terça-feira, 26 de janeiro de 2016

As begônias vermelhas com um arranjo rosa.












A paisagista de minha pequena e amada cidade – Mata - colocou no facebook uma propaganda de mudas de begônias vermelhas....até por um bom preço e ainda entregue em casa. Isso é ótimo! Como gosto de flores e as fotos eram lindas, não resisti e caí na tentação: AH! É claro não teve dúvidas:  falei com ela e poucas horas mais tarde as mudas estavam aqui em minha casa. E agora. ...onde vou plantar? Bem, sempre encontramos um cantinho. Fui sondando o pátio para encontrar um espaço vago. Olhei de um lado, de outro até encontrar. Tenho um pé de limeira, não o de aranja lima de José Mauro de Vasconcelos, mas  um local de meia sombra, e ao redor dele, no solo, não havia nada. Está aí a solução...vai ajustar-se muito bem. Marquei uma meia lua e fui observando o que poderia colocar para segurar a terra. Examinei ao redor...poucas coisas eu tinha, somente pedaços de tijolos, pedras e até madeira para formar o canteiro. Pronto! Agora é só colocar uma boa terra e plantar...colocar água e ir curtindo ...observando todos os dias. Elas gostaram...se desenvolveram ...estão belas. Mais um cantinho ajeitado. Quando meu marido viu a caixa de mudas comentou: isso aí é do brejo...tem em qualquer lugar. Um dia, quando ele estava caminhando encontrou um pé rosa claro, aproveitou o espaço que já estava preparado, e plantou junto às outras. Até que ficou bonito, parece o cantinho ficou mais charmoso. Ainda bem que tenho um companheiro que gosta de flores, tem bom gosto e ajuda cuida. Obrigada, marido.


A begônia  é originária as América do Sul – Brasil. Nomes populares: begônia, azedinha,begônia sempre florida, begônia do jardim, azedinha do  brejo, erva de sapo e aza de anjo.. Gosta de meia sombra ou sol pleno. O solo deve se úmido mas  não encharcado. Pode ser utilizada em bordaduras  de canteiros , vasos, potes, canteiros maciços ou forração.A propagação é feita por ramos, divisão de touceiras ou sementes. Contem uma variedade grande de cores desde o branco, rosa, vermelha e  amarela. Cresce até aproximadamente 20cm. As folhas são de coloração verde ou vinho, em forma de coração com bordas serrilhadas. Existem também  espécies aéreas. O nome foi dado em homenagem a Michel Bégon . Suas flores podem ser consumidas como salada.
 Classificação científica:
Reino plantai
Família menispermaceae
Divisão magnoliophyta
Classe magnoliopsida
Ordem Cucurbilares
Genero Hill
Begonia altior host ex steud

FONTES:
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/pisos-cimentado/
http://www.colecionandofrutas.org/odontocaryaacutri.htm

http://www.jardineiro.net/plantas/begonia-cerosa-begonia-semperflorens.html
http://www.tocadoverde.com.br/begonia-semperflorens-f2.html
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/2015/07/begonia-semperflorens-croton-urbanus.html
blogspot.com.br/2012/03/begonia-sempre-florida-begonia.htm



6 comentários:

  1. Ficou lindo seu cantinho, parabéns, meu marido odeia plantas
    não consigo ajuda. Aproveita os dois.

    ResponderExcluir
  2. A branca é muito linda e delicada. Bom cantinho.
    Estas das fotos são comestíveis?

    ResponderExcluir
  3. Lindas. Belo canto para o chimarrão.

    ResponderExcluir
  4. Estou trocando um marido rabugento, não gosta de flores, tem alergia as belas rosas que plantei. Preciso domestica-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho companheiro para cuidar das plantinhas.

      Excluir
  5. Muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com