pois dizem os mais antigos que folhagem  para pegar tem que roubar ou então não agradecer. “É tiro e queda”. Então vamos lá constatar o ditado. Não teve dúvida, em um dia bem cedinho....ainda estavam todos dormindo, saí pé por pé com uma faca na mão e tirei uma muda...Vingou...mas logo morreu. Nem eu nem ela sabíamos o nome da dita flor. Foi envelhecendo...ficou fraca ...a idade chegou...chegará a hora para todos. Ninguém é eterno. A filha, quando eu perguntava, sempre respondia: dessa vez escapou...mas já perdeu a validade...logo  ela vai. Credo em  cruz...que coisa malvada....que transtorno. E eu, bem perdi “ o olho grande”faz mal. Fui atrás na internet procurar o nome e comprar sementes. Agora deu certo!



A capuchinha é uma planta herbácea de caule mole, suculento e retorcido. Pode atingir até 30 cm de altura e a floração de ocorre de seis a oito. Nativa do Peru e México. foi introduzida na Europa no século XVI. Floresce entre 6 a 8 emanas após o  plantio.Capuchinha, capuchinho, sapatinho do diabo, cinco chagas, chaga, nastúrio, nastúrcio, colearia do jardim curculiane , mastruço,  agrião –do- México, agrião grande do peru, agrião maior da índia. É uma planta herbácea que pode se usada como forração. As folhas são verdes e arredondadas e  apresentam   cinco veias  ao longo do pecíolo que sai do meio da folha. As flores são isoladas em forma de cálice longo do pedúnculo e o cálice é única peça dividida em cinco partes com esporões. O fruto é formado por três equênios  pequenos e de cor esverdeada. A multiplicação ocorre por divisão de touceiras ou por sementes. A princípio só tínhamos flores amarelas mas por cruzamento  foram adquiridas salmão, laranja, vermelha e ainda continuamos com a  amarela. Tem como utilidades: Folha e flores podem ser consumidas em saladas. Possuem muita vitamina C e queima as gorduras. Diminuem a anemia. Os frutos podem ser preparados em alcaparra com água e sal. É uma planta diurética. Boa para infecções pulmonares .

Classificação cientícica:
Reino..........................Plantae
Divisão........................magnoliophita
Classe.........................maginoliopsida
Ordem........................Bassicales
Família.........................Tropaeolaceae
Gênero........................Tropaeolum

Espécie.......................I. majus L.
Tropaeolim majus
FONTES:

3 comentários:

  1. É muita persistência, parabéns, conheço esta florzinha.

    ResponderExcluir
  2. Me encanto com suas histórias, faz bem lembrar, é reviver diziam os mais antigos. A florzinha é linda.

    ResponderExcluir
  3. Agora deu certo, lindinha a flor. que cresça muito e aumente para sua alegria.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com